10 maneiras simples de melhorar sua inteligência emocional

Eleve seu quociente de Inteligência Emocional.

publicidade

Todo mundo está sempre falando sobre Inteligência Emocional (IE), mas o que exatamente é isso?

Um aspecto importante da inteligência emocional é a capacidade de perceber, controlar e avaliar emoções – em si mesmo e nos outros – e usar essa informação apropriadamente.

Por exemplo, reconhecer a inteligência emocional em si mesmo pode ajudá-lo a regular e gerenciar suas emoções, enquanto reconhecer as emoções nos outros pode levar a empatia e sucesso em seus relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais.

publicidade

Dada a importância da inteligência emocional, achei que seria útil dar uma breve visão geral do tópico, bem como 10 maneiras de aprimorar sua inteligência emocional, originalmente publicadas em meu livro “The Emotional Revolution”.

Em 1990, os psicólogos de Yale John D. Mayer e Peter Salovey originalmente cunharam o termo inteligência emocional, que alguns pesquisadores afirmam ser uma característica inata, enquanto outros sugerem que você pode melhorá-la com orientação e prática adequadas.

Eu concordo com ambas as escolas e, obviamente, com a última – ou eu não estaria dando dicas sobre o que você pode fazer para melhorar sua IE.

Pode não ser possível que todos tenham um psicoterapeuta. Mas você pode se tornar seu próprio terapeuta. (Afinal, Freud se analisou.) Tudo começa com aprender a ouvir seus sentimentos.

publicidade

Embora nem sempre seja fácil, desenvolver a capacidade de sintonizar suas próprias emoções é o primeiro e talvez o mais importante passo.

Aqui estão 10 maneiras de melhorar sua inteligência emocional:

Como melhorar sua inteligência emocional

1. Não interrompa ou mude de assunto.

Se os sentimentos forem desconfortáveis, poderemos evitá-los interrompendo ou distraindo a nós mesmos.

Pare pelo menos duas vezes por dia e pergunte: “Como estou me sentindo?” Pode demorar um pouco para que os sentimentos surjam. Permita-se aquele pequeno espaço de tempo, ininterrupto.

publicidade

2. Não julgue ou edite seus sentimentos muito rapidamente.

Tente não descartar seus sentimentos antes de ter a chance de pensar neles.

Emoções saudáveis muitas vezes sobem e descem em uma onda, subindo, chegando ao pico e desaparecendo naturalmente. Seu objetivo deve ser não cortar a onda antes que ela atinja o pico.

3. Veja se consegue encontrar conexões entre seus sentimentos e outras vezes que se sentiu da mesma maneira.

Quando um sentimento difícil surgir, pergunte a si mesmo:

“Quando senti esse sentimento antes?” Isso pode ajudá-lo a perceber se o seu estado emocional atual reflete a situação atual ou de outro momento do seu passado.

4. Conecte seus sentimentos com seus pensamentos.

Quando você sente algo que lhe parece fora do comum, é sempre útil perguntar: “O que eu penso sobre isso?”

Muitas vezes, um dos nossos sentimentos irá contradizer os outros. Isso é normal. Ouvir seus sentimentos é como ouvir todas as testemunhas em um processo judicial.

Somente admitindo todas as evidências você será capaz de alcançar o melhor veredicto.

5. Ouça seu corpo.

Um nó no estômago ao dirigir para o trabalho pode ser um indício de que seu trabalho é uma fonte de estresse.

Uma palpitação no coração quando você vai buscar uma menina que você acabou de começar a namorar pode ser um indício de que dessa vez pode ser “de verdade”.

Ouvir essas sensações e os sentimentos subjacentes que elas sinalizam lhe permitirá processar com seus poderes da razão.

6. Se você não sabe como está se sentindo, pergunte a outra pessoa.

As pessoas raramente percebem que os outros são capazes de julgar como estão se sentindo.

Pergunte a alguém que conhece você (e em quem você confia) como você está aparentando. Você pode achar a resposta surpreendente e esclarecedora.

Como melhorar sua inteligência emocional

7. Sintonize seus sentimentos inconscientes.

Como você pode se tornar mais consciente de seus sentimentos inconscientes? Tente a associação livre.

Enquanto estiver em um estado relaxado, permita que seus pensamentos vaguem livremente e observe onde eles vão. Analise seus sonhos. Mantenha um caderno e uma caneta ao lado da cama e anote seus sonhos assim que acordar.

Preste atenção especial aos sonhos que se repetem ou são carregados de emoção poderosa.

8. Pergunte a si mesmo: como me sinto hoje?

Comece classificando sua sensação geral de bem-estar em uma escala de 0 e 100 e anote as pontuações em um diário.

Se seus sentimentos parecerem extremos um dia, tire um minuto ou dois para pensar em quaisquer ideias ou associações que pareçam estar relacionadas com o sentimento.

9. Escreva pensamentos e sentimentos.

Uma pesquisa mostrou que escrever seus pensamentos e sentimentos pode ajudar profundamente.

Um exercício simples como esse pode levar apenas algumas horas por semana.

10. Saiba quando é suficiente.

Chega um momento que precisamos parar de olhar para dentro; aprenda quando é hora de mudar seu foco para fora. Estudos mostraram que encorajar as pessoas a remoer sentimentos negativos pode amplificar esses sentimentos.

A inteligência emocional envolve não apenas a capacidade de olhar para dentro, mas também de estar presente no mundo ao seu redor.

Te desejamos luz e transcendência.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Psychology Today, escrito por Norman Rosenthal.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos