Natal na Pandemia: 10 formas SEGURAS de manter a alegria e o significado das festas!

Veja o que você pode fazer para tornar o seu Natal em família alegre na pandemia!

Natal na Pandemia: 10 formas SEGURAS de manter a alegria e o significado das festas!
Natal na Pandemia: 10 formas SEGURAS de manter a alegria e o significado das festas!

Para várias pessoas neste ano, o próximo período de festas de Natal é uma lembrança amarga de solidão e perda.

Devido a pandemia do novo coronavírus, podemos não ser capazes de estar com os nossos parentes queridos, seja por que queremos manter todos seguros ou tragicamente porque perdemos alguém que amamos.

As dificuldades financeiras e de saúde que muitos estão enfrentando em cima dessa realidade na pandemia estão inevitavelmente levando a uma tristeza, ansiedade e estresse ainda maiores.

O Natal desse ano de 2020 será um pouco difícil para muitas famílias e pessoas que aproveitam esse período do ano para visitar parentes e matar a saudade das pessoas que amam.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 formas de como você pode tornar o seu Natal, apesar da pandemia, em um momento de celebração e felicidade com sua família em casa. 

comemoração-natal-pandemia

10 formas de tornar o Natal na pandemia agradável e feliz

Embora este conteúdo não possa trazer de volta as pessoas que amamos, possibilitar a celebração pessoal ou resolver as dificuldades financeiras de alguém, é muito bom aprendermos a ser felizes no pouco.

Confira a seguir ideias para que o seu Natal esse ano traga um significado e muita alegria para sua família, mesmo distante. Aproveite!

1 – Ajude as pessoas que fizeram diferença na sua vida

Tenha em mente as pessoas que fizeram parte da sua vida durante essa pandemia do coronavírus. Estenda a mão também para as pessoas que precisam do seu auxílio, pois do mesmo jeito que precisou de ajuda, outra pessoa também pode estar necessitando de uma.

Pense nas pessoas que tiveram impacto positivo em sua vida, mas que não têm ideia da influência que trouxeram para sua vida em quarentena. Procure essas pessoas e agradeça pela forma nesses momentos tão difíceis para todo mundo.

Faça-se essas perguntas:

  • Quem teve uma influência positiva em minha vida esse ano, mas talvez não tenha ideia de que fez a diferença?
  • Como posso encontrar nessas pessoas no Natal e entrar em contato para contar o que fizeram por mim?

comemoração-natal-pandemia

2 – Dê presentes de coração 

Os presentes mais memoráveis ​​que uma pessoa pode receber são feitos à mão. Qual a casa que não está cheia de obras de artes que os filhos criaram, não é mesmo? Que tal cultivar esse espírito nas crianças e adultos também?

Se você não se sente particularmente artístico e não tem uma área natural onde possa encontrar joias especiais na natureza, tente fazer uma caixa de lembranças ou um frasco “por que eu te amo” no qual você escreve memórias felizes em pedaços de papel ou histórias e pensamentos sobre por que você ama um amigo ou membro da sua família e dá a eles a caixa ou o frasco para as férias. 

Esse presente pode ser mais significativo do que qualquer coisa comprada em uma loja poderia ser. Por isso, feito de coração e com muito amor e carinho, a pessoa presenteada se sentirá especial, pois você usou o seu tempo para fazer um lindo presente de Natal.

3 – Crie maneiras divertidas de compartilhar presentes

Se as dificuldades financeiras o impedem de comprar os presentes que gostaria de poder comprar, tente criar um mistério e se divertir com o que você é capaz de dar. Talvez você decida fazer um lote dos biscoitos favoritos de alguém que você ama. 

