17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio

Vem dar uma olhada nessas inúmeras opções de almoço saudável, muito saborosas, que preparamos para te ajudar a variar essa refeição no seu dia a dia

17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio
17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio

Manter uma alimentação equilibrada às vezes acaba sendo algo difícil em um dia a dia corrido, e principalmente quando o assunto é cozinhar e organizar todas as refeições. 

Alimentação saudável, para muitos, é sinônimo de algo complicado e caro. Mas estamos aqui para te dizer e mostrar que não é bem assim.

Temos certeza que em algum dia dessa semana você já pensou em almoçar algo mais saudável, talvez uma saladinha, mas logo depois desistiu porque imaginou que não seria algo apetitoso ou que daria muito trabalho para preparar, não é mesmo?

Você não está sozinho(a). Saiba que isso acontece com muita gente, todos os dias!

O segredo está na variedade de ingredientes e nos temperos na hora do preparo dos alimentos. Isso mesmo. Simples, não é? Investir em diversidade e mais sabor é a chave do sucesso para ter um almoço mais nutritivo e delicioso.

E para facilitar sua vida, decidimos te mostrar algumas ideias de almoço saudável, de fácil preparo e que dá para levar para o trabalho, para você não ter mais preguiça de fazer ou dar desculpa por não está se alimentando bem.

17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio
17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio

Mas antes de te falarmos algumas opções de almoço, que tal te ensinarmos a montar teu prato para ele ser mais nutritivo e te dar mais saciedade?

Sim, saber montar seu prato é o primeiro passo para uma alimentação equilibrada. Ter consciência na hora que se alimenta e com o que se alimenta, são atitudes de extrema importância. Vamos aprender a montar seu prato?

As melhores receitas de WRAP FIT da web: 32 opções de recheios

COMO MONTAR SEU PRATO E DEIXÁ-LO MAIS SAUDÁVEL

Muito se fala sobre os pratos das refeições principais do dia, e principalmente do que é certo ou errado para comer. Mas a realidade é que isso não existe.

Você pode comer o que quiser, o que sentir vontade, devendo apenas se atentar às quantidades de cada alimento.

Então, como faz para ter um prato 100% saudável em todos os sentidos? Se baseie nas quantidades dos macronutrientes, proteína e carboidrato, e na de vegetais. Calma, vamos te ajudar a esclarecer tudo. É mais simples do que você pensa. 

Imagine o prato do seu almoço, metade dele você deve preencher com vegetais e saladas. Capriche na variedade. Vegetais crus, cozidos, folhas, o que você mais gostar. A outra metade do prato deve ser separada em outras duas partes.

Uma parte para proteínas animais ou vegetais, como carne de boi, frango, peixe, porco, ovos, grão de bico, soja ou lentilha. E a outra parte para os carboidratos, como arroz, macarrão, batata doce, grão integrais. 

Viu como é simples? Tenha sempre essa divisão do prato em mente que não tem erro. Você sempre vai ter uma refeição equilibrada se tiver isso como base. Agora vamos ver uma listinha com opções de almoço saudável que preparamos para você?

Aprenda a fazer esse OMELETE SIMPLES e transforme seu café

17 OPÇÕES DE ALMOÇO FITNESS

1. Porco assado + arroz de brócolis + feijão macassar + legumes assados

2. Tilápia grelhada + purê de batata doce com brócolis + legumes refogados no azeite

3. Patinho moído + arroz de brócolis com cenoura + macarrão de abobrinha e cenoura

4. Frango grelhado + arroz e feijão preto + salada crua

5. Salmão grelhado + purê de abóbora + legumes grelhados

6. Frango desfiado + batata doce + legumes ao forno

7. Soja + macarrão integral + legumes gratinados

8. Grão de bico + arroz de passas e castanhas + legumes cozidos

9. Lentilha + purê de batata doce + aspargos e cenoura grelhados 

10. Tilápia desfiada + macarrão intergral + batata souté

11.Maminha + feijão tropeiro + berinjela reacheada ao forno

12. Tofu + arroz de cenoura + legumes ao forno

13. Tilápia assada + purê de mandinhoquinha + salada crua 

14. Porco assado + purê de abóbora + legumes refogados no azeite

15. Frango desfiado + macarrão integral + folhas a vontade e legumes cozidos

16. Grão de bico + batata doce + legumes refogados

17. Patinho moído + inhame + legumes crus

Agora sim você está expert em montar seu prato de almoço saudável, além de já ter várias ideias para as refeições dessa semana. Lembre-se que são só algumas opções e você pode variar ainda mais de acordo com o que gosta, adicionando, trocando ou retirando algo.

E a gente ainda preparou uma surpresinha para você. Que tal, tentarmos deixar suas refeições ainda mais agradáveis e te ajudarmos a desenvolver uma boa relação com as comidas? Pensando nisso, colocamos algumas dicas que podem te ajudar com isso. Vamos dar uma conferida?

20 lanches saudáveis e PRÁTICOS para quem não quer perder tempo

DICAS PARA TER REFEIÇÕES MAIS AGRADÁVEIS

1. Monte seu prato de forma consciente

Se você está preparando sua marmita para o trabalho ou está em um self-service, preste atenção enquanto monta seu prato. Pense na fome que você normalmente tem nesse horário e coloque uma quantidade condizente com isso.

Evitar exageros e respeitar a fome e a saciedade são importantes para manter uma boa relação com a comida.

2. Procure comer na companhia de algum colega ou amigo 

Comida é algo além do nutrir. Ela estabelece relações afetivas e conexões entre as pessoas. E o que isso tem a ver com a minha relação com a comida?

Acontece que se você pensar apenas como algo obrigatório para a sobrevivência, você nunca se sentirá feliz enquanto come. Vai virar rotina ao ponto de você nem perceber a diferença dos sabores. 

Fazer suas refeições com amigos torna o momento mais prazeroso, você começa a prestar mais atenção no alimento e começa a criar sensações de felicidade, ligando a comida a um sentimento bom de prazer e alegria.

20 alimentos PODEROSOS que ajudarão na limpeza dos rins

3. Sempre coma algo que você gosta e que sente prazer comendo

Comer algo que não gosta não faz o mínimo sentido, não é mesmo? Fazer isso só piora tua relação com a comida porque toda vez que for comer, você ficará desmotivado por ser algo que não gosta.

Invista sempre em alimentos que te dão prazer em comer e incremente com mais tempero. Comer deve ser um dos momentos que mais te traz felicidade e relaxamento durante seu dia. Tenha sempre isso em mente.

Chegou a hora de colocar as ideias para o almoço da semana em prática e caprichar bastante na criatividade e nas combinações. Lembre-se sempre em manter as divisões dos alimentos na hora de montar seu prato.

É o segredo do sucesso para uma refeição rica em diversos nutrientes e em muita saciedade, além de você poder comer tudo o que gosta e variar bastante, melhorando assim, tua relação com a comida. 

Espero que você tenha gostado de todas as nossas dicas em relação a alimentação, que você aproveite bastante na hora de cozinhar e que possa te ajudar sempre no seu dia a dia.