in

O caminho certo para ser introspectivo (sim, há um caminho errado para introspecção)

O problema com a introspecção não é que seja categoricamente ineficaz, mas que nem sempre fazemos o certo.

Quando examinamos as causas de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, tendemos a procurar as respostas mais fáceis e plausíveis. Geralmente, nos fazemos perguntas de “por que” e, uma vez que encontramos uma ou duas explicações, paramos de procurar. Isso pode ser o resultado de nosso viés de confirmação, que nos leva a nos inclinarmos para razões que confirmam nossas crenças existentes.

O problema das perguntas de “por que”

ser introspectivo - qual melhor caminho para introspecção (3)
O melhor caminho para introspecção é fazer as perguntas certas. Crédito: Elle Hughes | Pexels

Perguntar “por que” pode fazer com que nosso cérebro nos engane.

Digamos que peço que você liste todas as razões pelas quais seu relacionamento está indo do jeito que está. E digamos que ontem à noite, seu marido permaneceu no happy hour do escritório mais tarde do que o planejado, deixando-a sozinha para preparar o jantar para a visita dos seus sogros.

Por causa de algo chamado de “efeito de recência” este poderia ser o seu pensamento mais importante sobre o seu relacionamento, então, em resposta à minha pergunta, seu cérebro pode direcioná-la para a primeira explicação disponível — ele não passa tempo suficiente em casa e me deixa para lidar com seus pais — embora esse comportamento seja bastante raro.

Da mesma forma, digamos que seu marido tenha ido ao happy hour e, quando voltou para casa, te surpreendeu com a reserva de um passeio para vocês dois no fim de semana. Nesse caso, seu cérebro poderia enganá-la a pensar que seu relacionamento está indo melhor do que realmente está.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica

Café da manhã saudável: 20 receitas fáceis e rápidas para as manhãs ocupadas