in

O caminho certo para ser introspectivo (sim, há um caminho errado para introspecção)

Os estudantes “por que” se mostraram resistentes à avaliação negativa. Como os autores do artigo dizem:

“Provavelmente, os participantes que se concentraram no porquê usaram seu tempo de reflexão para racionalizar, justificar e explicar as informações negativas.”

Os estudantes “o que”, por outro lado, foram mais receptivos aos mesmos dados e à noção que isso poderia ajudá-los a se entenderem.

A lição aqui é simples.

Perguntar “o que” pode nos manter abertos para descobrir novas informações sobre nós mesmos, mesmo que essa informação seja negativa ou esteja em conflito com nossas crenças existentes. Perguntando “por que” pode ter o efeito oposto.

Em seu momento introspectivo, faça a pergunta certa!

ser introspectivo - qual melhor caminho para introspecção (5)
Quando introspectivo, investigue “o que” está acontecendo. Crédito: Vincenzo Malagoli | Pexels

No decorrer da minha pesquisa sobre insights, minha equipe e eu reunimos um grupo de 50 “unicórnios de introspecção”: pessoas com alta classificação em autoconsciência (tanto por elas mesmas quanto por outras pessoas).

Quando analisamos os padrões de fala, nossos unicórnios perguntavam “o que” com muito mais frequência do que “por que”. De fato, quando analisamos as transcrições de nossas entrevistas, “por que” apareceu menos de 150 vezes, mas “o que” apareceu mais de 1.000 vezes.

Um unicórnio, uma mãe de 42 anos que abandonou a carreira como advogada, explicou da seguinte maneira:

“Se você perguntar ‘por que’, eu acho que você está se colocando em uma mentalidade de vítima. Quando sinto algo diferente de paz, eu digo ‘O que está acontecendo?’; ‘O que estou sentindo?’; ‘Qual é o diálogo dentro da minha cabeça?’; ‘Que outra maneira posso ver essa situação?’ ou ‘O que posso fazer para responder melhor?’.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica

Café da manhã saudável: 20 receitas fáceis e rápidas para as manhãs ocupadas