‘Essa é a primeira vez’: pessoas em situação de rua vão ao cinema graças a projeto de estudantes

É muito legal conhecer projetos que dão este tipo de oportunidade para as pessoas

Imagem: João Ramondini/RICtv

Ir ao cinema pode parecer uma coisa bastante simples e natural para a maioria de nós. Mas e aquelas pessoas que não têm dinheiro nem para comida e abrigo? Pensando nisso, um projeto feito por estudantes de Psicologia de Londrina (PR) levou cerca de 30 pessoas em situação de rua para ver um filme gratuitamente na tela grande.

O longa escolhido foi Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e os participantes ganharam ainda pipoca e refrigerante.

“Muita emoção! Eu nunca fui ao cinema, essa é a primeira vez. Desde que eu me conheço por gente, eu só fiz coisa errada e nunca tinha entrado no cinema pra ver um filme”, afirmou Jhonatan, de 32 anos, ao RIC Mais. Ele saiu de São Paulo (SP) e partiu para Londrina em busca de um emprego como pedreiro, mas acabou indo morar nas ruas.

Te interessa?

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por UniFil (@unifillondrina)

As mentes por trás desse projeto sensacional são os irmãos Thalita e Yan Domene Bessani, estudantes de Psicologia da UniFil, e a professora Maisa Mie Murata, orientadora de estágios.

A ideia surgiu a partir do estágio que os dois estudantes fazem na Casa de Passagem, instituição que acolhe pessoas em situação de rua. Lá, Thalita e Yan viram as dificuldades que essa parcela da população enfrenta e como, além da falta de alimento e abrigo, eles também são privados de opções de lazer.

Eles apresentaram, então, a sugestão de levar os atendidos pela instituição ao cinema. O projeto foi muito bem-aceito. Para comprar os ingressos, as pipocas e os refrigerantes, eles fizeram uma vaquinha e, felizmente, conseguiram o dinheiro necessário.

Casa de Passagem atende pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade (imagem: site Casa de Passagem)

A magia do cinema

Até mesmo quem trabalha na Casa de Passagem foi contagiado pela alegria. “Eu me sinto realizada. Eles sabem o quanto eu cuido, brigo, exijo deles. Mas quando tem um momento como esse, é uma realização para mim também. Todos que chegam são bem-vindos e sempre falo que é hora de recomeçar”, disse a educadora social Lucélia de Oliveira.

É muito legal conhecer projetos que dão esse tipo de oportunidade para as pessoas. Quem acompanha o Awebic talvez se lembre do Cine Vovó, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (AL) que leva idosos ao cinema.

Ao final da sessão, realizada toda tarde de quarta-feira no Shopping Pátio, os idosos ainda recebem uma cesta básica como forma de ajudar na alimentação em casa.

Os dois projetos são ideias muito bacanas que merecem ser conhecidos e replicados em outras cidades do Brasil. Por mais que hoje haja várias plataformas de streaming e canais que transmitem filmes diariamente, nada se compara ao cinema.

Estar ali, no escurinho, vendo aquela tela grande, comendo uma pipoca quentinha é algo inigualável!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: RIC Mais

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar