CURIOSIDADE: O que a cor da sua língua revela sobre a sua saúde?
CURIOSIDADE: O que a cor da sua língua revela sobre a sua saúde?

CURIOSIDADE: O que a cor da sua língua revela sobre a sua saúde?

Aprenda os significados da cor da língua e saiba quais doenças você pode ter!

publicidade

É muito importante para a saúde da nossa boca ter uma língua saudável, pois ela é responsável pelo paladar, manutenção do hálito e é essencial para a fala. 

Apesar dela muitas vezes passar despercebida, a variação de cor da língua pode dizer muito sobre o estado de saúde, sinalizando até mesmo quadros sérios, como anemia, diabetes e gastrites. 

Vermelha, branca ou rosa. Para uma análise precisa do língua, os dentistas recomenda verificar a cor uma hora depois da ingestão de alimentos, já que insumos podem provocar alterações na mesma. 

publicidade

Por isso, o melhor horário para verificar a cor da língua é pela manhã, antes de escovar os dentes. 

Como saber se a minha língua está saudável?

A nossa língua é essencial para diversas atividades desempenhadas pela boca, para que ela consiga executar suas funções corretamente, é fundamental que esteja saudável. 

Como saber se minha língua está saudável? Simples. Do ponto de vista médico, uma língua em bom estado é aquela que apresenta uma coloração rosada e limpa. 

cor-língua-doenças

publicidade

Por isso, se você notar algo fora desse padrão, o recomendado é você procurar um especialista para analisar. 

Como devo me cuidar a partir da minha língua? 

É muito importante que você saiba, é que o uso de medicamentos controlados, tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a coloração da língua. 

Além disso, para manter a nossa língua saudável, é essencial investir na higiene local e na hidratação do corpo bebendo bastante água. 

Com isso, o recomendado é fazer a escovação diária do dorso lingual. Além dessa higienização todos os dias, o acompanhamento profissional é muito importante para identificar se há algo de errado com o paciente. 

Um outro ponto muito importante é o câncer de língua do cigarro que não é raro, mas é bastante agressivo e mutilador. 

publicidade

Por isso, mesmo o câncer de boca, mais especificamente o de língua, tende a ser algo que as pessoas não pensam com frequência, pois ele afeta órgão que desempenha um papel crucial para comer e falar. 

cor-língua-doenças

Além do mais, desde o nosso nascimento, temos sintomas externos que advertem que algo não está certo. 

Graças a esses sintomas podemos detectar uma doença que pode ser fatal devido às manifestações das diferentes partes do corpo humano. 

O que a cor da língua fala sobre a nosso saúde?

Veja a seguir o que cada cor da língua do ser humano diz sobre a saúde. 

1 – Língua vermelha

Embora o estado natural da nossa língua seja rosa pálida, às vezes nós podemos observar que o tom muda ligeiramente. 

Por isso, se você teve essas mudanças devido a causa externa, como corante, isso pode revelar algo um pouco mais grave. 

A língua vermelha, por exemplo, pode ser um caso de infecção. Além disso, ela também pode estar relacionada a um possível sintoma de câncer.

2 – Língua vermelho brilhante

A falta de Vitamina B12 e Ferro podem fazer a língua do ser humano adquirir uma tonalidade vermelho brilhante. 

Essa cor vermelha brilhante geralmente acontece devido uma falta de carne vermelha, nozes ou alimentos ricos nesses nutrientes.  

cor-língua-doenças

3 – Língua violeta

Se a tonalidade da sua língua é levemente violeta, isso pode indicar uma manifestação da frequẽncia cardíaca. 

Nestes casos, a cor está indicando uma doença pulmonar causada pela falta de oxigênio no sangue

4 – Língua com camada de café

Quando a cobertura superior da língua está com uma tonalidade castanha, isto pode ser um sinal de problema pulmonar. 

5 – Língua com camada amarela

A língua amarelada está indicando uma condição relacionada com o órgão digestivo ou respiratório. Procure um especialista já!

6 – Língua com camada cinza

Se a pessoa sofre de doenças relacionadas com gastrite ou úlceras estomacais, talvez ela deverá ter bastante cuidado, pois isso são sintomas da doença. 

7 – Língua azul

Já a língua de cor azulada pode estar associada a um baixo nível de oxigênio nos tecidos, o que poderia motivar uma insuficiência cardíaca, uma má função circulatória ou algum tipo de distúrbio respiratório.

cor-língua-doenças

8 – Língua pálida

Se a sua língua está com uma tonalidade pálida, isso pode significa um sintoma de má nutrição. Se o seu corpo tenta se defender, mas por causa da falta de energia, não pode repelir os ataques de vírus de forma tão eficaz. 

9 – Língua branca

Quando uma pessoa está com a tonalidade da língua esbranquiçada, isso é um forte sinal de complicação no trato digestivo que normalmente é acompanhada de dor abdominal, inchaço e eventual esgotamento físico. Por isso, toma bastante cuidado quando você perceber que a sua língua está branca.

10 – Língua cinza

Se uma pessoa está apresentando a língua com essa colorização, isso pode está indicando um problema no estômago grave que foi ignorado devido alguns vírus ou bactérias. 

Nesses casos, é aconselhável fazer alguns testes para descartar qualquer tipo de doença contagiosa. Por isso, procure uma ajuda médica caso isso esteja acontecendo com você.

Além disso, você precisa procurar rever todos os tons até encontrar exatamente onde pertence.

cor-língua-doenças

11 – Língua com camada branca

Se você ou alguém que conheça esteja apresentando uma espécie de camada branca na parte superior da língua, tome cuidado, pois isso pode estar indicando um caso de doença candidíase oral.

Este tipo de fungo vive normalmente na boca do ser humano e nos órgãos reprodutores femininos, mas geralmente não é forte o suficiente para ser uma grande ameaça para a saúde da pessoa. 

Gostou de saber sobre o verdadeiro significado das cores da língua dos seres humanos? Esperamos que você tenha aprendido bastante sobre a saúde da sua língua.

Deixe nos comentários o que você acha sobre o comportamento do nosso corpo ao revelar doenças, e claro, que a nossa língua pode mostrar para nós. Ficaremos felizes em saber de você!