Meditação Vipassana: quando a sua mente e o seu corpo eliminam o sofrimento
Meditação Vipassana: quando a sua mente e o seu corpo eliminam o sofrimento

Meditação Vipassana: quando a sua mente e o seu corpo eliminam o sofrimento

Descubra como essa meditação pode mudar sua vida!

publicidade

Vipassana é um tipo de meditação focada na observação do corpo e da mente. Sua técnica foi redescoberta a mais de 2500 anos por Sidarta Gautama, o Buda. Esse príncipe abdicou de suas riquezas para tentar acabar com tudo que causava dor e sofrimento nas pessoas. 

Essa meditação é como um remédio que pode ser utilizado por todos, sem contraindicações. Ela visa dissolver barreiras e traumas arquivados na sua mente, proporcionando libertação e contentamento. Todo esse processo baseia-se em estados profundos de concentração ensinados pela tradição budista.

Apesar de difundido no oriente, é possível fazer o curso para se familiarizar com a Vipassana no Brasil. Na verdade, ele é considerado um retiro onde as pessoas passam 10 dias sem falar, acordando de manhã cedo e meditando cerca de 10 horas por dia. 

publicidade

buda

Reforço que o retiro não é um ritual de cura ou religioso, e sim de autoconhecimento! Ao longo dos dias, surgem reflexões que ensinam as pessoas a ver a realidade das coisas com clareza. Entender essa natureza garante harmonia física, mental e espiritual.

As meditações são guiadas pelas falas de S. N. Goenka. O professor hindu foi o grande responsável por disseminar essa técnica no ocidente. O mestre fala bastante sobre a efemeridade das coisas e no quanto é importante os humanos reconhecerem que nada é eterno, inclusive as aflições. 

Ter essa consciência é a chave para conseguir alcançar o Vipassana. Quando a dor incomodar, o caminho é analisar o corpo com compaixão e delicadeza, tentando neutralizar a sensação e entender os processos que a causam. Para ter os insigths da realidade é preciso consciência corporal! 

publicidade

Nesse artigo irei explicar os princípios dessa meditação. 

ABSTENÇÃO PARA COMEÇAR 

Durante o processo de imersão é preciso fazer uma espécie de desintoxicação. Isso consiste em não falar, não tomar nenhuma substancia que altere o metabolismo, não matar, roubar ou ter relações sexuais.  

Antes de iniciar, os participantes são instruídos a cumprir um código de conduta. Isso ajuda a acalmar a mente e promove a auto análise. 

DOMINANDO A MENTE 

Meditação Vipassana

Nessa fase o objetivo é manter a concentração focando na naturalidade com que respira. Sinta o ar passando pelas suas narinas e chegando até o seu pulmão, onde expande sua caixa torácica. Expire relaxando o corpo e a mente. 

Com o passar dos dias praticando, os integrantes do Vipassana começam a perceber a calma se instalar nos pensamentos. Esse exercício é poderoso e ajuda a melhorar a percepção sobre o mundo e o corpo físico. 

publicidade

A DESCOMPRESSÃO 

No décimo dia de retiro, os participantes direcionam as vibrações para a lei do amor, compartilhando compaixão. Esse momento marca a troca de reflexões que podem ter surgido durante os dias em silencio. 

Todo equilíbrio adquirido no processo é posto para o diálogo entre os participantes. Ao fim dos dez dias, todos podem compreender o treinamento mental que enfrentaram e como o senso de coletividade simboliza luz para as relações humanas! 

O auto amor também é incentivado no Vipassana. Isso representa incentivo para cuidar da saúde e da alimentação como forma de proteger o corpo físico e consequentemente alinhar a mente e o espirito. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA VIPASSANA 

Autoconhecimento 

Meditação Vipassana

O objetivo dessa meditação é transportar você para o seu eu interior, questionando os padrões mentais e comportamentais. Durante a abstenção, você consegue diminuir o ritmo da mente e se concentrar apenas nos aspectos que constroem a sua personalidade.  

Ainda assim você vai precisar se esforçar um pouco. Quando consegue passar por isso, encontra soluções mais assertivas ao longo da vida e enxerga com mais profundidade suas emoções. 

Silencio 

Vipassana ajuda quando você consegue acalmar os pensamentos, trazendo o silencio para dentro da sua mente. Essa sensação ajuda você a controlar o fluxo das emoções e agir de forma mais equilibrada. 

Esse treinamento é um importante aliado para ampliar a percepção e o senso de coletividade. O seu propósito fica mais evidente quando o silencio mental é percebido como benefício. 

Produtividade

Meditação Vipassana

Com a mente focada não é difícil de adaptar os objetivos em direção ao seu propósito. A meditação Vipassana pode garantir que você vai investir tempo e esforço no que realmente importa! Use essa energia para alcançar êxito no cumprimento das obrigações. 

No entanto, você não pode se cobrar demais! Escute sua intuição para dar andamento nas coisas mais imprescindíveis. Seja na correção de um comportamento ou no estimulo da criatividade, o importante é estabelecer um limite saudável para cobranças. 

Concentração 

Essa é sem dúvidas a melhor virtude aprendida com o Vipassana. A técnica vai te ajudar a calibrar a mente e alcançar o foco iniciando pelo controle da respiração. Quando o indivíduo consegue analisar com assertividade as situações ele reconhece o verdadeiro sentido da Vipassana, entender o fluxo universal. 

Vale lembrar que a prática vai garantir sucesso no aprendizado. Na medida em que você aprimora a meditação é possível desatar os nós do sofrimento.