Acredita que esses livros são os mais impactantes da área acadêmica em toda a história?

Conheça os 10 livros que mudaram o modo de pensar da raça humana através dos séculos!

Acredita que esses livros são os mais impactantes da área acadêmica em toda a história?
Acredita que esses livros são os mais impactantes da área acadêmica em toda a história?

Ao longo do tempo, o nosso planeta terra foi moldado pelas mentes e mãos de grandes mulheres e homens. Em alguns séculos atrás, como por exemplo, acreditava-se que nosso planeta era o centro do universo e que todos os astros do universo giravam ao seu redor.

Além disso, a pessoa que ousasse contestar ou protestar contra essa ideia católica de que o planeta terra era o centro, morria na fogueira.

Porém, houve em todo os séculos da existência dos seres humanos quem ousasse falar mais alto e impactar o mundo com sua contestações e ideias sobre tudo, assim, mudando para sempre e abalando doutrinas e ensinamentos que até então eram tomadas como verdade.

Através das exposições registradas em livros com o poder da palavra, esses grandes escritores que hoje se tornaram históricos modelos formularam teorias que abriram os olhos da humanidade e a conduziram a grandes mudanças.

Por isso, alguns livros até hoje causam abalos nas ideias sociais de hoje que predominam na sociedade, assim modificando o pensamento de muitas pessoas que antes só sabia um lado da história.

10 livros mais impactantes na área acadêmica

Se você é um verdadeiro leitor e gosta de grandes escritores renomados no mundo acadêmico, você vai gostar dessa lista que preparamos com os dez livros que mais impactaram o mundo e a área acadêmica.

Não perca mais tempo e inclua na sua lista de leituras, se ainda não leu alguns desses livros, descubra grandes autores e suas ideias que mudaram o mundo através dos tempos. Aproveite!

1 – O Capital (Karl Marx)

O filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista Karl Marx apresentou ao mundo este seu livro em 1867.

Em sua obra mais famosa, Marx apresenta argumentos que embasam desde agitações políticas e movimentos operários até as revoluções.

Além disso, o conceito de luta de classes marcou o desenvolvimento na área da sociologia, da política e da filosofia.

2 – Os Analectos (Confúcio)

livros-que-impactaram-o-mundo

Escritos há mais de dois mil anos atrás, os analectos abordam temas como política, hierarquia, virtude moral, como também lealdade familiar.

Essa grande obra de Confúcio oferece para o leitor uma reflexão sobre como viver bem. O livro também é um guia para o entendimento da cultura da China, mas que serve também o Ocidente.

3 – Os Elementos (Euclides)

livros-que-impactaram-o-mundo

Escrito na Alexandria por volta de trezentos anos antes de Cristo, Os Elementos é composto por treze livros que reúnem tudo o que os gregos sabiam sobre Geometria, como por exemplo o Teorema de Pitágoras.

Essa é umas das grandes obra sobre matemática mais importante de todos os tempo, não por causa do assunto, mas pelo método revolucionário. Além disso, o livro também inventou a forma como os matemáticos fazem matemática. Interessante, não é mesmo?

4 – A Origem das Espécies (Charles Darwin)

livros-que-impactaram-o-mundo

O naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin em seu livro A Origem das Espécies apresentou as teorias da seleção natural, assim, dando início a discussões fervorosas sobre a área de estudo.

Apesar das grandes polêmicas, as teses do evolucionismo de Charles Darwin permanecem até hoje.

5 – A República (Platão)

livros-que-impactaram-o-mundo

Através da grande literatura os gregos souberam reservar o seu lugar na história da humanidade. É da Grécia e da Antiguidade Clássica que nos chegam alguns dos maravilhosos textos filosóficos e mais importante para o debate a natureza e a saciedade como um todo.

Em seu livro, A República, Platão conceituou conceitos sociais e morais através de ótimos diálogos entre os seus contemporâneos.

As suas grandes ideias descritas no livro marcaram de tal forma o mundo que até hoje os seus escritos continuam a ser usados como base política para sistemas governamentais ao redor do mundo.

6 – A Interpretação dos Sonhos (Sigmund Freud)

livros-que-impactaram-o-mundo

Foi com essa grande obra, A Interpretação dos Sonhos, que Sigmund Freud inaugurou a psicanálise, uma área que mudou para sempre a maneiro como os seres humanos percebem as coisas ao seu redor.

Além também das perspectivas novas sobre a natureza e os significados dos sonhos, antes considerados por muitos como resquícios da vida diurna.

Tanto o livro como os estudos revolucionários de Freud postulam uma instância até então desconhecida da psique humana.

7 – Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez)

livros-que-impactaram-o-mundo

Depois do livros Dom Quixote, o livro Cem Anos de Solidão é considerado o segundo melhor obra de ficção da história.

8 – Dom Quixote (Miguel de Cervantes)

livros-que-impactaram-o-mundo

Esse livro foi publicado em 1605. Essa obra é considerada o primeiro romance moderno, como também a principal obra de ficção da história da literatura universal.

Como todos os outros sucessos, o livro Dom Quixote ganhou novas traduções para o português e outros idiomas. Esse romance é uma ótima escolha para quem quer se aprofundar nas grandes obras da literatura mundial.

9 –  Teatro Completo (William Shakespeare)

livros-que-impactaram-o-mundo

Você precisa ler todas as obras de teatro desse grande escritor. Morto há mais de quatrocentos anos, William Shakespeare é conhecido mundialmente por transformar o mundo da literatura e da escrita.

Suas peças teatrais são maravilhosos obras primas, os seus personagens espelham sentimentos e comportamentos, paixões e potencialidades.

10 – A Bíblia

livros-que-impactaram-o-mundo

Sim, isso mesmo, A Bíblia! Esse livro aparece nessa lista porque, ao ser impressa pelo famoso Gutenberg em sua prensa de tipos móveis, inaugurou um novo jeito de fazer livros durante anos.

Se bem antes os livros da Bíblia tinham de ser produzidos artesanalmente, a partir dos anos mil quatrocentas e cinquenta foi possível imprimi-los em grande quantidade, ou seja, foi possível propagar o conhecimento com mais facilidade.

Apesar do conjunto de livros da Bíblia ser religioso, seus escritos e ensinamentos vem mudando e transformando o comportamento do seres humanos a séculos.

Vale a pena ler, apesar de se enorme, os livros da Bíblia, pois neles contém várias passagens históricas e de ensinamentos que você pode levar para o resto da sua vida.

Você gostou de saber mais sobre alguns livros que mudaram o mundo e o modo de pensar da raça humana? Não deixe de ler essas grandes obras e atravessaram o tempo e que até hoje fazem parte da história do desenvolvimento do que somos hoje.

Compartilhe com os seus amigos e familiares essa lista de ótimos livros, incentive a leitura de boa literatura e dos clássicos, eles não vão se arrepender de investir tempo para aprender com essas grandes obras. Boa leitura!

publicidade