11 livros emocionantes para se apaixonar pelo escritor de “O pequeno príncipe”
11 livros emocionantes para se apaixonar pelo escritor de “O pequeno príncipe”

11 livros emocionantes para se apaixonar pelo escritor de “O pequeno príncipe”

Livros do criador de “O Pequeno Príncipe” para você conhecer mais o autor!

publicidade

Quem nunca leu o livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, não é mesmo? Com esse livro, o escritor tornou-se muito famoso do clássico infantojuvenil.

O interessante do livro, O Pequeno Príncipe, é que ele está relacionado às memórias afetivas da infância e adolescência de quase todas as pessoas que já leram.

Além disso, essa obra é uma das mais traduzidas do mundo, o livro conta a história de um piloto que encontra um príncipe após cair com o seu avião no grande deserto do Saara. 

publicidade

Os dois fazem uma jornada poética e filosófica por meio de planetas que encenam a solidão do ser humano.

Desde então, a partir deste grande clássico infanto-juvenil do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, ele se tornou um célebre no meio da literatura mundial.

Com isso, separamos uma lista das obras do autor para que você conheça melhor a trajetória de vida e carreira do autor. Aproveite!

escritor-de-o-pequeno-principe

publicidade

Livros do autor do O Pequeno Príncipe que você deve conhecer

Para você que já leu o livro O Pequeno Príncipe e ainda não conhece outras obras do mesmo autor, veja a seguir e confira grandes livros de histórias inspiradoras do francês Antoine de Saint-Exupéry.

1 – O Aviador – L’Aviateur (1926)

O livro “O Aviador” é a primeira novela do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Em 1926, ele publica essa obra na Navire d’argent, revista da qual Jean Prévost é então secretário de redação.

2 – Correio do Sul – Courrier Sud (1929)

Essa obra de Antoine de Saint-Exupéry, Correio Sul, tem como personagens os primeiros aviadores, eram eles quem desbravaram e implantaram os grandes caminhos do correio aéreo.

Um importante documento apaixonante de um período crucial para a consolidação de nossa civilização. Além disso o romance é também um texto com qualidades literárias exemplares. 

3 – Voo Noturno – Vol de Nuit (1931)

O livro conta as aventuras de um piloto e de um telegrafista enfrentando uma tempestade que atinge o avião desde a Patagônia até a Cordilheira dos Andes.

publicidade

escritor-de-o-pequeno-principe

4 – Terras dos Homens – Terre des Hommes (1939)

Publicado originalmente na década de 30, o livro “Terra dos Homens” mistura ficção e memórias ao narrar aventuras do período em que o grande escritor francês Antoine de Saint-Exupéry era piloto do correio aéreo.

5 – Piloto de Guerra – Pilote de Guerre (1942)

Durante a terrível Segunda Guerra Mundial, Antoine de Saint-Exupéry serviu como piloto nas forças armadas francesas.

Em 1940, ele foi designado para uma missão de alto risco de sobrevoo na região de Arras, ao norte da França.

Em parte indagação sobre o sentido da guerra, o conflito não é uma aventura, mas uma doença, afirma o narrador, o livro Piloto de guerra é um clássico a ser redescoberto por todas as gerações de leitores e fãs do autor.

6 – Carta a um Refém – Lettre à un Otage (1944)

Publicado na década de 40, o livro “Carta a um refém” consegue transmitir para os seus leitores toda a melancolia da guerra e do exílio. 

A obra apresenta um texto curto e contundente sobre uma amizade genuína, transforma o escrito em prosa e o aterrorizante em um grande sucesso da literatura.

escritor-de-o-pequeno-principe

7 – Um Sentido para a Vida – Un Sens à La Vie (1943)

Os textos desta grandiosa obra, escritos entre 1926 e 1943, revelam alguns aspectos do autor Antoine de Saint-Exupéry, seja nas reportagens sobre a Revolução Russa ou nos editoriais sobre a Segunda Guerra.

8 – Cidadela – Citadelle (1948)

A obra foi publicada em 1948, constitui a “súmula” de Antoine de Saint-Exupéry que reúne meditações de uma vida inteira, desde os segredos até pensamentos poéticos e originais, que pretendem oferecer ao leitor uma nova visão sobre a vida.

9 – Cartas de juventude – Lettres de Jeunesse (1923-1931)

Um dos livros de Antoine de Saint-Exupéry, contendo vinte e cinco cartas do autor para sua grande amiga Renée Saussine que, nas cartas, o autor carinhosamente chama de Rinette. 

As cartas contidas nos livros foram escritas entre 1923 e 1931. Elas foram publicadas pela primeira vez pela Gallimard em 1953, ou seja, sete anos após a morte do autor. 

A primeira edição francesa deste livro tem um prefácio escrito por Renée Saussine.

escritor-de-o-pequeno-principe

10 – Escritos de Guerra – Écrits de Guerre (1939-1944)

O livro contém uma coletânea de notas, cartas, artigos em que o escritor Antoine de Saint-Exupéry, combatente aviador, escreve sobre os tempos turbulentos da Segunda Guerra Mundial. 

Grande Testemunho do pensamento de um homem corajoso que viveu a incompreensão, mas também o calor de ombros vizinhos em uma corrida em direção ao mesmo fim.

11 – Cartas a sua Mãe – Lettres à sa Mère (1955)

O livro “Cartas à mãe” revela a correspondência de um devotado filho. Os carinhosos textos enviados pelo autor Antoine de Saint-Exupéry de “O pequeno príncipe”, só foram publicados por iniciativa de sua própria mãe, Marie de Saint-Exupéry, em 1955.

A obra não é apenas um registro histórico da vida de um dos maiores expoentes da literatura francesa, mas é também uma maravilhosa peça comovente que eterniza o amor entre um filho e a sua mãe.

Antoine de Saint-Exupéry, escritor e piloto de guerra

Além de um grande escritor, Antoine de Saint-Exupéry foi também piloto e ilustrador. Ele iniciou o serviço militar no Segundo Regimento de Aviação de Estrasburgo, em 1921, e foi promovido a subtenente da reserva no ano seguinte. 

No ano de 1926, ele começou a sua carreira como piloto de linha, na Sociedade Latécoère de Aviação, e participou de várias missões de sobrevoou entre Toulouse, Casablanca e Dacar. 

escritor-de-o-pequeno-principe

Enquanto isso, Antoine de Saint-Exupéry conciliava seu trabalho como piloto e com a literatura

Dois anos depois, ele escreveu o livro “Correio do Sul”, no Marrocos. Em trinta e um de Julho de 1944, Antoine de Saint-Exupéry partiu de uma base aérea em Córsega, na Itália, e infelizmente, não retornou. 

Dias depois, o alemão Horst Rippert assumiu ter sido o autor dos tiros que atingiram o avião do escritor Antoine de Saint-Exupéry.

As obras do grande escritor francês costumam ser marcadas por elementos como aviação e guerra

Além dos seus maravilhosos livros, o francês Antoine de Saint-Exupéry também publicou artigos em revistas e jornais da França e outros países ao redor do mundo sobre diferentes assuntos, como Espanha, ocupação alemã e Guerra Civil.

Gostou de saber mais sobre a vida e obra do escritor do grande sucesso infanto juvenil “O Pequeno Príncipe”? Então deixe nos comentário se você já leu alguns dos seus livros e como eles impactaram a sua vida. Ficaremos felizes em saber de você. Boa leitura!