Lionsgate

O que esperar do novo filme da franquia Jogos Vorazes?

Há poucos meses atrás Suzanne Collins anunciou que a série literária Jogos Vorazes ganharia um novo livro. Pois bem, recentemente a Lionsgate afirmou que já está produzindo a adaptação desse livro.

publicidade

Em junho do ano passado, Suzanne Collins, autora do fenômeno mundial que foi e continua sendo Jogos Vorazes, anunciou que a série de livros ganharia mais um exemplar. Até então, tudo o que sabíamos sobre essa nova narrativa era que se trataria de um prelúdio. De acordo com as informações fornecidas pela própria escritora, a história seria ambientada 64 anos no passado. Sendo assim, Katniss Everdeen não faria nenhuma participação nessa trama. Porém, era certo que a mesma abordaria os chamados Dias Escuros, período marcado pela primeira rebelião e guerra civil em Panem. Embora não contássemos com mais detalhes, como o nome do protagonista ou enredo central, era certo que faríamos uma viagem no tempo e veríamos como o que aconteceu na rebelião para que as gerações futuras fossem tão afetadas nos Jogos Vorazes.

“Com esse livro, eu queria explorar o estado de natureza, quem somos e o que percebemos ser necessário para nossa sobrevivência”, disse Collins ao The Hollywood Reporter. “O período de reconstrução dez anos após a guerra, comumente conhecido como Dias Escuros – quando o país de Panem ainda se recupera – fornece um terreno fértil para personagens lidarem com essas questões e, assim, definir suas visões de humanidade”, concluiu a escritora.

Pois bem, até então, essas informações ainda continham bastante subjetividade. Contudo, no final de janeiro desse ano, Collins revelou que o novo livro seria intitulado The Ballad of Songbirds and Snakes e que, surpreendentemente, Coriolanus Snow protagonizaria a história. Isso mesmo, o antagonista da trilogia Jogos Vorazes ganharia a oportunidade de apresentar seu ponto de vista para os leitores. Essa novidade chegou como uma bomba entre os fãs que, aliás, apresentaram opiniões polarizadas. Enquanto alguns apoiaram o conceito e acharam interessante a oportunidade de aprender um pouco mais sobre Snow; outros se preocuparam com a possibilidade desse livro humanizar e racionalizar as cruéis ações do antagonista. Bom, certamente o debate ficará ainda mais acalorado quando o exemplar começar a ser vendido no dia 19 de maio.

publicidade

Todavia, outra coisa que nos pegou desprevenidos foi a notícia de que a Lionsgate já está desenvolvendo uma adaptação cinematográfica para esse prelúdio. Visto que Jogos Vorazes: Em Chamas foi um dos maiores sucessos de bilheteria da produtora, é compreensível que a companhia esteja tentando a sorte com esse novo projeto.

O que esperar desse novo filme?

Illustration by Charles Chaisson for EW

Ao passo que a história se passa na juventude do personagem, é improvável que vejamos Donald Sutherland retornar ao papel. Além disso, graças à um trecho do livro, divulgado pela Entertainment Weekly, sabemos um pouco mais sobre o enredo central e o que podemos esperar ver na grande tela. Através da prévia apresentada, ficamos sabendo que Coriolanus Snow vem de uma geração muito respeitada no Capitólio. No entanto, status e influência nem sempre significam dinheiro. Sendo assim, apesar de ter que manter a aparência construída em torno da reputação de seus pais e avós, Snow também precisa de dinheiro para frequentar a universidade. Como forma de lidar com esse infortúnio, ele acaba se voluntariando para servir como mentor de uma garota do Distrito 12. Isso te parece familiar?

Em suma, veremos o peso que as questões geracionais terão nas decisões de Snow, assim como conheceremos os fatores que o levaram a se tornar o cruel ditador que vimos na franquia de filmes Jogos Vorazes. Aliás, enquanto aguardamos mais informações sobre a produção, vale lembrar que você pode conferir todos os filmes da franquia na Netflix.