Pessoas que usam meias extravagantes são mais criativas e bem-sucedidas

As meias estão lá, escondidas sob nossas calças, despretensiosas e quase secretas.

publicidade

Qual a sua opinião sobre meias?

Dependendo do que você acha delas, elas podem ser uma necessidade – e nesse caso preto, azul e cinza serão suficientes – ou elas são uma maneira de você expressar sua individualidade, personalidade e suas atitudes fora do padrão.

Isso parece muito dramático e maluco?

publicidade

Bem, um estudo recente descobriu que as meias excêntricas que você escolhe vestir não só dizem muito sobre você, mas também dizem muito sobre como as pessoas te enxergam. Eis como funciona:

A modesta chance de mostrar um potencial enorme

Meias extravagantes

A conformidade é algo com que muitos de nós convivemos.

Nossa necessidade de fazer parte de um grupo e não sermos abandonados é profunda e isso se manifesta na forma que falamos, agimos e nos vestimos.

publicidade

Quando uma pessoa não aceita os padrões da sociedade, ela pode ser vista como estranha, esquisita e um pouco maluca, tamanha a nossa necessidade de dispensar o que não é familiar.

Porém, quando falamos de meias, o jogo muda completamente. As meias estão lá, escondidas sob nossas calças, despretensiosas e quase secretas.

Elas não são as peças de roupas mais óbvias, mas têm enorme potencial de mostrar um pouco de individualidade para qualquer um que as notem.

O que suas meias excêntricas dizem sobre você

Meias extravagantes (1)

Apesar de nossas atitudes conformistas, um estudo publicado no Journal of Consumer Research investigou a teoria de que pessoas que não aceitam os padrões da sociedade podem ser vistas como mais competentes e com um status mais elevado que pessoas que aceitam esses padrões.

publicidade

Então o que isso quer dizer sobre a sua escolha de usar meias neon brilhante, listras de arco-íris ou com estampa de leopardo?

Bem, o estudo descobriu que pessoas que intencionalmente escolhem vestir meias excêntricas são vistas como mais competentes e com status elevado aos olhos dos outros. Em outras palavras, as pessoas podem vê-la como uma pessoa mais brilhante, criativa e bem-sucedida.

“Nós sugerimos que, em determinadas condições, comportamentos que não obedecem aos padrões podem ser mais vantajosos para alguém que simplesmente está tentando se encaixar na sociedade. Em outras palavras, quando é um comportamento intencional, uma pessoa pode parecer ter um status mais elevado e um senso de competência”, afirmaram os autores do estudo, Silvia Bellezza, Francesca Gino e Anat Keinan, da Universidade de Harvard.

Pense em um empresário vestindo um terno elegante e caro somente para que seus clientes vejam de relance sua meia rosa choque.

Isso não segue exatamente os padrões, mas a coragem de sua escolha o revela como deliberadamente rebelde e orgulhoso.

A percepção das meias extravagantes

Meias extravagantes (2)

Se você foge de padrões excêntricos e cores extravagantes, então pode haver algo mais acontecendo – a cognição incorporada. Este é um conceito interessante sobre como a escolha de roupas afeta nossos processos cognitivos.

Dr. Adam Galinsky, psicólogo social da Northwestern University, conduziu um estudo que mostrou que aquilo que vestimos afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos.

E isso inclui nossas meias. Quando vestimos nossas meias engraçadinhas e extravagantes nós estamos, em parte, mostrando nossa singularidade e nossa confiança.

É isso que nos ajuda a criar a mentalidade para nos sentirmos bem sobre nós mesmos, tendo a confiança de vestir o que quisermos e assumir isso.

É essa percepção que nos ajuda a sutilmente alcançar maior sucesso sem faltar coragem ou confiança.

Isso também reflete em uma atitude despreocupada com tendências sociais e com o que as pessoas pensam sobre nós.

As meias pretas e lisas permitem nos esconder no pano de fundo dos padrões sociais, enquanto uma meia toda colorida é, em essência, mostrar o dedo para as atitudes conformistas de muitos à nossa volta.

Portanto, se você é um amante de meias engraçadas e esquisitas, saia pelo mundo e as assuma. Você não apenas dará às pessoas uma ideia da sua personalidade única e fora dos padrões, mas elas também irão colocá-lo em um bom status!

E você? Também usa meias extravagantes? Comente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos que usam meias extravagantes!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Hack escrito por Jenny Marchal.

Crédito das imagens: pexels.com e pixabay.com