Ciência é um assunto que gostamos de publicar por aqui. Primeiro, porque nós acreditamos que o mundo — especialmente o Brasil — precisa de mais pensamentos científicos para evoluir.
Segundo, porque Neil deGrasse Tyson sabe como falar com o povo. Sim, ele fala de astrofísica com propriedade e pessoas comuns, como você e eu, conseguem entender.
O vídeo a seguir mostra Neil expondo suas opiniões sobre divulgação e ensino científico. Atenção: não há nada de desrespeitoso com as religiões, mas preste muita atenção no que ele diz em 2m39s de vídeo.
Clique no play — o assunto é mais pertinente do que parece
Clique aqui e veja no Facebook
Preste atenção que não há problema nenhum no fato de religião e ciência andarem juntas. Por exemplo, uma pesquisa realizada entre cientistas do MIT revelou que 52% acreditam em Deus ou numa força superior.
O problema é quando alguns pensamentos religiosos tentam interferir em como a ciência deve ser. Isso não dá certo, porque a ciência não funciona com base em crenças.
Religião atrapalha desenvolvimento econômico? Parece que sim.
De fato, economistas da Universidade de Princeton descobriram que altos níveis de religiosidade estão relacionados com níveis mais baixos de inovação científica.
“Lugares com maiores níveis de religiosidade têm menores taxas de inovação científica e técnica, medida pelo número de patentes per capita“, comenta Roland Bénabou, um dos economistas que estudaram a relação. Ele acrescenta que o padrão persiste “quando controla-se as diferenças de renda per capita, população e as taxas de ensino superior”.
Você pode ler o artigo na íntegra direto do site da universidade.
Deixe a ciência trabalhar
A discussão não deve ser resumida em que cada religião acredita. A questão é como as filosofias religiosas impedem o desenvolvimento econômico e tecnológico boicotando a ciência.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Qual é sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo — mas lembre-se da boa educação. Se quiser você pode compartilhar este vídeo com seus amigos.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. 😉