Massa de pastel caseiro PERFEITA para qualquer ocasião; APRENDA!

Melhor receita de massa de pastel caseiro que você já viu na vida

Massa de pastel caseiro PERFEITA para qualquer ocasião; APRENDA!
Massa de pastel caseiro PERFEITA para qualquer ocasião; APRENDA!
publicidade

Não tem nada melhor do que uma receita simples e que fica pronta em poucos minutos para você fazer rapidinho e já garantir seu lanche em um dia de corrido de trabalho ou aulas do colégio, não é mesmo? 

Vamos te mostrar a melhor receita de massa de pastel para você fazer em casa mesmo e se deliciar com os diferentes recheios, doces ou salgados, que você escolher. Você vai ver o quanto é rápido de fazer e que é até uma ótima opção de petisco em um encontro com os seus amigos.

E para melhorar ainda mais, vamos te dar algumas dicas de como conseguir uma massa bem sequinha e crocante. Então já pega o papel e caneta para anotar tudo e não perder nenhum detalhe, certo? 

publicidade

Te interessa?

Massa de pastel caseiro PERFEITA para qualquer ocasião; APRENDA!
Massa de pastel caseiro PERFEITA para qualquer ocasião; APRENDA!

Receita simples de massa de pastel caseiro

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 1 e ½ colher de sopa de óleo (prefira o óleo de canola);
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (para a massa e para polvilhar);
  • ¼ de xícara de chá de água;
  • 2 e ½ colheres de sopa de cachaça;
  • 1 colher (chá) de sal.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, tenha a sua disposição dois recipientes, um grande e outro menor. No recipiente grande acrescente o sal, farinha de trigo e misture. Já no recipiente menor, coloque o ovo e misture bem com o auxílio de um garfo. 

Agora, acrescente ao recipiente que contém a farinha, o óleo, o ovo, a cachaça e a água. Misture bem todos esses ingredientes com um garfo até todos encorparem.

Quando estiver na consistência de uma massa homogênea, comece a misturar com as mãos para encorpar ainda mais. Faça isso até a massa ficar bem macia e lisa.  

Agora está na hora de abrir a massa. Para isso, corte pela metade essa massa com o auxílio de uma faca. Partindo ao meio fica mais fácil de abrir. Em uma mesa polvilhada com farinha abra a massa usando um rolo de macarrão. Faça isso com as duas partes da massa.

Cubra a massa com papel filme, enrole ela e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Esse descanso da massa é muito importante para que ela não quebre na hora que você for fritar.

Pastel de leite ninho com NUTELLA: o melhor docinho da vida!

Passado o tempo do descanso, abra a massa e use o recheio de sua preferência. Lembre – se de fechar o pastel bem direitinho fazendo marcas do garfo na borda da massa para não correr o risco de abrir.

Leve ao óleo quente por alguns segundos para fritar, deixe esfriar um pouco e você já pode se deliciar bastante.

Aqui vai uma dica com relação ao armazenamento da massa. Caso você não use tudo de uma vez para preparar os pasteis, saiba que essa massa pode permanecer na geladeira por até 2 dias, certo? 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Dicas para você fazer um pastel crocante e sequinho

Agora que você já sabe como fazer essa massa de pastel bem deliciosa, que tal aprender alguns pontos que podem te ajudar a ter uma massa ainda mais crocante e sequinha? Seu pastel depois de pronto, com certeza vai ficar mais gostoso e irresistível.

1. A espessura da massa é muito importante 

Talvez você nunca tenha pensado nisso como um fator que influencia o aspecto da massa no final de todo o preparo, mas influencia e muito. Por isso a hora de abrir a massa é muito importante. Abra a massa o máximo que conseguir, mas cuidado para não exagerar e ela ficar muito fina.

Tenha em mente para não deixá-la nem tão final nem tão grossa. O processo para você conseguir o ponto certo da espessura da massa é facilitado quando a massa passou um tempo descansando na geladeira, passo muito importante, como você já sabe. 

Brigadeiro de maracujá azedinho pode ser a melhor receita que você fará!

2. Escolha o óleo certo

Sim, existem óleos certos que são melhores para fritar pastel. Isso porque para fritá-los o óleo precisa alcançar uma temperatura mínima de 180ºC e a grande maioria quando faz isso acaba ocasionando a formação de substâncias que são nocivas à saúde.

Uma opção de óleo ideal para você fritar seu pastel, é o óleo de canola. Ele é o mais recomendando para isso e sempre prefira ele porque ao chegar na temperatura necessária não ocasiona maior problemas com relação às substância que são formadas. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

3. Preste atenção ao ponto certo da massa

Podemos dizer que é ponto mais importante para você conseguir a crocância que tanto deseja no seu pastel. Entre tantas pessoas que fazem pastel, é comum reclamarem que a massa fica muito dura ou muito mole.

O segredo para conseguir o ponto certo está na hora que você está misturando a massa com as mãos, ou seja, sovando. Você não pode sovar demais nem de menos. Esteja atento a consistência da massa, você só precisa continuar misturando até conseguir um aspecto liso e macio.

Outra coisa muito importante que já te falamos mas vamos repetir, deixe a massa descansar na geladeira depois que estiver pronta. Esse descanso faz toda diferente no resultado final da sua receita. 

Empadão de FRANGO para sair da rotina e apreciar novo sabor

4. Ficar de olho na temperatura do óleo

Como já te falamos, a temperatura certa do óleo é aproximadamente 180ºC. Para ter total controle disso, use sempre um termômetro culinário que vai te ajudar bastante e solucionar esse problema.

O óleo não pode passar de 180ºC, certo? Em temperaturas muito altas o óleo começa a saturar e trocar substâncias com a massa do pastel, e não é o que queremos porque isso alterar completamente o gosto final da comida.  

5. O pastel frito na hora garante mais crocância

Temos certeza que isso você já sabe, mas não custa nada repetir e deixar bem claro. Sempre frite o pastel minutos antes que for consumir, e assim que estiver pronto, nunca coloque direto no papel-toalha.

Deixe ele em repouso por 1 minuto, aproximadamente, para garantir a crocância da massa. Depois desse tempo, pode saboreá-lo. 

Viu que não tem segredo algum? Bem fácil, não é mesmo? Agora temos certeza que você, de agora em diante, sempre vai conseguir o ponto perfeito da massa do seu pastel.

Com relação aos recheios, deixa a criatividade falar mais alto e faça tudo de acordo com o seu gosto.

Doces e salgados e suas misturas são sempre bem-vindos e fica realmente uma delícia. Agora é hora de colocar as mãos na massa. Se divirta enquanto cozinha e bom apetite. 

Veja mais ›
Fechar