Quem é a PEDRA ANGULAR da sua vida e seu significado? Explicamos!

Construa uma base forte em Cristo Jesus!

Mateus 21:42 te mostra quem é a PEDRA ANGULAR e seu significado
Mateus 21:42 te mostra quem é a PEDRA ANGULAR e seu significado

Lendo o Novo Testamento podemos observar que Jesus Cristo, o Filho de Deus,  mais uma vez pergunta a um grupo de poderosos e bem-educados líderes religiosos de Israel se eles já leram uma passagem específica das Escrituras. 

Você sabe que passagem é essa que Cristo fala? A verdade que Ele sabe que já leram, mas faz a pergunta retórica para mostrar que eles não entenderam o que leram e estudaram.

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? (Mateus 21:42)

Te interessa?

A passagem na Bíblia que nosso Salvador cita vem do Salmo 118, um dos salmos utilizados ​​na época da Páscoa, que diz:

A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. (Salmos 118:22,23)

PEDRA ANGULAR

Quem é a pedra angular?

Ao fazer essa pergunta, o Filho de Deus está fazendo uma referência aos versículos 22 e 23 do capítulo 118 de Salmos.

Essa passagem é encontrada logo antes das palavras usadas para louvar ao Senhor quando Ele entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos:

Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos. Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. (Salmos 118:25,26)

E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! (Mateus 21:9)

É importante entender uma coisa: a tradução utilizada por Jesus Cristo coincide com a das modernas das Bíblias encontradas hoje.

Vendo, porém, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que ele fizera, e os meninos que clamavam no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor? (Mateus 21:15,16)

São essas as palavras que esses líderes religiosos ficaram com muito raiva e ódio no coração de ouvir a multidão e das crianças que mais tarde as repetiram.

PEDRA ANGULAR

Jesus Cristo é a Pedra Angular

O nosso Senhor Jesus Cristo aplica essas palavras do Antigo Testamento encontrada em Salmos a Si mesmo. É Jesus Cristo a pedra que os construtores rejeitaram.

Você sabe quem são esses construtores? Esses constritores são os líderes de Israel, incluindo os principais fariseus e sacerdotes que estão por perto.

Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10)

Embora rejeitada por essas pessoas, a pedra angular, Jesus Cristo, tornou-se a pedra angular ou a cabela da esquina – a pedra mais importante da estrutura.

DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção

Você sabia que antes das técnicas modernas de construção, era muito difícil nivelar corretamente o solo sob uma estrutura?

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8)

Na época o canto mais baixo seria o local da pedra mais forte e importante, assim, efetivamente sustentando toda a estrutura.

Jesus é o sustento para sua vida?

Você tem colocado Jesus Cristo como base na sua vida. Faça do Filho de Deus a sua base, declare a Deus o quanto você precisa da força dEle.

PEDRA ANGULAR

Fortaleça sua base com Cristo Jesus

Como você já viu anteriormente, desde os tempos mais antigos as pessoas usavam pedras angulares nos projetos de construção.

Esse tipo de pedra era o segredo para que o projeto funcionasse, geralmente essa pedra era colocada no canto de uma construção para guiar as pessoas que trabalhavam na base.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)

70 versículos sobre o poder da ORAÇÃO

Confie na pedra angular

A Palavra de Deus nos mostra que Jesus Cristo como essa pedra angular forte sobre a qual a igreja será edificada. Cristo é fundamental para que uma comunidade seja forte em Deus.

Uma vez que Jesus Cristo for colocada com a pedra angular na construção da sua vida, Ele se tornará a base para determinar todas as formas.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:23-24)

Em Deus sua vida sempre será alinhada a vontade dEle, só basta você declarar a pedra angular em sua vida: Jesus Cristo.

O Filho de Deus é o nosso padrão de forma e alinhamento para uma vida feita na base da vontade de Deus.

PEDRA ANGULAR

A “Pedra Angular” no Velho Testamento

Em várias passagens da Palavra de Deus o Messias é referido como a pedra angular. O livro de Isaías encontrado no Velho Testamento tem muitas referências, como:

Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. (Isaías 28:16,17)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

No contexto dessa passagem, o nosso Senhor Todo-Poderoso fala aos jactanciosos e escarnecedores de Judá.

Podemos observar nessa passagem que Deus promete enviar a pedra angular para fornecer o firme fundamento, isso, se confiarem nEle.

PEDRA ANGULAR

Essa pedra angular é o Filho de Deus, Jesus Cristo, o nosso Salvador e Redentor. Confie em Deus e consagre sua vida a Ele e você sempre terá um alicerce. Tenha fé em Cristo Jesus.

Você gostou de saber mais sobre Mateus 21:42 e a pedra angular? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre Jesus Cristo, nossa pedra angular.

Veja mais ›
Fechar