Não escolha o lado da vingança. A justiça de Deus NUNCA FALHA!
Não escolha o lado da vingança. A justiça de Deus NUNCA FALHA!

Não escolha o lado da vingança. A justiça de Deus NUNCA FALHA!

Deus sempre será justo, isso jamais mudará!

publicidade

Nunca fomos poupados de momentos difíceis e triste em toda a nossa vida. Essas batalhas que enfrentamos, muitas vezes até mesmo sem entender como tudo chegou ao nível de intensidade que chegou, sempre farão parte de nós.

Elas são responsáveis por montar cada pedaço de personalidade que nos constrói, em todos os momentos. Ainda que estejamos sempre confiantes nas ações e providências de Deus, muitas vezes nos questionamos se podemos suportar as aflições que passamos.

Quando pensamos que somos sempre rodeados de pessoas especiais, que nos amam de volta da mesma forma que nós as amamos, as coisas tomam rumos diferentes e as vezes nem entendemos o motivo de tudo isso acontecer.

publicidade

Como podemos ser tao mal tratados por pessoas que estavam ao nosso lado nos momentos mais difíceis? Como suportar a traição de nossa confiança e afeto, quando isso tudo está vindo de pessoas a quem mais amamos?

A verdade é que tudo isso se torna ainda mais intenso, justamente por entregarmos o nosso coração e carinho sem medidas, confiamos de forma automática de que todo esse sentimento é recíproco e jamais receberia outra coisa em troca, se não tudo aquilo que de bom depositamos.

Mas as coisas não são sempre assim. Somos feridos, abandonados e traídos o tempo todo – e muita vezes nem sabemos que coisas assim acontecem, porque tudo acontece por nossas costas, o que nos fere ainda mais quando só sabemos depois.

publicidade

E o que fazer em relação a tudo isso? Qual a postura que devo ter, já que Deus permitisse que tudo isso acontecesse de quem menos poderia esperar?

A justiça de Deus é a única coisa que jamais falhará conosco

Sempre aprendemos que tudo o que plantamos aqui, colheremos aqui. Todo o bem que fazemos para as pessoas nos fará com que recebamos todos os sentimentos bons de volta. Porém, as coisas não são sempre assim.

A verdade é que tudo o que fazemos para as pessoas, Deus não esquece. Sejam coisas boas e respeitosas, como nossas decadências em pensamentos e desejos impuros.

Isso não significa que por mais que você escolha ser um bom samaritano, os outros não serão sempre tão bons sempre com você. Pelo contrário, quanto mais afável você for, mais acrescentará ira em quem não é.

Quando não desistimos de fazer o bem, significa que sempre teremos o amparo de Deus nas mais diversas dificuldades. Como diz os versículos:

publicidade

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (Gálatas 6:9)

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2:14-17)

Ele sempre será justo com todos

Ser uma pessoa boa não é fácil, ainda mais quando tudo corrobora para que estejamos a retribuir toda a maldade e desrespeitos que passamos em muitas fases de nossas vidas.

Mas o que nos assegura sempre, é exatamente o que falamos mais acima. Deus sempre sabe e nunca esquece os desejos que temos em nossos corações. Ele ama a justiça!

Querer agir com nossas próprias mãos para retribuir o mal que nos fizemos é puramente humano. Todavia, jamais poderemos aceitar essas escolhas e deixar que qualquer desejo de vingança tome nossas vontades, precisamos lembrar que somos feitos a imagem de Deus.

Sendo assim, será mesmo que Deus agiria dessa forma? 

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2:10)

Aceitar que Deus cuida dos nossos casos é a melhor escolha

Uma das características de Deus é a sua imutável justiça. Ele sempre sabe o que buscamos fazer, a luta contra nossos desejos carnais, nossas batalhas internas contra o bem e o mal e os mais íntimos sentimentos que habitam em nosso âmago.

A sua justiça nunca mudará, isso é um dos atributos de Deus. Ele sempre será o mesmo em todas as situações de nossas vidas. E isso é o que devemos sempre lembrar quando estivermos nos sentido aflitos e com vontades que não são nossas.

Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. (Mateus 6:1-4)

LEMBRE-SE SEMPRE DISSO!

Tudo o que fazemos teremos que prestar contas. E devemos lembrar sempre disso, principalmente quando sentirmos vontades de agir em retribuição ao mal, quando pensarmos em vingança.

Da mesma forma que o Senhor é bom e justo para com nossas bondades, Ele também lembrará de todas as vezes em que cedemos em tentação de nos vingarmos, seja qualquer forma.

Deixe que Ele possa agir por você

E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. (Hebreus 10:24)

Não tente agir de formas que em seu lugar Deus não agiria. Saber que Ele cuida dos seus é o melhor remédio para todas as aflições que passamos em nossas vidas. 

Nunca será fácil sermos tratados com maldades por quem amamos. Ser traído, ser humilhado, ser abandonado são coisas que jamais poderemos evitar.

E o que podermos fazer, é apenas orar por todas as pessoas que nos afligem e acima de tudo pedir para que Deus tenha com misericórdia sobre a vida delas.

Pois sabemos que a colheita sempre vem do céu e a melhor coisa que devemos colher, é a misericórdia e a graça do Senhor em nossas vidas.

Confie. Deus sempre agirá por você!