Explicando o que é alopecia, doença que fez a mulher de Will Smith ficar careca

Entenda melhor a causa da alopecia!

Explicando o que é alopecia, doença que fez a mulher de Will Smith ficar careca

Os fãs e espectadores ao redor do mundo ficaram espantados com o ator Will Smith depois que ele deu um tapa no rosto do comediante e ator Chris Rock na premiação do Oscar.

Depois que Rock fez uma piada sobre o cabelo de Jada Smith, esposa de Will Smith, e ainda brincar com a sequência do filme GI Jane (Até o Limite da Honra) comparando a careca da personagem, o ator surpreendeu muitos fãs.

Após esse acontecimento, muitas pessoas ficaram curiosas sobre esse tipo de doença e como ela se desenvolve e é tratada. O que é essa doença que a esposa de Will Smith tem?

Te interessa?

Jada Smith sofre de alopecia, uma doença que afeta os cabelos, será que existe um tratamento para essa doença? Continue aqui e entenda melhor o que significa a alopecia.

O que é alopecia? 

A alopecia é um termo dado pela ciência para definir um tipo de perda de cabelo, termo esse que pode incluir desde queda de cabelo no corpo a calvície comum na cabeça.

alopecia
Explicando o que é alopecia, doença que fez a mulher de Will Smith ficar careca. (Imagens: Unsplash)

Sabendo disso, a alopecia é um tipo de doença em que o sistema imunológico do corpo ataca os folículos capilares, consequentemente, causando a perda de cabelo.

Confira aqui alguns tipos de alopecia, são eles:

1 – Alopecia areata irregular

A alopecia areata irregular tem o poder de causar a queda de cabelo em manchas do tamanho de uma moeda.

2 – Alopecia totalis

Um pouco mais grande que a alopecia areata irregular, a alopecia totalis faz com que a pessoa perca todo ou quase todo o cabelo do topo da cabeça.

3 – Alopecia universalis

Já a alopecia universalis faz a pessoa perder todo ou quase todo o cabelo do resto do corpo e do couro cabeludo.

A alopecia é uma doença mortal?

Muitas pessoas que não conhecem bem esse tipo de doença acham que ela leva a pessoa à morte. A verdade é que a alopecia não é mortal.

Boa parte das pessoas que apresenta alopecia areata é saudável e não demonstra outros sintomas.

alopecia

O que pode causar alopecia?

A verdade é que vários fatores podem causar a perda de cabelo decorrente a doença de alopecia, como, por exemplo:

  • Histórico genético;
  • Alterações hormonais;
  • Condições médicas.

A queda de cabelo pode acontecer após uma pessoa consumir certos remédios e suplementos sem prescrição médica.

Além disso, certos tipos de penteados e tratamentos que acabam puxando os cabelos podem resultar em uma condição chamada de alopecia por tração. Já ouviu falar nisso?

Uma pesquisa publicada em 2018 comprovou que mulheres negras e hispânicas nos Estados Unidos da América têm um risco maior de alopecia em comparação às mulheres brancas e não hispânicas – embora todas possam experimentar queda de cabelo.

As crises de estresse podem causar alopecia?

O fato é que as pessoas podem experimentar a perda de cabelo vários dias após um impacto emocional ou físico, sabia disso?

Quem passa pela experiência do início da alopecia tem fontes recentes de alterações do estado emocional, como o próprio estresse, embora a ligação não tenha sido ainda provado por meio de pesquisas científicas.

Essa alteração no estado emocional pode acarretar alopecia em pessoas em riscos para desenvolver esse tipo de doença.

Além disso, pessoas em recuperação do novo coronavírus relataram perda de cabelo, que não é um sintoma do Covid-19, mas sim do estresse do tratamento da doença.

alopecia

Outros indivíduos que testaram positivo para a Covid-19 também relataram queda de cabelo devido ao estado emocional causado por:

  • Morte de um membro da família;
  • Perda de emprego e muito mais.

Embora várias pessoas possam não ser diagnosticadas com um tipo específico de alopecia, o estresse é um dos grandes fatores das pessoas perderem cabelo.

A queda de cabelo é permanente em quem sofre de alopecia?

A resposta para essa pergunta é: sim. Uma pessoa com alopecia pode perder os cabelos definitivamente, porém, muitas pessoas com as mesmas condições veem o cabelo crescer gradualmente de novo. 

As condições medicinais e as alterações hormonais podem causar a perda de cabelo permanentemente ou temporário, como:

  • Durante a gravidez;
  • Durante a menopausa.
alopecia

Para as pessoas com alopecia areata, o cabelo volta a se desenvolver sozinho com perda de cabelo menos extensa.

Além disso, as pessoas que viram o começo da doença em uma idade mais avançada, sem histórico familiar da doença, os cabelos podem voltar a crescer.

Como funciona o tratamento da alopecia?

Como você já sabe, a alopecia tem vários tipos, o tratamento para os diferentes tipos de alopecia podem incluir:

  • Medicamentos que ajudam no crescimento do cabelo;
  • Transplantes capilares e muito mais.

As pessoas que sofrem com alopecia do tipo areata podem usar injeções de corticosteroides para se tratar. 

Sendo assim, o tratamento para os tipos de queda de cabelo depende da causa da perda de cabelo. O fato é que a maioria dos tipos de queda de cabelo não tem cura.

O que Jada Smith falou sobre a alopecia?  

Em um episódio do talk show chamado “Red Table Talk” em 2018, a esposa de Will Smith falou aos fãs e espectadores que estava com problemas com a queda de cabelo.

alopecia

Ela diz o seguinte durante o bate-papo:

“Eu estava no chuveiro um dia, e então apenas um punhado de cabelo em minhas mãos, e eu fiquei tipo, ‘Oh meu Deus, eu estou ficando careca?’ Foi uma daquelas vezes na minha vida em que eu estava literalmente tremendo de medo.”   

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Na época, Jada Smith disse que tinha realizado todo tipo de teste e não tinha certeza sobre por que estava perdendo os cabelos. 

Ela ressaltou que as pessoas falavam que era estresse ou que ela estava sofrendo de alopecia. Desde essa época que Jada Smith continuou falando sobre sua condição de saúde e a perda de cabelo.

Além disso, a esposa de Will Smith compartilhou um vídeo na sua conta do Instagram nos passados de uma linha que apareceu com o cabelo curto que acompanhava a seguinte legenda: “Eu e essa alopecia vamos ser amigos”.  

Você gostou de saber mais sobre a alopecia e como essa doença pode fazer os cabelos caírem? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. 

Veja mais ›
Fechar