Mulher que cavou poço sozinha em busca de água ganha surpresa de internautas
Mulher que cavou poço sozinha em busca de água ganha surpresa de internautas

Mulher que cavou poço sozinha em busca de água ganha surpresa de internautas

Um exemplo de mulher/mãe esforçada, que merece!

publicidade

Nos últimos dias a história de uma mulher acabou viralizando nas redes. Joana Souza, de 31 anos, cavou um poço artesiano de três metros sozinha, foi a solução que ela encontrou para que a família humilde possa ter água.

Joana e sua família residem na área rural da cidade de São Félix do Xingu, no sul do Pará. Casada, ela também tem três filhos e cuida do marido que sofre sequelas de um AVC.

Um vídeo da mulher fez sucesso no TikTok e chamou a atenção do site Razões Para Acreditar. Eles decidiram abrir uma vaquinha online para ajudar a família e até o momento já foram arrecadados R$ 36 mil.

publicidade

Joana fazia venda de sabão caseiro passando de porta em porta, no entanto a renda mensal de R$ 300 despencou para praticamente nada por causa da pandemia. Nos últimos meses a família sobrevivia por causa da doação de vizinhos.

Para dificultar ainda mais a situação, a família sofre com a falta de água há quatro anos, e não tem condições financeiras de pagar o serviço. Sendo assim, a mulher decidiu cavar um poço sozinha.

Aqui é uma caixa d’água para mais de trezentas famílias no inverno. Quando chega o verão falta água, o limite da água baixa muito. Tem dia que tem, tem dia que não tem. Aí eu resolvi cavar o poço por causa disso”, conta.

publicidade

Embora estivesse disposta a fazer o trabalho, Joana nunca tinha feito nada parecido e contou com a lembrança do pai para guiá-la.

Eu fui nascida e criada na roça, de família pobre. Eu vi meu pai cavando poço. Tem uma ciência que a gente faz com galho de goiaba verde ou galho de amora e procura a veia d’água mais próxima da terra”, disse.

O trabalho começou a ser feito no dia 2 de julho, com ferramentas improvisadas ou emprestadas pelos vizinhos. Levou aproximadamente uma semana para que ela encontrasse água.

Todo o processo foi transmitido pelo aplicativo TikTok, que ela não conhecia mas aprendeu a usar: “Eu tenho Facebook e vi um anúncio do TikTok, baixei e devagarzinho fui aprendendo”.

O vídeo de Joana cavando o poço possui mais de dois milhões de acessos, ela conta que não imaginava que o arquivo teria ‘tanta carreira’ quanto teve. Dentre as várias pessoas alcançadas, uma foi Vicente Carvalho, fundador do site Razões Para Acreditar.

publicidade

Eu vi a história dela lá e até então ia virar um vídeo compilando a construção do poço, porque eu não conseguia falar com ela. Até que um dia vi que ela estava ao vivo. Entrei na transmissão e disse que queríamos contar a história”, conta Vicente.

Ele se mostrou muito feliz com a proporção que a história teve e o retorno das pessoas em busca de auxiliar essa família.

Sobre o dinheiro, Joana disse que pretende usar para reformar a casa de madeira onde vivem, montar um negócio de vendas para ter uma renda, além de claro, pagar para terminarem de cavar o poço.

Mais do que isso, Joana disse que gostaria de ‘dar aos filhos o que ela não teve’: “Vou dar para os meus filhos o que eu nunca tive. Quando eu era criança não tinha nem roupa para vestir, eu andava descalça, não tinha uma alimentação boa. Meus filhos vão ter essa oportunidade”.

Fonte: UOL