in

Como estudar: a técnica de Feynman para aprender qualquer coisa rapidamente

como estudar igual richard feynman
Richard Feynman e a tranquilidade no olhar de quem sabe como estudar. Veja a seguir. Crédito: Reprodução | BBC

Até os 26 anos de idade, eu preenchia o campo de “ocupação” em formulários de cadastro com “estudante” – mesmo sendo empresário desde os 19.

Eu costumava brincar que a atividade que mais pratiquei na vida foi o estudo – mas, confesso, sempre dei mais atenção para “o que estudar” em vez de “como estudar”.

Na escola, os meus hábitos de estudo eram esquisitos. Eu chegava da aula, almoçava e logo depois já fazia todas as tarefas do dia. Só assim eu conseguia relaxar, sabendo que não tinha mais nada a ser feito.

No cursinho pré-vestibular, eu comia letras no café da manhã. Meu ritmo de leitura era obsceno. Minha rotina era ir para a escola cedo e voltar quando o céu estava escuro.

Na faculdade, fraquejei. Eu já estava de saco cheio de ter alguém mandando o que eu deveria ler ou saber – provavelmente porque mudei de cidade, morei em república e comecei empreender. Não foi fácil como antes, mas deu tudo certo.

Enfim, eu tive o privilégio de estudar em boas escolas, mas o meu aprendizado teria sido mais fácil se eu soubesse como estudar. Em outras palavras, seria mais simples se eu conhecesse uma técnica de estudo como a de Richard Feynman, vencedor do prêmio Nobel em 1965.

Para aprender com a técnica de Feynman, que vou explicar abaixo, você precisa seguir quatro simples passos:

Willian Binder

Written by Willian Binder

Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 características de pessoas com pensamento crítico

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica