ser introspectivo - qual melhor caminho para introspecção (1)
Crédito: | Pexels
in

O caminho certo para ser introspectivo (sim, há um caminho errado para introspecção)

A introspecção pode ser prazerosa, mas o problema é que ela também pode ser prejudicial. A psicóloga Tasha Eurich sugere maneiras de escapar das armadilhas da mente e aprender a ser introspectivo do jeito certo.

Era terça-feira à noite, por volta das 23h. Me enfiei no meu escritório escuro e fiquei olhando para um novo conjunto de dados.

Algumas semanas antes, minha equipe e eu dirigíamos um estudo sobre a relação entre autorreflexão e resultados como felicidade, estresse e satisfação no trabalho.

Eu estava confiante de que os resultados mostrariam que as pessoas que gastavam tempo e energia examinando a si mesmas — sendo introspectivas — teriam uma compreensão mais clara de si mesmas e que esse conhecimento teria efeitos positivos ao longo da vida.

Mas, para minha surpresa, nossos dados contavam exatamente a história oposta. As pessoas que pontuaram alto na autorreflexão eram mais estressadas, deprimidas e ansiosas. Eram também menos satisfeitas com seus empregos e relacionamentos, mais egoístas e se sentiam menos no controle de suas vidas.

Além do mais, essas consequências negativas pareciam aumentar quanto mais elas refletiam.

A introspecção por si só não basta

ser introspectivo - qual melhor caminho para introspecção (1)
Ser ou não ser introspectivo, eis a questão. Crédito: Lucas Allmann | Pexels

Embora eu não soubesse disso na época, topei com um mito sobre autoconsciência e que os pesquisadores estão apenas começando a entender.

Por exemplo, Anthony M. Grant, psicólogo da Universidade de Sidney, descobriu que as pessoas que possuem maior percepção — que ele define como uma compreensão intuitiva de nós mesmos — desfrutam de:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica

Café da manhã saudável: 20 receitas fáceis e rápidas para as manhãs ocupadas