NASA divulga fotos de tirar o fôlego de onde as estrelas nascem e comovem comunidade científica e entusiastas da área

Um grande passo para a humanidade!

publicidade

Quem nunca se pegou olhando para o alto e pensando nos mistérios e profundezas do Universo? Nessas horas, diversas perguntas saltam na nossa cabeça! “De onde viemos?”, “Como tudo isso começou?”, “Existe vida inteligente fora da Terra?” e “O que será que tem em meio a todas essas estrelas?” são algumas das mais comuns.

Tais curiosidades é o que move o mundo da pesquisa astronômica. E uma grande conquista chamou a atenção do mundo todo nos últimos dias: a NASA divulgou fotos surpreendentes e com uma nitidez inédita até então de onde as estrelas nascem! As imagens trouxeram lágrimas aos olhos de cientistas e entusiastas da área, alguns dos quais esperaram trinta anos para vê-las.

A tecnologia que possibilitou as fotografias é o Telescópio Espacial James Webb, o qual possui visão infravermelha, que é necessária para ver as cenas mais antigas, ou seja, mais distantes do Universo.

publicidade

Te interessa?

As imagens estão rodando o mundo e deixando as pessoas emocionadas. Créditos: NASA, ESA, CSA, and STScI

De acordo com o administrador da NASA, Bill Nelson, “essas imagens nos mostram como o Webb ajudará a descobrir as respostas para perguntas que ainda nem sabemos fazer; perguntas que nos ajudarão a entender melhor nosso universo e o lugar da humanidade dentro dele”. É de arrepiar!

O telescópio é reflexo de muita pesquisa, estudo e trabalho de diversos astrônomos. “sonhos e os transformamos em realidade para o benefício da humanidade. Mal posso esperar para ver as descobertas que descobrimos – a equipe está apenas começando!”, enfatizou Bill.

Prova de tudo isso é que as imagens capturadas pela tecnologia da NASA revelam a história do universo oculto em todas as fases da história cósmica – desde planetas vizinhos fora do nosso sistema solar, conhecidos como exoplanetas, até as galáxias observáveis mais distantes no universo primitivo.

publicidade

O CONHECIMENTO MOVE O MUNDO

Extremante animado com o resultado e futuras promessas do Telescópio, Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, não esconde o seu orgulho de toda a equipe envolvida no trabalho. “Essas primeiras imagens nos mostram o quanto podemos realizar quando nos unimos em torno de um objetivo comum, para resolver os mistérios cósmicos que nos conectam a todos”, afirmou. Com certeza tem muita coisa extraordinária por vir ainda!

Segundo os cientistas, o Telescópio ainda tem muito para proporcionar! Créditos: NASA, ESA, CSA, and STScI

Tanta complexidade e mistério chama a atenção de pessoas das mais variadas idades, condições econômicas e culturais. No começo do ano passado, a gente falou aqui no Awebic sobre a alagoana Nicole Oliveira, de 8 anos, que já atua em um projeto da NASA e chegou a identificar sete asteroides, sendo a pessoa mais jovem que conseguiu descobrir um asteroide.

publicidade

A pequena cientista já sonha alto e tem planos para o seu futuro. “Quero me formar em engenharia aeroespacial, para construir foguetes e levar as pessoas para o espaço. Meu maior sonho é que todas as crianças no mundo possam ter acesso à ciência, tecnologia, astronomia e tudo mais que sonharem”, afirmou.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

É a curiosidade e o conhecimento que movem o mundo e fazem a humanidade evoluir! Que mais pessoas curiosas e inteligentes possam continuar pesquisando e descobrindo os segredos do Universo. Quem sabe uma hora a gente não esbarre em um vizinho sideral?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar