MINDFULNESS: conheça as práticas e suas vantagens!
MINDFULNESS: conheça as práticas e suas vantagens!

MINDFULNESS: conheça as práticas e suas vantagens!

Saiba como utilizar essa técnica e potencializar seu poder de foco para aumentar sua produtividade!

publicidade

Enquanto você realiza alguma atividade diária, como pentear o cabelo, tomar um banho ou arrumar seu quarto, sente que está focado no que está fazendo no momento? 

Pode se dizer que, quando estamos realizando alguma tarefa e não estamos pensando no que tem que fazer, ficamos em “piloto automático”.

Não sei se você é assim, mas o fato é que a maioria das pessoas se identifica, porque somos criaturas pensantes e é normal a mente ficar cheia de distração.

publicidade

Você se considera uma pessoa distraída?

Se você alguma vez já passou por momentos de distrações, saiba que isso é normal entre as pessoas. Esses eventos acontecem por falta de foco do momento presente.

Estamos constantemente nos preocupando com o futuro, relembrando o passado e vagando em mil ideias e coisas, assim não estamos 100% conscientes dos acontecimentos ao nosso redor.

mindfulness

E essa falta de consciência pode fazer com que você perca momentos essenciais de sua vida. Essas distrações te levarão a um estado de estresse e ansiedade, comprometendo consideravelmente a sua produtividade. 

publicidade

Por isso, é importante que você saiba o que é e como usar o mindfulness para evitar ser tão distraída e viver melhor.

O que significa Mindfulness?

O Mindfulness é um conjunto de técnicas cientificamente comprovadas que ajudam pessoas a ter foco no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro afetar o processo.

Essas técnicas tornam sua mente mais ativa e saudável, assim sendo um aliado para enfrentar com mais maturidade as intempéries da vida.

O objetivo principal dessas técnicas do mindfulness é fazer a pessoa distraída sair do estado de consciência e viver uma vida com plena sensação e sentimentos no presente. 

mindfulness

publicidade

O nosso cérebro está sempre buscando prazer e conforto, ele não quer gastar muita energia, por isso tome cuidado com essa “preguiça” de pensar. 

Sabe o que isso significa? Simples, isso quer dizer que quanto menos decisões conscientes tiver que tomar, menos energia mental seu cérebro vai gastar, resultando em mais conforto para o cérebro.

O mindfulness ajuda exatamente nesse ponto, fazendo com que a pessoa não fique em “modo zumbi”. No início do processo de transformação vai se desconfortável, mas depois é tranquilo e transformador.

Para que serve o Mindfulness no seu tratamento de distração

  • Melhora a memória para as tarefas no trabalho;
  • Incentiva a criatividade;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Melhora na capacidade de concentração;
  • Protege o cérebro de eventuais problemas;
  • Acaba com os problemas de insônia;
  • Ajuda no controle do estresse e ansiedade.

mindfulness

Saiba como aplicar o Mindfulness e ajudar na produtividade

Ser distraído afeta significativamente a sua performance em tarefas diárias, uma vez que você não está focado em uma atividade, acaba produzindo bem menos resultados.

Por isso, é importante se perguntar, como alguém pode ter um bom resultado com um mente no passado, no futuro e pensando em coisas que fazem ficar vagando no nada?

Isso é sério, pois um estudo na Universidade de Harvard concluiu que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando sem rumo. 

Além disso, Isso também acontece com a gente, não é um problema de algumas pessoas, se distrair fácil pode acontecer com você mais do que imaginamos.

Tudo isso nos mostra que perdemos metade das nossas vidas sem realmente viver no presente, dessa maneira, não realizando nossos objetivos de vida. 

mindfulness

O que fazer quando as distrações afeta nossa produtividade?

Para que isso não afete nosso modo de viver, existem o estado de Flow, que significa fluir. É um estado da mente que a pessoa sente-se realizada e completamente engajada no atividade que está fazendo momento.

Seja no trabalho ou em um projeto particular, o estado de Flow vai te ajudar no combate da falta de foco e nas distrações de sua mente.

Vale ressaltar que esse estado não é fácil de entrar, porque estamos sempre tentando fazer várias coisa ao mesmo tempo.

O grande vilão para nossos momentos de estado de Flow é o usado de redes sociais em excesso. Mas com um bom treino diário de foco, é possível chegar no que você procura.

Uma vez entrando nesse estado, você chegará em um ponto de deixar qualquer pendência e pensamento em questão de segundos.  

Saiba como entrar em modo Flow para potencializar sua produtividade

  • Se deixe levar pelo processo de realizar a atividade;
  • Acabe com a procrastinação corretamente;
  • Não busque apenas o resultado final;
  • Tente manter-se atento e controle o estado de consciência;
  • Estabeleça metas desafiadoras e realistas;
  • Concentre-se na tarefa, buscando a transcendência ou a êxtase;
  • Faça de cada atividade um jogo.

mindfulness

Como o Mindfulness pode te levar a atenção plena?

Essas técnicas de mindfulness permitem que você eleve sua concentração e foco, conseguindo assim atingir todos as vantagens que listamos anteriormente.

Os exercícios de mindfulness são basicamente técnicas de concentração e foco que pode ser aprendida por qualquer pessoa. 

Inclusive, muito dessas técnicas são usadas por empresas como atividade terapêutica para seus funcionários. 

Veja alguns exercícios de Mindfulness para se tornar uma pessoa melhor

  • Meditação de cinco minutos todos os dias;
  • Ter um horário específico para fazer determinadas tarefas;
  • Manter o controle de ansiedade e estresse;
  • Se sentir bem consigo mesmo;
  • Ter momentos de respiração durante o dia.