10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica e aprender de verdade
10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica e aprender de verdade

10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica e aprender de verdade

Pronto para aprender a ler de verdade?

publicidade

O conceito de leitura dinâmica não é algo comum para a maioria das pessoas, até porque a leitura em si não é um dos maiores hobbies do povo brasileiro. Segundo pesquisas, a média de leitura anual do brasileiro (ler um livro do início ao fim) é de apenas 2 livros.

Esse baixo índice é derivado principalmente a falta de tempo, dificuldade de leitura, problemas para concentração e perca rápida de foco. Mas bem, tudo isso pode ser resolvido com a leitura dinâmica.

Tal método visa proporcionar a você uma leitura mais rápida e eficiente, podendo ser aprendido em 10 passos simples que serão explicados a seguir. Confira:

publicidade

1- Comece a dar saltos maiores na leitura

Pessoas comuns costumam saltar uma palavra por vez, fazendo com que o processo de leitura seja muito lento.

Você precisa se acostumar a dar saltos de várias palavras, para que assim consiga ver mais coisas de uma única vez.

leitura dinâmica

Isso pode parecer um pouco complicado pelo fato de que o seu cérebro precisa processar outros elementos mais rapidamente, mas como tudo na vida, será apenas uma questão de tempo para que ele se acostume com isso.

publicidade

2- Você não precisa compreender tudo

Jamais fique voltando o texto para tentar entender o que foi escrito caso você não tenha entendido. Se ficou com uma dúvida, deixe uma anotação no texto e volte ali somente depois de terminar.

Na maioria dos casos você consegue entender a ideia central de um conteúdo mesmo lendo apenas alguns trechos.

Acredite:

Se você conseguir compreender 70% de um texto, já terá absorvido boa parte do que ele tem a lhe dizer, principalmente no que se diz respeito a sua ideia central.

3- Leia apenas mentalmente

Você já se pegou falando em voz alta durante a leitura de um conteúdo? Pois é, isso é algo bem comum e infelizmente prejudica muito a velocidade de uma leitura.

publicidade

Afinal, você acaba limitando ela a velocidade em que consegue verbalizar o que está enxergando.

leitura

Ah, não ache que você está a salvo caso apenas repita as palavras mentalmente. De fato, o peso é o mesmo e você precisa para com isso imediatamente.

A leitura mental ou verbal costumam reduzir:

  • Sua capacidade de compreensão;
  • Sua velocidade de leitura;
  • A vontade de continuar lendo.

Foque nos passos anteriores e apenas vá lendo “por cima”.

4- Retire do texto as informações básicas

Existem algumas informações básicas presentes em um texto que são muito importantes, como:

  • Índice;
  • Autor;
  • Data de publicação;
  • Assunto principal;
  • Subtópicos;
  • Gráficos;
  • Imagens.

Localizar cada uma dessas coisas te ajuda a formar uma imagem mental a partir do corpo do texto, o que resulta em uma melhoria na compreensão do mesmo.

leitura dinâmica

Além disso, ao saber exatamente onde as principais informações estão você já consegue dar um passo adiante e procurar somente o que lhe interessa.

5- Aprenda a achar somente aquilo que você quer saber

Agora que você já se tornou capaz de identificar aquilo que deseja, é chegada a hora de aprender a achar especificamente a informação que você quer.

Imagine que você esteja lendo um livro sobre empreendedorismo, mas queira apenas focar na parte de marketing e vendas. Você não precisa ler tudo para então descobrir o que fazer. Vale mais a pena ir direto para o ponto que deseja e então começar a ler.

Ser mais prático é algo fundamental!

Ao criar esse hábito você automaticamente estará se capacitando a aprender em uma velocidade muito superior a maioria das pessoas,  o que vai te ajudar a crescer rapidamente!

6- Acompanhe a sua evolução

Não há como saber se você realmente está aprendendo a melhorar sua leitura dinâmica sem uma mensuração adequada.

Como dizia William Edwards Deming:

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado!

Anote todos os dias quanto tempo você leva para levar uma mesma quantidade de palavras. Depois faça isso com páginas diferentes e verifique a sua evolução ao longo do tempo.

leitura

Desse modo será possível entender o quão mais rápido você está lendo e o quanto essa velocidade está ligada a sua capacidade de absorver adequadamente os conteúdos que estão sendo lidos.

7- Aprenda a trabalhar o seu foco

Sem foco é impossível conseguir ler, então você precisa ser capaz de trabalhar isso. Até porque, a leitura dinâmica necessita de uma concentração muito maior, pois você está apenas lendo por cima.

O ideal aqui é começar a adotar posturas mais rígidas em relação a sua leitura, seja evitando usar aparelhos eletrônicos durante esse período e até mesmo utilizando o seu dedo como um “guia”.

Isto é, você irá fazer a leitura junto com o seu dedo ou então com uma régua, para que assim consiga se situar mais facilmente.

Não é raro ver pessoas que estão fazendo uma leitura dinâmica e acabam se perdendo por não conseguirem manter o foco adequado na página.

8- Comece a ler em lugares silenciosos

Vá para lugares silenciosos quando for ler. Nada de fazer isso em uma sala cheia de pessoas ou então no ônibus. A leitura é algo que deve ser confortável para você e não um exercício de paciência.

Sempre faça isso, sem exceção.

Quanto mais quieto for o local onde você for ler maiores serão os resultados obtidos na leitura.

9- Não leia cansado

Tente sempre ler em um horário onde você não esteja cansado. Aliás, se for ler em uma hora que estiver cansado, leia tentando prestar o máximo de atenção possível em cada palavrinha, pois pelo menos dessa forma você consegue dormir mais rápido.

Como a leitura dinâmica exige atenção, estar no seu 100% é fundamental para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível.

10- Treine sua leitura dinâmica o máximo que puder

A prática leva a perfeição, não é mesmo?

Então comece a treinar a sua leitura dinâmica o máximo possível, todos os dias. Depois de um certo tempo será possível perceber a sua evolução, além da sua capacidade de absorver cada vez mais conhecimento.

Se você seguir tudo o que foi dito aqui, pode ter certeza de que conseguirá melhorar muito a sua leitura, ok? Fique a vontade também para deixar o seu comentário aqui falando sobre a sua experiência com esse método. Até mais!