in ,

5 passos para desbloquear sua criatividade com mapas mentais

Criatividade.

Para algumas pessoas ter ideias ou soluções criativas é algo que acontece naturalmente, já para outras essa não é uma das tarefas mais fáceis.

Nos dias de hoje, ser criativo deixou de ser uma qualidade ou virtude e se tornou algo essencial para o tão sonhado sucesso profissional, independente da área de atuação.

Mas o que fazer quando nossa criatividade está bloqueada? Quando não surgem ideias criativas para aquele determinado assunto?

Talvez você precise fazer um mapa mental.

Nunca ouviu falar? Então, leia os próximos parágrafos, eles podem ajudar muito você.

Bom, primeiro vamos entender o que é o mapa mental.

É um método de organizar pensamentos e compreender ideias. São diagramas usados para ajudar a organizar visualmente informações. Geralmente, começa com uma ideia ou tema central, no centro do mapa.

Subseções ramificam para fora do centro como galhos de uma árvore, mas serão organizadas ao redor, em vez de apenas colocar ideias para cima e para baixo.

São utilizadas muitas cores, marcadores, e vários tamanhos de texto, para organizar a informação. As cores ajudam a agrupar partes de uma ideia, e os textos de tamanhos diferentes ajudam a diferenciar subconjuntos de informações, ou partes mais importantes do mapa.

Se você tem dúvidas se isso realmente funciona, então veja esse dados:

  • Um estudo de 2002 descobriu que alunos que usaram o mapeamento da mente para ajudá-los a estudar obtiveram um aumento de 10% na capacidade de recordar informações.
  • O mesmo estudo ainda projetou que os alunos que estavam mais familiarizados com o processo e mais motivados para usá-lo, poderiam ter um aumento de 15% no seu aproveitamento.

Recomendamos para você:

Rogério Fonseca

Written by Rogério Fonseca

Profissional responsável pelo desenvolvimento e gestão de conteúdo para materiais on e off line, peças e campanhas publicitárias, no desenvolvimento de estratégias de atuação em diversas plataformas de social media, gerenciar ações com novas mídias, monitoramento e gerenciamento de redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 belas árvores bonsai que poderiam decorar a sua casa

Ela descobriu que tinha câncer. Sua reação? Visitar as 7 maravilhas do mundo em 13 dias.