O maior aliado contra as inflamações pode ser o consumo dessa PLANTA comum

Trate suas inflamações de forma natural!

O maior aliado contra as inflamações pode ser o consumo dessa PLANTA comum. (Imagens: Unsplash)

Muitas pessoas usam o açafrão para ajudar na cicatrização de feridas, porém, consumir açafrão para inflamação realmente funciona? Já parou para pensar nisso?

Uma determinada pessoa pode utilizar o açafrão para fazer chá e tempero para a comida, mas outras pessoas o usam para tratar a inflamação e as dores no corpo.

A verdade é que o principal ingrediente ativo encontrado no açafrão é a curcumina, essa substância é um bloqueador de inflamação. É tão eficaz quanto alguns anti-inflamatórios sem os principais efeitos colaterais.

Te interessa?

Confira a seguir como o açafrão pode ajudar você a tratar melhor o seu corpo e evitar doenças também.

Isso é importante para a sua saúde porque a inflamação desempenha um papel fundamental em todas as principais doenças do corpo.

açafrão
O maior aliado contra as inflamações pode ser o consumo dessa PLANTA comum. (Imagens: Unsplash)

Você usa o açafrão para fins medicinais?

O açafrão é um tipo de ingrediente que sua planta cresce na Índia, Ásia e América Central. Esse tipo de iguaria é relacionado com a planta de gengibre, no entanto, o açafrão tem um sabor pungente e amargo.

Além disso, as raízes da planta do açafrão secas tornam-se:

  • Pó;
  • Comprimidos;
  • Cápsulas;
  • Chás;
  • Extratos.

O açafrão quando bem usado é um tempero comum encontrado muito facilmente.  Com uma aparência amarela, ela é frequentemente utilizada para corante alimentar também, saudável e natural.

Uma coisa interessante é que os fabricantes de maquiagem usam o açafrão nos produtos de beleza por suas propriedades antioxidantes naturais e benéficas para a saúde também.

O poder do açafrão para tratar inflamações

O açafrão quando usado de maneira moderada e segura em forma de suplemento natural tem níveis mais altos do que o tempero utilizado na culinária, você sabia disso?

A verdade é que esse tipo de tempero é um ótimo complemento para uma dieta anti-inflamatória, resumindo, um tônico natural para ajudar o corpo no processo de cicatrização e tratar inflamações.

açafrão

O fato é que as propriedades anti-inflamatórias saudáveis e naturais tornam o açafrão um remédio popular para várias condições de saúde também, como:

  • Artrite e dores nas articulações;
  • Azia, problemas renais e colite;
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Várias pesquisas recentes já comprovaram que o açafrão tem o poder de ajudar na prevenção e reduzir a inflamação das articulações, isso não é maravilhoso?

Quando usado de forma correta, o açafrão reduz a dor, rigidez e inflamação relacionada à artrite. 

Para beneficiar o corpo e aliviar o sistema digestivo, é importante prestar atenção no consumo e muita atenção à quantidade do ingrediente em um suplemento.

A verdade é que doses altas podem causar dor de estômago e outros tipos de efeitos colaterais para a saúde.

Muitas pessoas não sabem, mas os benefícios de saúde do açafrão natural podem incluir níveis mais baixos de colesterol e melhorar a saúde do coração.

Quem precisa evitar consumir açafrão?

Para quem busca os benefícios do açafrão para a saúde, é importante lembrar também de quando evitar consumir açafrão para tratar doenças.

É fundamental ser cauteloso no tratamento e com todos os suplementos de ervas – inclusive o próprio açafrão. Isso porque esse tipo de ingrediente é seguro quando consumido em doses recomendadas por via oral ou aplicada na pele. 

Na maioria das situações de pessoas, quando um paciente consome açafrão para aliviar a dor, é seguro, porém, ele deve consultar seu médico e ter cuidado nas seguintes situações:

1 – Quem sofre deficiência de ferro

Se uma determinada pessoa sofre de deficiência de ferro, o açafrão pode interferir na forma como seu corpo absorve o ferro.

açafrão

2 – Quem tem distúrbios hemorrágicos

O açafrão tem o poder de reduzir a capacidade de coagulação do sangue, sabia disso? Além do mais, esse tipo de tempero pode aumentar o risco de sangramento para uma pessoa em certos medicamentos para afinar o sangue.

3 – Quem tem diabetes

O açafrão pode causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue. Muitas pessoas precisa ir no médico para só assim poder consumir qualquer coisa com açafrão.

4 – Quem tem pedras nos rins

O açafrão é rico em oxalato, um tipo de substância que pode se ligar ao cálcio para formar cálculos renais dolorosos.

5 – Quem tem doença da vesícula biliar

É fundamental você entender que o açafrão é perigoso se uma determinada pessoa tiver doença da vesícula biliar.

Quais são os efeitos colaterais do açafrão?

Quando você for se tratar com o açafrão, é importante você tomar cuidado com as dosagens.

Quantidades de até oito gramas diários por períodos limitados de tempo em pesquisas não produziram efeitos tóxicos.

açafrão

Porém, algumas pessoas experimentaram efeitos colaterais, como:

  • Dor de estômago;
  • Constipação;
  • Náusea;
  • Diarreia.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

A verdade é que a ciência precisa de mais estudos para determinar a segurança do uso a longo prazo do açafrão para tratamento medicinal.

Como escolher o seu suplemento alimentar de açafrão?

O fato é que os suplementos não são regulamentados como medicamentos, é importante você saber disso antes de querer se tratar por causa de indicação de alguém.

Por isso, é fundamental você fazer sua pesquisa sobre a empresa e marca que deseja escolher suplementar sua dieta e nutrir melhor o seu corpo.

Os extratos de açafrão são o tipo mais potente de suplemento, pois muitas pessoas utilizam para ajudar o corpo a se curar mais rápido.

Chá de açafrão para melhorar a saúde

É fundamental considerar a pesquisa se você quiser saber como consumir açafrão para curar doenças e potencializar sua saúde. 

Algumas pesquisas sugerem que 500 a 2.000 mg de açafrão diário têm benefícios para a saúde do corpo. O ingrediente na forma de extrato tem melhor desempenho quando o assunto é eficácia.

Além disso, é importante você lembrar que as recomendações oficiais de dosagem não estão disponíveis.

açafrão

Com isso, pode levar a algumas tentativas e falhas para determinar o que funciona melhor para você. Procure um profissional médico para você não correr o risco.

Os benefícios para a saúde ocorrem quando uma determinada pessoa combina açafrão com uma dieta saudável e atividades físicas diariamente. A verdade é: e se o açafrão não aliviar sua inflamação e dor no corpo?

Quando uma determinada pessoa precisar de opções não viciantes para alívio da dor, é importante buscar ajuda médica especializada.

Você gostou de saber mais sobre como o açafrão pode ser o seu grande aliado para tratar inflamações no corpo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar