Melhore sua saúde aprendendo a RESPIRAR da forma CORRETA

Entenda como a respiração pode melhorar sua saúde física e mental!

Melhore sua saúde aprendendo a RESPIRAR da forma CORRETA
Melhore sua saúde aprendendo a RESPIRAR da forma CORRETA
publicidade

Você já percebeu sua respiração quando se sente relaxado e com mente tranquila? Se ainda não, na próxima vez que você estiver com a mente e o corpo relaxado, pare um momento para notar como o seu corpo se sente em respirar corretamente. 

É importante você analisar em como você respira ao acordar pela primeira vez pela manhã ou logo antes de adormecer. A verdade é que a respiração diz muito sobre nossa saúde

As nossas atividades respiratórias podem nos ajudar a relaxar e ter uma vida mais saudável, isso porque elas fazem nosso corpo se sentir como quando você já está relaxado.

publicidade

Te interessa?

Qual a relação da respiração com nossa saúde?

O fato é a nossa respiração é uma das melhores formas de diminuir o estresse e ansiedade no corpo. Você sabia disso? 

Isso ocorre porque quando uma pessoa respira profundamente, ela envia uma mensagem ao seu cérebro para se acalmar e relaxar. Sendo assim, o nosso cérebro então envia essa mensagem ao seu corpo. 

melhorar-respiração

Essas coisas que acontecem quando uma pessoa está estressado ou ansioso:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Respiração rápida;
  • Pressão alta.

Acabam diminuindo quando a pessoa respira corretamente para relaxar o corpo e a mente. É por isso que é bastante aconselhável saber respirar bem para ter uma vida mais saudável.

publicidade

Quais os primeiros passos para respirar melhor?

Para ter uma boa saúde através da respiração correta, existem muitas atividades respiratórias que você pode botar em prática para ajudar a relaxar o corpo e a mente e ainda fazer uma ótima manutenção da saúde. 

As primeiras atividades de respiração para você aprender a respirar corretamente – como a respiração abdominal – são simples de serem aplicadas e fáceis de fazer. 

Portanto, é melhor iniciar por aqui mesmo, se você nunca fez atividades respiratórias antes. Se você não conseguir fazer um determinado exercício, os outros exercícios são mais aconselháveis para você.

publicidade
melhorar-respiração

Como respirar corretamente para melhorar a saúde?

Assim como você viu anteriormente a importância da respiração correta para o bom funcionamento do seu corpo e mente, está na hora de aprender sobre a respiração para ter uma boa manutenção na saúde.

Foi pensando nisso que selecionamos alguns tipos de respiração para você aprender de fato essa arte e ter uma boa qualidade de vida através da manutenção da saúde. Pare de perder tempo com fórmulas mágicas e faça o simples que dá certo.

1 – Respirando com a barriga

Você sabia que a respiração abdominal é simples e fácil de fazer e muito bom para a sua saúde? Por isso, é muito importante que você experimente essa atividade básica sempre que precisar relaxar ou aliviar o estresse, ou a ansiedade também.

O que você precisa fazer é sentar ou deitar em um posição confortável para relaxar e começar o processo de respiração. Logo após se aconchegar, coloque uma das mãos na barriga e outra no peito.

publicidade

Respirar fundo pelo nariz é fundamental para deixar sua barriga empurrar a mão. Já o seu peito não deve se mover durante o processo.

Yoga para quem tem diabetes: benefícios e CONTROLE

2 – Respiração para melhorar a saúde da mente

O processo de respiração para acalmar o corpo e mente é muito utilizado ao redor do mundo. Isso porque essa prática é simples de ser feita e não precisa de muitos equipamentos durante o processo.

Você só precisará respirar e se concentrar durante o processo – isso é fato. Além disso, você precisa entender que a sua respiração é uma grande ferramenta poderosa e afiada para o alívio do estresse e ansiedade.

publicidade
melhorar-respiração

É com todo o cuidado na hora de respirar que você poderá encontrar onde está a dor do seu corpo. É duranta a respiração que podemos nos concentrar e sabermos que somos de verdade.

3 – Respiração profunda para aliviar tensões no corpo

A verdade que a maioria das pessoas respira de forma curta e superficial. Sendo assim, isso pode fazer uma pessoa se sentir ansiosa demais e esgotar sua energia em curto período. 

Com essa técnica de respiração para aliviar as tensões do corpo, você aprenderá a respirar mais profunda e corretamente, até a barriga.

É muito importante que você fique confortável durante todo o processo

Para que esse atividade respiratória funcione de verdade, é importante você deixar em uma cama ou no chão com um travesseiro sob os joelhos e cabeça.

publicidade

Além disso, você pode iniciar o processo de respiração sentado em uma cadeira com os ombros, pescoço e cabeça apoiados nas costas do acento.

Fazendo isso, você pode começar a respirar pelo nariz, deixando a sua barriga se encher de ar, logo após, expire pelo nariz novamente.

Esse tipo de respiração deixará você com mais disposições e tratar também as suas lesões corporais. Não se esqueça de respirar corretamente para que o seu corpo funciona perfeitamente.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Como a respiração profunda pode te ajudar a lidar com o estresse?

publicidade

4 – Respiração para aprender a ter mais foco

A verdade é que enquanto uma pessoa está no processo de respiração profundamente, ela usa uma imagem em sua mente e uma palavra ou frase para ajudar a se sentir mais relaxado e tranquila.

Para que você comece a ter mais foco a partir da respiração, comece fechando os olhos se eles estiverem abertos, claro. Logo após fechar os olhos, inicie a respiração profundamente algumas vezes.

melhorar-respiração

Ao fazer esse processo, imagine que o ar está repleto de uma sensação de paz e calma. Com isso, tente sentir isso por todo o corpo sendo tranquilizado.

12 formas de aliviar o medo de VACINAS em crianças e ADULTOS

5 – Respiração para melhorar a saúde emocional

É muito importante que nesta atividade de respiração, você compare o tempo de inspiração com o tempo de expiração durante o processo. Assim, com o tempo, você aumentará o tempo de inspiração e expiração de cada vez. Veja a seguir como fazer:

  • Sentar confortavelmente no chão;
  • Inspirar pelo nariz;
  • Contar até cinco;
  • Expirar pelo nariz contando até cinco;
  • Repetir várias vezes o processo de respiração.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Quando você se sentir mais confortável com o processo de respirações que duram cinco contagens, é aconselhável que você comece a aumentar o tempo que inspira e expira.

Além disso, você pode escolher trabalhar mais com as respirações que duram até 10 contagens.

Você gostou de saber mais sobre como a respiração correta pode melhorar o seu condicionamento físico e mental? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar