MATCHÁ: 13 coisas INCRÍVEIS que te farão se apaixonar por esse chá!

MATCHÁ: 13 coisas INCRÍVEIS que te farão se apaixonar por esse chá!

Veja aqui o que o chá matchá pode fazer pela sua saúde!

publicidade

Esse tipo de chá é feito das folhas mais jovens do chá verde, que são protegidas dos raios do Sol e depois transformadas em pó. Por isso, tem uma maior concentração de cafeína, clorofila e tanina, fornecendo assim antioxidantes para o organismo.

O consumo diário do chá matchá pode melhorar a saúde geral do organismo do ser humano, isso porque alguns estudos científicos associam o consumo do chá a melhorias no funcionamento do cérebro e também na perda de peso.

Além disso, o chá matchá pode ser encontrado em forma de pó ou em saquetas de chá nos estabelecimentos comerciais, como farmácias, lojas de produtos naturais e lojas online.

publicidade

13 coisas incríveis que o chá matchá pode fazer pela sua saúde

O chá matchá pode ter vários benefícios para a sua saúde, sendo inclusive certificado por meio de estudos e pesquisas científicas. Veja a seguir alguns dos benefícios do chá que irão fazer você se apaixona por ele.

1 – Prevenção de doenças

O chá matchá pode proteger as células dos efeitos dos radicais livres, já que é rica em antioxidantes, assim diminuindo o risco de desenvolver doenças ou algum tipo de câncer.

chá-matchá

2 – Redução do estresse e ansiedade

O chá pode auxiliar na diminuição do estresse, já que ele contém teanina. Além disso, o chá pode melhorar o humor, a memória e a concentração da pessoa, já que a combinação de cafeína e teanina presente na planta.

publicidade

A cafeína contida no chá ajuda a melhorar o rendimento cognitivo e o estado de alerta, como também promove o relaxamento, acalma e diminui a tensão do corpo.

3 – Auxílio para uma boa saúde dos órgãos

O consumo do chá matchá pode promover a saúde do fígado, pois ajuda na regulagem do metabolismo das gorduras no organismo, diminuindo o seu acúmulo no fígado.

Além disso, o chá contém antioxidantes que protegem as células do fígado de alterações cancerígenas.

A bebida também auxilia no controle da pressão arterial e na redução dos níveis de colesterol, assim, diminuindo o risco de doenças no coração.

4 – Diminuição das dores no corpo

Graças à ação anti-inflamatória e analgésica, o chá matcha pode ser utilizado como tratamento natural para diminuir as dores no corpo. Além disso, uma de suas grandes funções é a reparação das células.

publicidade

chá-matchá

5 – Retardo no envelhecimento

O chá matchá é considerado um potente antioxidante por causa do seu alto conteúdo de pigmentos vegetais e catequinas.

Além disso, o chá tem uma função anti-inflamatória e bactericida, podendo assim, ajudar no retardo  do processo de envelhecimento.

6 – Boa quantidade de nutrientes

O chá matchá contém vitamina C que, entre as suas mais diferentes funções, uma delas é a contribuição para a absorção de ferro.

Além disso, esse ótimo chá contém selênio, que auxilia na formação de proteínas especiais para prevenir os danos celulares.

chá-matchá

7 – Melhoramento no estado emocional

O consumo constante do chá matchá pode proporcionar para você ótimas propriedades relaxantes, assim, reduzindo o estresse e a ansiedade. Fazendo também melhorar o nosso estado de ânimo.

8 – Prevenção de cáries

As substâncias do chá matchá diminuem as bactérias presentes na boca. Além disso, há uma redução na acidez da saliva, o que pode ajudar a prevenir as cáries. A quantidade de flúor ajuda a reforçar também o esmalte dental.

9 – Ótimo desintoxicante

O chá matchá tem o poder de decompor os venenos tóxicos que temos no nosso corpo, bem como a nicotina e o álcool.

Além disso, alguns químicos que podem estar presentes em alguns alimentos, o chá consegue eliminar.

É por isso que os japoneses tomam bastante chá verde, para evitar uma intoxicação por comer alimentos crus.

chá-matchá

10 – Redução do colesterol e do açúcar no sangue

O consumo diário do chá matchá ajuda na diminuição do colesterol LDL, mais conhecido como mau colesterol. Isso foi comprovado em um estudo da Chinese Academy of Medical Sciences, que também concluiu que não há alteração no colesterol bom, o HDL.

11 – Ajuda no emagrecimento

O chá matchá, além de conter poucas calorias, ajuda a queimar as calorias do nosso organismo, acelerando o metabolismo.

Além disso, o chá tem propriedades termogênicas, com isso o consumo de energia aumenta e causa calor corporal.

12 – Ajuda no combate do sono

O chá matchá tem teína, quimicamente a mesma molécula que a cafeína, e a teanina, uma substância relaxante que reduz a alteração provocada pelo outro componente.

Esse equilíbrio faz com que o chá seja uma boa alternativa para manter o corpo esperto e com bastante energia.

chá-matchá

13 – Auxilia no melhoramento das funções do cérebro

O consumo do chá matchá pode ajudar no melhoramento das funções cerebrais. O produto faz aumentar a atenção, o tempo de reação e a potencializar a memória.

Como consumir o chá matchá?

O consumo diário do chá é recomendado de dois a três colheres de matchá por dia, o que equivale a dois a três xícaras de chá já feito.

Além do matchá ser consumido na forma de chá, ele também pode ser utilizado como ingrediente na preparação de sucos, pães e bolos.

Uma ótima dica para aumentar o efeito do chá para favorecer a perda de peso é tomar uma xícara de chá depois de praticar exercícios físicos.

Com isso, o metabolismo fica ativo por mais tempo, aumentando assim a perda de peso.

chá-matchá

Como preparar um chá matchá?

O chá matchá é comercializado em forma de pó e possui em aspecto espumoso quando é preparado, além também de possuir um sabor um pouco amargo.

Para o seu preparo você precisará de uma colher de chá de matchá e sessenta a cem mililitros de água. Depois de reunir os ingredientes, aqueça a água até iniciar as primeiras bolhas de fervura. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco.

Logo após os procedimentos iniciais, coloque em uma xícara já com o matchá em pó e misture até que o pó se dissolva totalmente.

Para que você deixe o sabor do chá mais leve e agradável, você pode adicionar mais água até completar cerca de duzentos mililitros. Também é possível adicionar canela ou raspas de gengibre no chá para suavizar o sabor, assim, potencializar as propriedades antiinflamatórias do chá.

Você gostou de saber mais sobre as propriedades do chá matchá? Então compartilhe com as pessoas que você conhece para que elas também se beneficiem dessa bebida tão boa para a nossa saúde. Aproveite!