Você realmente quer mudar o mundo? Então medite!

A consciência pode ser muito mais do que acreditávamos que fosse.

publicidade

A meditação de plenitude está recebendo muitas notícias positivas ultimamente no mundo, com mais e mais pessoas começando a meditar diariamente; e discutindo todos os benefícios que acompanham a prática.

Uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo, em Ontário, descobriu que um mínimo de 25 minutos diários de ioga e meditação podem melhorar a função cerebral, o controle emocional e os níveis de energia!

Os benefícios incluem a liberação de endorfinas, aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e redução do foco em pensamentos ruminantes.

publicidade

Entretanto, além de tudo isso, há ainda um aspecto fenomenal da meditação que tem um impacto profundo na maneira como vemos o mundo, e essa é a relação entre meditações regulares e os padrões comportamentais da sociedade como um todo.

Meditação em massa derruba a taxa de criminalidade

Mude o mundo meditando

Em 1960, foi previsto por Maharishi Mahesh Yogi que, se apenas 1% da população se reunisse e meditasse juntas, haveria um efeito benéfico em toda a população.

Esta teoria foi posteriormente testada em 1976, quando descobriram uma redução de 16% na taxa de criminalidade quando 1% da população local meditava em um grande grupo.

publicidade

Esse fenômeno foi apelidado de “O Efeito Maharishi”, que foi definido como a influência da prática meditativa no ambiente social e natural em torno dos meditadores.

Desde então, foram realizados vários experimentos que demonstraram ainda mais essa capacidade, produzindo avanços na redução do crime e no apoio à saúde e influência positiva na sociedade como um todo.

Talvez o que é mais notável, e o que dá mais evidência para esse efeito, é que ele é previsível todas as vezes.

Um dos estudos mais significativos realizados sobre esse efeito ocorreu em 1993, quando um grande grupo em Washington DC conseguiu reduzir a criminalidade violenta acima de 20% na cidade.

Um dos estudos mais recentes ocorreu entre 2007 e 2010; durante esse período, a Universidade Mararishi de Administração, em Iowa, criou um grupo meditativo suficientemente grande para influenciar os Estados Unidos como um todo.

publicidade

A análise estatística dos resultados mostrou uma queda maciça na taxa nacional de homicídios e nos crimes violentos urbanos, quando comparado ao período anterior de 2002 e 2006.

No total, a taxa de homicídios foi 21,2% menor no período de quatro anos, e os analistas estimaram que aproximadamente 8.167 mortes foram evitadas por essa mudança significativa.

Essa revelação nos últimos anos teve um efeito significativo sobre muitos cientistas no mundo, que estão se aproximando da teoria dos campos quânticos a partir da perspectiva de que a própria consciência pode ser muito mais do que acreditávamos que fosse.

Como você pode mudar o mundo

Mude o mundo meditando

É fácil ficar sobrecarregado observando o estado do planeta; as coisas estão ficando realmente intensas no mundo, sejam desastres naturais ou dramas políticos, é claro que há uma grande quantidade de destruição no caminho.

No entanto, esta nuvem escura tem um lado bom, porque há tanta informação sendo exposta, que continua revelando nosso lugar no cosmos e a oportunidade que se coloca diante de nós, que devemos optar por percorrer este caminho.

Esta informação sobre a meditação e seus efeitos no mundo ao nosso redor é uma ponte importante entre como o mundo é e como poderia ser.

Apenas 1% de uma população pode diminuir as taxas de criminalidade em 20%, então o que aconteceria se houvesse 5% de alguma população em particular meditando?!

Agora, é claro, existem aproximadamente 7,4 bilhões de pessoas neste planeta, e assim seriam necessários cerca de 74 milhões de pessoas meditando para ser 1% da população global.

Mas a equipe da Universidade Mararishi sugere que não é necessário 1% para fazer uma mudança no mundo, mas apenas a raiz quadrada de 1%, que é apenas cerca de 7.000 pessoas! Isso não é tanto assim!

Em última análise, podemos nos tornar catalisadores de mudança em nossas próprias famílias, comunidades e além, simplesmente meditando.

Pense nisso desta maneira; quantas pessoas tem na sua família? Na sua família imediata, talvez entre três e seis? Talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.

E no seu círculo social? Quem são seus amigos mais próximos e confiáveis? Quantos deles estão em sua vida? Esse número pode variar entre um e dez, e é claro que conhecemos muitas pessoas além disso também.

Vamos dizer, por exemplo, que você tem 9 membros da família e amigos próximos em sua vida; pessoas com as quais você passa mais tempo ou está mais conectado do que no geral.

Em relação a este pequeno grupo de pessoas em sua vida, você mesmo não é apenas 1% da população, mas quase 10%!

Isso é excelente, porque implica que se você meditasse regularmente por um período de tempo significativo, esse seu pequeno círculo social poderia potencialmente ver uma enorme diminuição da negatividade geral em suas vidas!

Estamos usando a “negatividade geral ” aqui simplesmente porque a maioria das pessoas em sua vida não são pessoas excessivamente violentas, mas para aqueles que são… isso pode ser particularmente útil!

Veja bem, ao olhar para o mundo inteiro em larga escala, é fácil ficar sobrecarregado e pensar: “sou apenas uma pessoa, como posso afetar o mundo todo?”

Quando você começa a meditar, a resposta se torna muito simples – comece com você mesmo e uma pessoa, grupo e comunidade de cada vez.

Quanto de meditação é suficiente?

Mude o mundo meditando

Esta é sempre uma questão comum, algumas pessoas querem entrar e começar a fazer horas de cada vez, e para outros até dez minutos pode ser difícil de começar.

Pelas nossas experiências, nós definitivamente experimentamos o benefício de meditar mais de uma ou duas horas por dia, e para especialistas em meditação, isso não deveria ser um problema.

Para aqueles que estão apenas começando, nós o encorajamos a reservar tempo para você meditar pelo menos vinte e cinco minutos por dia, e progredir a partir daí.

Isso pode parecer muito, mas nós realmente queremos encorajá-lo a se esforçar para levar a meditação a sério.

Se é a única prática espiritual que você deseja praticar, na nossa perspectiva ela é de longe a mais importante, devido não apenas aos efeitos que ela tem sobre sua própria saúde mental, emocional, física e espiritual, mas também ao efeito que ela tem no mundo em geral.

Se cada pessoa que ler este artigo meditasse apenas uma hora por dia todos os dias, haveria uma mudança suficientemente significativa na conscientização, o que poderia fazer com que essa prática se tornasse cada vez mais conhecida no mundo!

Então, para responder a essa pergunta; quanta meditação é suficiente? Nossa resposta é que você nunca pode ter meditação suficiente!

Além disso, geralmente quando você está meditando, você sabe quando acabou.

Tente praticar meditação regularmente em sua vida e veja quais mudanças começam a acontecer!

Como estamos todos conectados, isso não apenas expandirá sua própria consciência, mas ajudará nosso mundo em um nível global e até mesmo universal!

Você, como nós, também acredita que a meditação pode mudar o mundo? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Spirit Science Center escrito por Jordan Duchnycz.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e juntos vamos mudar o mundo para melhor!

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments