
Se você está entre as pessoas que gostam de olhar para o céu de noite e ver as estrelas brilhando, vai adorar essa imagem da Via Láctea que mostra nada menos do que três bilhões de astros com luz própria.
A imagem espetacular é fruto de um levantamento da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que utilizou dados do Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO), no Chile, para produzir o mapa espacial que você pode conferir na íntegra clicando aqui.

Para disponibilizar esse material, os pesquisadores tiveram um trabalho e tanto. Eles catalogaram 10 terabyes de dados de 21.400 exposiçõe individuais. É como se tivessem pegado uma foto de três bilhões de pessoas em que fosse possível identificar cada indíviduo.
Te interessa?
“Uma das principais razões para o sucesso é que apontamos para uma região com uma densidade extraordinariamente alta de estrelas e tivemos o cuidado de identificar fontes que aparecem quase umas sobre as outras. Fazer isso nos permitiu produzir o maior catálogo de todos os tempos a partir de uma única câmera, em termos do número de objetos observados.”
A fala é de Andrew Saydjari, pesquisador da Universidade de Harvard e principal autor do estudo, segundo o Tilt UOL.

Relevância
Além de permitir que o público tenha a oportunidade de ver uma imagem tão fantástica do nosso universo, o trabalho dos pesquisadores também tem grande relevância científica. Ele poderá usado por muitos astrônomos interessados em estudar as estrelas e o espaço.
Em 2017, o mesmo grupo de pesquisadores já tinha divulgado um mapa espacial com 2 bilhões de estrelas e objetos cósmicos. O novo catálogo – com mais de 3 bilhões – é uma conquista e tanto para a ciência mundial.
A Via Láctea, galáxia onde está a Terra e os outros planetas do nosso sistema solar, guarda algumas curiosidades muito interessantes. A quantidade total de estrelas, por exemplo, é de aproximadamente 200 bilhões. O que vemos no ceú, durante a noite, é apenas uma gota d’água em um imenso “oceano” de belezas impressionantes. Apenas 0,000003% delas é visível!
Esses dados já deixam a gente de boca aberta, mas a coisa fica ainda mais surpreendente. Além da Via Láctea, existem outras 100 mil galáxias próximas, que fazem parte de um superaglomerado que leva o nome de Laniakea.
O fato é que ainda temos muito a descobrir sobre o nosso universo – especialmente para responder à pergunta “será que estamos aqui sozinhos?”.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.