in

Três percepções surpreendentes sobre sucesso e felicidade

Às vezes, as descobertas da pesquisa sobre bem-estar parecem um pouco óbvias: a gratidão te fará mais feliz; atenção plena reduz o estresse; é bom ser gentil.

Mas as descobertas de outros estudos são muito mais contraintuitivas.

Esse tipo de pesquisa desafia como pensamos que o mundo funciona; se estivermos abertos a isso, pode mudar drasticamente o nosso dia a dia e as nossas comunidades.

No 5º Congresso Mundial da Associação Internacional de Psicologia Positiva – uma conferência de quatro dias realizada no início deste mês com mais de 1.300 participantes – ouvi três ideias que desafiaram minhas suposições.

Elas ofereceram novas maneiras de pensar sobre as coisas que mais queremos na vida – incluindo saúde, sucesso e felicidade.

Confira:

1. Você não precisa ser carismático para ter sucesso

Percepções surpreendentes sobre sucesso e felicidade

O que impulsiona o alto desempenho no trabalho?

No passado, os pesquisadores de negócios se concentravam em quanta influência ou informação os funcionários conseguiam acumular em sua organização. Eles visualizaram redes complexas de interconexões, com os trabalhadores mais influentes e experientes no centro.

Mas Kim Cameron, professor da Universidade de Michigan e pioneiro no campo da psicologia organizacional positiva, tentou um novo tipo de mapeamento: ele traçou funcionários pela sua “energia relacional”.

A energia relacional é o quanto suas interações com os outros motivam, revigoram e energizam (em vez de esgotá-los ou exauri-los, algo que todos já experimentamos).

O resultado? A rede de energia relacional previu desempenho quatro vezes melhor que redes baseadas em influência ou informação.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A chave para encontrar o seu propósito de vida que ninguém quer admitir

O hábito destrutivo de avaliar tudo o que fazemos (pare agora mesmo)