Mesmo com o grande avanço da tecnologia e do entretenimento por meio de telas, o livro continua sendo uma importante ferramenta de resgate da imaginação e do brincar.
Desenvolver o hábito da leitura entre os pais e filhos é um forte e grande aliado para uma boa criação de vínculos familiar.
Além disso, o hábito de leitura entre adultos e crianças contribui fortemente para o desenvolvimento de pontos importantes nas crianças, como o emocional, o desenvolvimento cognitivo e o vocabulário.
Te interessa?
Pensando nisso, preparamos para os pais e educadores livros que não são tão conhecimentos por muitos pais que podem ajudar na leitura e no desenvolvimento das crianças. Aproveite para conhecer novos autores e histórias inspiradoras.
Livros infantis que nem todos os adultos conhecem
Confira a seguir alguns livros e autores que nem todos os pais e mães conhecem do mundo literário para crianças. Se você já conhece algum, maravilha, compartilhe com outros pais para que eles apresentem aos seus filhos.
1 – Calvin e Haroldo – O Mundo é Mágico (Bill watterson)
Iniciamos esse lista com o álbum inédito “O Mundo é Mágico – As Aventuras de Calvin & Haroldo”, a Editora Conrad lançou a publicação completa das histórias de Calvin e Haroldo no Brasil.
Criada na década de 80, a tirinha publicada diariamente, durante dez anos, em mais de dois mil e quatrocentos jornais ao redor do mundo.
Esses álbuns publicados pela Editora Conrad por Bill Waterson, criador dos personagens, já venderam mais de trinta milhões de cópias.
2 – Amanhecer Esmeralda (Ferréz e Rafael Antón)
Manhã é uma pequena e linda menina sonhadora, como tantas outras que moram nos bairros periféricos das grandes cidades. A sua família é tão carente que às vezes falta o básico, como o pão de cada dia.
Portanto, mesmo diantes de todos os problemas que eles passam, há sempre um novo amanhã, e naquela sexta-feira, o dia preferido das crianças que estudam.
Durante a história, a personagem Manhã ganha um presente muito especial que muda a sua percepção do mundo e de si mesmo. O livro é incrível!
3 – A invenção de Hugo Cabret (Brian Selznick)
Essa maravilhosa obra-prima de Brian Selznick aclamada pela crítica mundial mistura elementos dos quadrinhos e do para contar uma história sobre os primórdios do cinema, a vontade de criar aventura da imaginação e vida.
Além disso, o livro deu origem ao filme The Invention of Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese.
4 – Doze Reis e a moça no labirinto de vento (Marina Colasanti)
O livros é fantástico, as ilustrações em branco e preto, também da autora, dialogam com a magia durante toda a histórias. Histórias assim, como os tradicionais contos de fadas, são atemporais.
Por isso, abrir espaço na sala de aula ou em sua casa para esse tipo de narrativa é possibilitar para as crianças, desde cedo, a compreensão de que nesse universo simbólico, no qual todos nós podemos encontrar muitas respostas para os eternos desejos e conflitos da humanidade.
5 – Contos maravilhosos, infantis e domésticos (Irmãos Grimm)
Essa coletânea, Contos maravilhosos, infantis e domésticos, dividida em dois volumes como a original, publicados em 1812 e 1815, conta com tradução da especialista Christine Röhrig e ilustrações do gravurista J. Borges.
A editora Cosac & Naify manteve os prefácios escritos pelos irmãos Grimm e algumas notas de cunho histórico, além de trazer também uma apresentação exclusiva do professor doutor Marcus Mazzari.
6 – Pra brincar (Manuel Bandeira e Claudia Scatamacchia)
No livro, Pra brincar, o escritor Manuel Bandeira faz um convite às pequenas crianças: conhecer a poesia por meio das brincadeiras com as palavras.
A obra contém doze poemas acompanhados pelos desenhos artísticos de Cláudia Scatamacchia, que reavivam as recordações da infância.
7 – Mania de explicação (Adriana Falcão e Mariana Massarani)
Com a famosa frase: “Solidão é uma ilha com saudade de barco.” A frase, recheada de poesia, é uma das muitas que a escritora escreveu com sensibilidade para este livro lindo, que já se tornou um clássico da literatura para as crianças de todas as idades.
8 – O compositor está morto (Lemony Snicket)
Neste misterioso e desconcertante crime, cada personagem suspeito parece ter um motivo, mas todos têm álibis.
9 – Onda (Suzy Lee)
A talentosa e premiada artista Suzy Lee faz uso de elementos muito simples para criar uma linda história. Com um uso refinado das linhas e cores, Suzy Lee explora a força da linda natureza, da amizade entre as pessoas e também das novas experiências.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
10 – O capitão e a sereia (André Neves)
O principal personagem desta magnífica obra de André Neves é o capitão Marinho, um contador de histórias que ao reencontrar sua concha perdida resolve partir em busca do Mar e recomeçar uma nova vida.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
11 – As tranças de Bintou (Sylviane A. Diouf e Shane W. Evans)
O livro apresenta lindas ilustrações ricas e terrosas e uma história comovente que captura o espírito de uma aldeia da África Ocidental.
12 – As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain)
A obra de Mark Twain é considerado um dos mais importantes clássicos da literatura para as crianças, As aventuras de Tom Sawyer permanece até hoje no imaginário de inúmeras gerações, desde a publicação original na década de 70.
13 – A Maior Flor do Mundo (José Saramago)
O livro “A maior flor do mundo” do grande escritor José Saramago é uma magnífica história para crianças.
Transformando-se em um personagem da história, o autor nos conta que uma vez teve uma grande ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo.
14 – Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)
Esse livro é um grande clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro, O Meu Pé de Laranja Lima é desses livros que marcam gerações.
Lançado na década de 60, a história conta uma história fortemente autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente de todos os efeitos que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens.
15 – Onde Vivem os Monstros (Maurice Sendak)
O livro foi vencedor da Medalha Caldecott de 1964 para o livro ilustrado mais distinto do ano. Where the Wild Things Are, nome original, tornou-se um livro icônico que inspirou um filme, um ópera, e a imaginação de gerações.
Até hoje, a obra continua a ser um dos livros mais amados de todos os tempos, pelo primeiro e único Maurice Sendak.
16 – O Menino que Tinha Medo de Errar (Taubman Andrea Viviana)
O personagem do livro, Pedro, vive sempre preocupado e com muito medo de errar.
Ele prefere passar os dias sozinho, escondido em sua casa, a aproveitar a companhia dos seus amigos, porque sempre tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.