in

O caminho certo para ser introspectivo (sim, há um caminho errado para introspecção)

  • relacionamentos mais fortes;
  • senso mais claro de propósito;
  • maior bem-estar, auto-aceitação e felicidade.

Ainda, estudos semelhantes mostraram que pessoas com grande percepção sentem-se mais no controle de suas vidas, mostram um crescimento pessoal mais impressionante, desfrutam de melhores relacionamentos e se sentem mais calmas e com mais conteúdo.

Podemos gastar muito tempo sendo introspectivos, mas vir à tona sem mais autoconhecimento do que quando começamos.

No entanto, Grant e outros também perceberam não há relação entre introspecção e insight. Isso significa que o ato de pensar sobre nós mesmos não está necessariamente correlacionado com o conhecimento de nós mesmos. E, em alguns casos, eles ainda encontraram o oposto: quanto mais tempo os participantes passam na introspecção, menos auto-conhecimento eles têm.

Em outras palavras, podemos gastar uma quantidade infinita de tempo em autorreflexão, mas emergir sem mais autoconhecimento do que quando começamos.

Por que isso importa?

Depois de tantos anos pesquisando o assunto, eu passei a acreditar que as qualidades mais críticas para o sucesso no mundo atual — incluindo inteligência emocional, empatia, influência, persuasão, comunicação e colaboração — derivam da autoconsciência.

“Aprendendo a ser incrível em tudo que você faz”, por Tasha Eurich no TEDxMileHigh.

Se não formos autoconscientes, é quase impossível dominar as habilidades que nos tornam melhores jogadores de equipe, líderes e construtores de relacionamento, seja no trabalho ou no resto de nossas vidas.

A introspecção é sem dúvida o caminho mais universalmente aclamado para a autoconsciência. Afinal, que maneira melhor existe para aumentar nosso autoconhecimento do que olhar para dentro, mergulhar profundamente em nossas experiências e emoções e entender por que somos como somos?


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica

Café da manhã saudável: 20 receitas fáceis e rápidas para as manhãs ocupadas