O poder da gratidão para uma vida mais leve e feliz

A gratidão é um dos sentimentos mais bonitos que existe, e exercitar este sentimento no dia-a-dia contribui para a paz interior.

publicidade

A gratidão é um dos sentimentos mais bonitos que existe, e exercitar este sentimento no dia-a-dia contribui para a paz interior.

Reprodução/ clinprosaude

O poder da gratidão é real: uma verdadeira transformação acontece em nossas vidas quando sabemos agradecer pelo que nos cerca.

publicidade

Este tema merece ser tratado de maneira mais profunda e carinhosa. Pesando nisso, hoje trouxemos um conteúdo esclarecedor sobre o poder da gratidão.

Pequenas coisas se tornam grandes

publicidade

Em muitos momentos de nossas vidas, podemos pensar que não temos o que agradecer, nos sentimos desmotivados e infelizes. Mas se olharmos de maneira mais cautelosa, existem milhares de motivos que não estamos considerando nestes momentos.

Reprodução / Unsplash

É preciso ser grato de coração por sua saúde, pelas pessoas que te acompanham e querem seu bem e até mesmo por poder sentir uma brisa que refresca seu rosto em um dia quente. Tudo tem um ponto positivo que merece estar na lista de coisas para agradecer.

Mas existe mais um segredo para ser transformado pelo poder da gratidão: a frequência.

publicidade

A gratidão diária faz que você adquira um novo olhar e uma melhor compreensão sobre a sua vida.
Mesmo quando a situação parece ser só desfavorável, sempre podemos tirar um ponto positivo do momento, que seja o aprendizado para não passar pela mesma situação duas vezes.

Criando o hábito de agradecer

As pessoas que têm como hábito a atividade de agradecer, sentem mais satisfação e alegria nos pequenos detalhes do cotidiano. De certa forma, é como aquele ditado que diz que de grão em grão a galinha enche o papo, só que neste caso o grão representa cada acontecimento da sua rotina, e a galinha representa sua felicidade ao final do dia.

De maneira geral, quando alguém possui a capacidade de se sentir grato pelas pequenas coisas que acontecem na vida, esta pessoa deixa de concentrar sua felicidade e bem-estar em acontecimentos específicos para ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo.

E então você pode dizer: “mas eu não consigo ser assim, agradecer por tudo, sem sentir raiva, tristeza e angústia com algumas situações da vida”. Vale a pena lembrar que a gratidão não é uma espécie de blindagem eterna que mantém os pensamentos sempre protegidos de emoções consideradas negativas.

Você provavelmente ainda vai ficar nervoso, triste ou angustiado com certas situações, e está tudo bem. O importante é fazer com que estes sentimentos sejam só passageiros, e que a gratidão aos poucos tome conta.

O ato de se sentir grato faz com que a pessoa valorize seus acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos ao longo da vida.

Cientistas de todo o mundo tem analisado a gratidão. E os estudos só comprovam os inúmeros benefícios que ela exerce em quem a pratica no seu dia a dia.

A Ciência explica!

Por exemplo, em 2016, um estudo realizado na Universidade de Indiana, nos EUA, estudou 43 voluntários entre homens e mulheres de idades diversas. Como o fator em comum, todas elas faziam tratamentos de depressão e ansiedade. Destes indivíduos, 22 foram submetidos por três meses a escrever cartas que expressão a gratidão, agradecendo pelo dia que tiveram e pelos pequenos detalhes que fizeram parte dele. Enquanto isso, os outros não tinham esta rotina.

Ao final do estudo, verificou-se que aqueles que faziam as rotinas de gratidão ativaram uma área do cérebro responsável ela emoção e conseguiram tratar seus distúrbios com mais facilidade.

Outro especialista no assunto, o psicólogo americano Robert A. Emmons, também atestou, por meio de suas pesquisas, como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e gera o aumento da felicidade. Segundo seus estudos, ao sermos gratos liberamos dopamina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e prazer.

Seja mais grato- e consequentemente, mais feliz!

De acordo com a neurociência, quando uma pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina.

A dopamina é basicamente a substância da felicidade! É ela que motiva as pessoas a irem em busca de seus sonhos e objetivos. E ela funciona como um ciclo de realização: quanto mais você se sente feliz e realizado, mais seu organismo vai produzir a dopamina para que você sinta vontade de realizar outras metas. E quanto mais este ciclo se repete, mais ele se desenvolve no corpo.


Por isso, exercite sua gratidão e eleve suas emoções positivas, vitalidade e satisfação!

Mas atenção: as pessoas enxergam uma linha tênue entre ser grato e ignorar aspectos que precisam ser melhorados em outras esferas da vida. Na verdade é fundamental estar em constante evolução e desenvolvimento pessoal, por isso gratidão é muito diferente de estagnação.

Como substituir pensamentos críticos por gratidão

Desde o momento de seu nascimento, o ser humano registra informações de acordo com suas interpretações e crenças. Pensamentos como “eu não sou capaz”, “eu não consigo” ou “eu não mereço” são resultantes de frases que foram ouvidas em algum momento da vida e foram registradas como verdade. Aqui nós já mostramos para vocês por exemplo algumas crenças limitantes relacionadas com o universo feminino.

É preciso questionar este padrão de pensamento para que não se tornem verdades absolutas.

Questione seus padrões de comportamento, traga consciência para sua vida e veja a maneira com que eles atrapalham suas escolhas!