MATEUS 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

Você precisa investir em si mesmo!

Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR
Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

Sem algum exagero, podemos dizer que Mateus 24 é um dos capítulos da Bíblia que é mais procurado e mais estudado para se compreender de forma perfeita.

É nele que Jesus Cristo fala sobre os sinais que acontecerão acerca de seu retorno, como nós nos devemos portar e como o fim das coisas acontecerão.

Muito estudado, também há um ponto que é bastante importante darmos uma “segunda olhada” e nos aprofundarmos para entender bem os conselhos que esse livro pode nos trazer.

Já que também é nossa responsabilidade sabermos em quem podemos confiar, no que podemos acreditar e como tudo isso pode afetar de forma geral as nossas vidas.

Então, o que cabe à nós fazermos?

Se há uma coisa que todos nós deveríamos ter como personalidade que jamais se afastará de nós, é a humildade em reconhecer os nossos erros e acertos.

Estar sempre de mente aberta para descobrir o que há de certo e errado é uma coisa nobre de se escolher. E poder ter a mudança de mente sempre constante é algo mais importante ainda!

 

Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR
Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

O que há em Mateus 24?

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” (Mateus 24:4-8)

Esse é apenas um pequeno trecho do capítulo de Mateus 24, mas é o suficiente para entender a temática dele todo e poder saber sobre o que ele está falando.

Se quer uma dica que vale para qualquer outra coisa – seja leitura bíblica, posicionamento político, histórias, temas acadêmicos ou qualquer outra coisa que te dê uma posição -:

  1. Estude sempre,
  2. Conheça diferentes pontos de vista,
  3. Ouça quem entende,
  4. Tenha seus materiais,
  5. Use fontes confiáveis,
  6. E somente após muita dedicação, tenha um parecer seu.

Mas há um trecho que nos fala sobre um certo cuidado que precisamos ter, que é uma das coisas mais importantes que precisamos saber na vida, principalmente quando somos mais jovens.

Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

Como podemos confiar no que Mateus 24 diz?

Assim como chegamos a falar mais acima, esse capítulo de Mateus é bem maior. Todavia, o que queremos falar sobre está nesse trecho:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24)

Se o próprio Jesus Cristo falou sobre as grandes falácias que irão surgir conforme o passar do tempo, como podemos acreditar em tudo aquilo que estudamos, aprendemos ou ouvimos falar?

Já que haverão tantas pessoas dispostas a mudar o que o amor de Deus nos ensina, como nós poderemos saber qual é a verdadeira verdade? 

É por isso que você não pode parar de estudar

Todos nós precisamos entender qual é o verdadeiro sentido da vida e como deve ser as nossas atitudes como pessoas boas que são seguidoras do Deus do amor.

E não, não é nem um pouco fácil saber o que é certo ou errado. Nós somos moldados por muitas coisas que nos trazem conhecimentos o tempo todo, que são:

  • As igrejas,
  • A família,
  • As faculdades, 
  • Os amigos,
  • Grandes estudiosos,
  • E principalmente a internet.

A final, como conseguir saber então, se aquilo que aprendo nos lugares que estou está correto? Isso é uma constante escolha que você precisa fazer e que muito provavelmente durará toda a sua vida.

Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

A necessidade de mudar

Ter a mente aberta e ser uma pessoa disposta a mudar porque sabe que certos posicionamentos não estão corretos é uma das coisas que você precisa trabalhar.

As pessoas se enganam! Até aquelas que são líderes, que são importantes, que nos ensinam e principalmente aquelas que amamos. A diferença é que elas podem enganar de duas forma:

  • Porque querem – mesmo sabendo que aquilo que faz é errado, mas faz por ser mais “cômodo” ou “viável;
  • Porque não querem – porque nunca buscaram de forma profunda saber se seu posicionamento é correto.

É então que o seu conhecimento entra em ação! Quando você vai amadurecendo cada vez mais e passa a não deixar se enganar por questões que são meras doutrinas errantes ou religiosidades.

Um exemplo exemplo prático:

Cristão de verdades não:

  • Não se importam com cor,
  • Razão social,
  • Não são corruptos,
  • Não metem,
  • Não são mal educados,
  • Respeitam os outros,
  • São gentis…

E se fôssemos fazer uma lista de coisas que são “essenciais” para quem segue a Cristo, acredite, seria necessário sim fazer uma lista de coisas óbvias que não são mais respeitadas com tanto apreço.

Mateus 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

Em quem devemos confiar

Você precisa aprender a ser uma pessoa madura o suficiente para reconhecer qual é o seu lugar, onde deve permanecer estar, saber onde ficar e principalmente quando sair.

Isso não significa que você precise ser uma pessoa rude, querer saber mais que todos e ser melhor que todo mundo. Muito pelo contrário! É preciso sabedoria para saber lidar com isso.

Se faça ser uma pessoa que sabe ter momentos com Deus e investir nesse relacionamento como a coisa mais importante que você tem vida, porque de fato é. Então:

  1. Aprenda a fazer seu devocional,
  2. Saiba como orar corretamente,
  3. E tenha uma amizade íntima com Deus.

mateus-24

Como confiar de acordo com Mateus?

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 24:10-13)

Aprenda a ser uma pessoa amorosa, que respeita as opiniões das pessoas sem as agredir de qualquer forma, que está disposto a mudar para o certo e ceder ou retroceder quando necessário.

Isso e fará ter uma inteligência a mais para aprender a lidar com as aflições e tribulações que surgirão na vida!