Você pode colocar esses biscoitos em uma lata e depois escondê-los. Em seguida, você pode criar uma caça ao tesouro para que eles o encontrem, aumentando o prazer e construindo memórias divertidas em torno de um presente simples, mas amoroso. 

comemoração-natal-pandemia

4 – Conheça melhor as outras pessoas 

Escreva algumas perguntas instigantes e crie um jogo no qual você e seus parentes e amigos, seja pessoalmente ou por videoconferência, escolham certas perguntas para fazer uns aos outros. 

As perguntas podem plantar sementes de bondade e significado simultaneamente, trazendo você para mais perto. Confira a seguir algumas ideias para você começar com as perguntas:

  • Quando foi uma época em que você mudou de maneira poderosa para melhor?
  • Qual é a sua visão de um mundo melhor e o que você pode fazer para ajudar a concretizá-la?
  • Quais qualidades pessoais são mais importantes para você e para os outros?
  • Que tipo de pensamento ou sentimento você teve, mas nunca falou com alguém do grupo que está pronto para compartilhar agora?

5 – Torne o Natal o mais humano possível

Um dos efeitos colaterais positivos de não comprar muitos presentes é o menor impacto que causamos no meio ambiente. Nossos presentes caseiros geralmente têm uma pegada muito mais leve na Terra.

Pode ser difícil reconhecer esses benefícios quando estamos sentindo perda e privação, no entanto, isso pode ajudar intencionalmente decidir fazer escolhas humanas e sustentáveis no período do Natal. 

comemoração-natal-pandemia

Uma escolha gentil que podemos fazer é comer de maneira humana durante o Natal. Ao escolher uma refeição à base de plantas, produzida de forma sustentável e justa para as festas, que pode incluir muitos pratos festivos e tradicionais de baixo custo, você economiza dinheiro enquanto come com compaixão.

6 – Expresse sua gratidão apesar das dificuldades 

Não importa o que você perdeu ou sofreu neste ano de quarentena e pandemia mundial, certamente existem aqueles que lhe mostraram bondade e trabalharam para ajudar a prover o que você tem. 

Se você não consegue pensar em uma pessoa individual, volte sua atenção para grupos de pessoas, como:

  • Profissionais de saúde da linha de frente;
  • Socorristas;
  • Funcionários de supermercados;
  • Trabalhadores sem fins lucrativos;
  • Professores;
  • Fazendeiros;
  • Ativistas e humanitários;
  • E tantos outros que trabalharam incansavelmente neste ano horrível.

comemoração-natal-pandemia

Permita-se sentir gratidão e então encontre uma maneira de expressar seus agradecimentos, talvez por meio de um cartão ou uma palavra gentil no supermercado.

É incrível como a experiência de gratidão, mesmo quando é difícil de reunir, pode mudar nossa perspectiva positivamente.

7 – Peça perdão e perdoe

Com essa pandemia, mas do que nunca as pessoas se uniram, todos lutando contra um único inimigo: o coronavírus. Por isso, aproveite esse período de Natal para pedir perdão às pessoas que você magoou, e perdoe também.

Com isso, você fará do Natal um momento de reconciliação!

8 – Evite discussões desnecessárias

Já estamos passando por um momento difícil, não só nós aqui no Brasil, mas sim em todo mundo, por isso, evitar discussões é uma ótima dica para ter um Natal em família mais agradável.

9 – Faça doações e trabalho voluntário

Estamos em um ótimo momento para ajudarmos o próximo. Com a crise aumentando por causa da pandemia, muitas pessoas estão precisando de uma mão amiga, de uma doação ou algum tipo de prestação de serviço.

comemoração-natal-pandemia

Que tal você ajudar alguma família que está necessitada nesse Natal? Aproveite essa oportunidade para reunir a família e fazer algo de bom juntos.

10 – Cozinhe para sua família

Mesmo que seja uma coisa simples, cozinhe para sua família, faça uma comida gostosa, eles vão amar.

Aproveite também essa oportunidade pra fazer algo junto com os filhos, chame-os para ajudar na ceia de Natal, assim vocês estarão fortalecendo os laços do amor e do companheirismo.

publicidade