Nova biblioteca digital disponibiliza 15 mil livros GRATUITOS

Você pode acessar a BibliON por um aplicativo de celular

publicidade

Notícia boa para quem ama uma boa leitura! Agora é possível ter acesso a mais de 15 mil livros gratuitos pela BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo. Além disso, você também pode participar de clubes de leitura e oficinas de capacitação. Clique aqui para acessar e baixar o aplicativo no seu celular.

“A BibliON vai permitir que a gente amplie o acesso e estimule o hábito da leitura.  A nova plataforma tem o mesmo status e importância das bibliotecas estaduais e do sistema SiSEB. Uma instituição de caráter continuo e permanente, que acompanhará toda a evolução tecnológica e das pessoas. A BibliON será um poderoso instrumento para que o Brasil se torne um país de leitores. Neste primeiro ano de funcionamento, cada título do acervo de 15 mil livros será lido 1 milhão de vezes”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

É possível fazer empréstimo de duas obras em formato digital ao mesmo tempo por até 15 dias (imagem: Gazeta de São Paulo/SP Cultura)
publicidade

De acordo com o Governo de SP, o acervo estará em constante atualização, com obras dos mais diferentes gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas em formato de e-books e audiolivros. Clubes de leitura, podcasts, seminários, oficinas e atividades culturais também serão atrativos da BibliON.

Te interessa?

O bacana da ideia é que ela não pretende substituir as bibliotecas físicas. Mas, sim, atuar de maneira integrada, permitindo que pessoas possam acessar livros a qualquer hora do dia e mesmo estando geograficamente distantes.

Objetivo é transformar o Brasil em “um país de leitores” (imagem: Compara Plano)

Livros em alta

“É necessário que os projetos sejam pensados para privilegiar não apenas o acervo como também – e principalmente – o usuário, por meio de uma oferta variada de serviços que compõem o conhecimento além da leitura. É por isso que a essência da BibliON compreende o conceito de biblioteca digital, não em substituição às bibliotecas locais, mas integrada como forma de crescer seu público”, disse o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, segundo o site do Governo de SP.

publicidade

O aplicativo também permite que você faça listas, selecione favoritos, compartilhe dicas de leitura nas redes sociais, faça reservas e até sugira livros que poderiam entrar para o acervo. Ou seja, uma ferramenta bem completa e que vai fazer a alegria de quem gosta de literatura!

Tudo isso começou com um projeto piloto em janeiro de 2020. Na época, mais de mil obras foram disponibilizadas e 27 mil empréstimos foram feitos. Com a BibliON, esse potencial será expandido ainda mais.

Se olharmos os números recentes do mercado de livros, veremos que os brasileiros têm sede de leitura. Em 2021, as vendas aumentaram 30% em comparação com 2020, movimentando R$2,28 bilhões.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

E muita gente tem criado o hábito de ler e-books, o que pode tornar a BibliOn um grande sucesso. O que você achou dessa novidade?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar