Esse pão de queijo caseiro é a melhor receita para o café da manhã

Receita muito fácil e prática!

Esse pão de queijo caseiro é a melhor receita para o café da manhã
Esse pão de queijo caseiro é a melhor receita para o café da manhã

Pensar em um café da manhã delicioso é sinônimo de mesa farta com muitas variedades de frutas, frios, pães, sucos e café. E nada melhor do que variar essa refeição sempre que possível e já começar o dia com toda a animação possível, não é mesmo?

E para te ajudar a garantir não só um café da manhã gostoso, mas também muito nutritivo, trouxemos para você uma receita muito simples e prático de uma comida extremamente brasileira, o pão de queijo. Isso mesmo.

Se você já pensou alguma vez que pão de queijo delicioso só consegue comer em padaria, está muito enganado. 

Te interessa?

Vamos te mostrar o quão fácil é fazer essa delícia em casa, para assim, você aproveitar bastante no seu café da manhã e saborear juntamente com sua família. Temos certeza que todos vão amar e se viciar. 

Não se esqueça de anotar todos os detalhes que são importantíssimos, certo? Vamos lá dar uma olhada nessa receita bem prática?

Esse pão de queijo caseiro é a melhor receita para o café da manhã
Esse pão de queijo caseiro é a melhor receita para o café da manhã

Receita de pão de queijo caseiro

Ingredientes

  • 5 ovos; 
  • 1 xícara de café de leite; 
  • 9 xícaras de café de polvilho doce;
  • 1 xícara de café de água; 
  • 1 copo de queijo ralado;
  • 1 xícara de café de óleo;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Para começar essa delícia de receita, pegue uma panela, leve ao fogo baixo e acrescente a água, o leite, o óleo e o sal e deixe ferver. Fique mexendo até chegar ao ponto de fervura. Enquanto isso, pegue um recipiente e adicione o polvilho doce. 

Nesse recipiente, acrescente ao polvilho a mistura quente que estava no fogo e misture até esfriar. Quando chegar à temperatura ambiente, adicione o queijo ralado e continue misturando.

Após isso, acrescente os ovos, um por um. Não se esqueça de continuar misturando até ficar com a consistência de uma massa homogênea e com um ponto firme para modelar com as mãos. 

Agora está mais perto dessa delícia de receita ficar pronta e você poder saboreá-la. Molde com as mãos a massa no formato e tamanho que você preferir. Lembre-se de untar as mãos para o seu trabalho ficar mais fácil, certo?

Em seguida, coloque-os em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido, à 200°, por aproximadamente 20 minutos.

Nesse momento, te aconselhamos a ficar de olho, porque o seu pão de queijo pode ficar douradinho antes mesmo de completar os vinte minutos. Após isso, só servir e aproveitar um excelente café da manhã. 

Pão de queijo caseiro no ponto certo

Sobre a gordura: você precisa saber disso

A gordura é algo necessário para o seu pão de queijo ficar com uma massa perfeita, mas você precisa tomar cuidado com o excesso dela. Não importa qual gordura você use, seja banha, manteiga, margarina ou óleo, ela é de extrema importância para garantir a maciez da sua massa.

Mas se atente as proporções da receita para não exagerar e sua massa ficar muito pesada, certo? Esse é o grande segredo com relação ao uso da gordura. Use a quantidade correta para garantir a melhor massa que você já comeu na vida. 

Um segredo sobre o leite

Muitos se questionam se o usa de leite é de real importância nessa receita de pão de queijo. E temos que te dizer que é sim.  A função do leite aqui é dar estabilidade à massa e reter a umidade, o que ajuda para que no final ela fique mais crocante. 

Mas isso só vai de fato acontecer se o leite estiver com soro. Caso você opte por usar no seu preparo algum iogurte, certifique-se que ele seja integral e tenha soro, certo?

Uma dica sobre o polvilho 

Outra dúvida que muitas pessoas têm é se devem usar polvilho doce ou azedo nessa receita. A resposta para isso é: tanto faz. Lógico que a depender do que você usar, vai gerar um resultado diferente em relação a sua massa mas vai ser tudo de acordo com a sua preferência.

O polvilho azedo, por exemplo, faz com que a massa cresça mais e deixa ela mais seca quando esfria. Enquanto que o polvilho doce costuma ser mais denso, ou seja, sua massa fica mais compacta.

Cabe a você decidir que tipo de massa te agrada mais para daí resolver qual polvilho usar. Mas já te adiantamos que ambos deixam essa receita deliciosa. 

Quando colocar o pão de queijo no forno

E para finalizar nossas dicas, um segredo que é de extrema importância. Lembre-se de enquanto você estiver cozinhando e preparando as coisas deixar o forno pré-aquecendo a uma temperatura alta, próxima de 250ºC, por aproximadamente vinte minutos. 

Na hora de colocar o seu pão de queijo para assar, certifique-se que o forno esteja a uma temperatura de, no mínimo, 230ºC. Caso o seu forno seja muito potente você pode baixar um pouco a temperatura, mas nunca abaixo de 200º C, certo? 

Muitas pessoas não ficam atentas a essa questão do forno na hora de assar o pão de queijo, mas saiba que esses mínimos detalhes influenciam diretamente no resultado final. Faça exatamente isso na hora de assar e tenha um pão de queijo extremamente crocante e suculento. Você não vai se arrepender.

De agora em diante o seu café da manhã não será mais o mesmo.

Com uma delícia de pão de queijo como esse, tudo agora vai ficar ainda mais prazeroso. Não tem mais desculpas para não tomar café da manhã por conta do dia-a-dia corrido, certo?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Já deu para perceber que essa receita é maravilhosa não só pela sabor que é indiscutível mas também pela praticidade no seu preparo. É realmente um combo perfeito para uma comida que você e sua família vão amar e querer sempre mais. 

Agora é hora de garantir os ingredientes e organizar tudo para preparar esse pão de queijo delicioso já para o café da manhã de amanhã. Não se esqueça de colocar em prática nossas dicas para ter um resultado ainda mais gostoso. Bom apetite!

Veja mais ›
Fechar