in

A melhor forma de usar seu tempo para ser feliz, segundo a ciência

Considerando que uma perda de R$100 hoje tem o potencial de ser recuperada amanhã, uma hora perdida não pode ser recuperada.

Decidir como usar o tempo é uma decisão onde há uma consequência clara.

Mas o que pode não ser tão óbvio é exatamente como nossas decisões sobre como usar o tempo se relacionam com nossa felicidade momentânea e de longo prazo.

Um volume crescente de pesquisas examina essa questão.

Sim, estudos encontraram evidências iniciais de que, em média, as pessoas sentem emoções mais positivas (como felicidade e alegria) quando se envolvem em atividades de lazer, como se exercitar e socializar, do que quando estão no trânsito, trabalhando e fazendo tarefas domésticas.

Mas maximizar a felicidade parece ser mais complicado do que simplesmente maximizar o tempo de férias.

Em um dos estudos mais inspiradores sobre este tópico, alguns entrevistados relataram sentir-se mais felizes no trabalho (versus lazer ou outras atividades), sugerindo que existem diferenças individuais sobre como o uso do tempo em atividades promove a felicidade.

Outros estudos que utilizaram métodos de coleta de dados mais sofisticados sugerem que formas relativamente ativas de lazer, como exercício e voluntariado, estão ligadas a um humor positivo diário maior em comparação a formas mais passivas de lazer, como assistir TV, relaxar e cochilar.

Outros ainda têm uma visão de longo prazo da felicidade e investigam o que cria um senso de significado na vida das pessoas.

Maximizando a felicidade do dia a dia

Como usar seu tempo para ser mais feliz, segundo a ciência

Quando os pesquisadores acompanharam as atividades em que as pessoas relataram sentir-se felizes, vários temas surgiram.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 3 estágios da falha na vida e no trabalho (e como corrigi-los)

10 coisas que os profissionais felizes fazem antes das 10h