20 passos para ser cada vez menos instrospectivo e mais comunicativo

Use essas dicas se você quer ser uma pessoa comunicativa!

20 passos para ser cada vez menos instrospectivo e mais comunicativo
20 passos para ser cada vez menos instrospectivo e mais comunicativo

Você sabe como ser uma pessoa menos introspectiva e ser mais comunicativa? É muito importante que você saiba que desenvolver essa habilidade pode ser mais fácil do que parece.

Para que você seja uma pessoa mais comunicativa, você precisa entender que tudo começa com mudança de atitudes em seu dia a dia, como também de sua vontade para aprender.

Seguindo essa lógica, se você está buscando ascensão e sucesso em alguma área de sua vida, aprenda a desenvolver a capacidade de interagir e estabelecer uma comunicação efetiva com os colegas é muito importante.

A arte da boa comunicação é a ponte que liga você ao futuro que você tanto deseja. Portanto, quanto mais você crescer como uma pessoa de boa comunicação, maior será sua chance de alcançar os seus objetivos.

20 dicas para ser uma pessoa menos introspectiva e mais comunicativa

Confira a seguir ótimos passos para você deixar de ser uma pessoa introspectiva e ser uma pessoa mais comunicativa. Aproveite as dicas!

1 – Tenha uma boa postura ou expressão corporal

Isso se diz respeito às posições que o nosso corpo assume. A postura corporal diz respeito às posições que o nosso corpo assume em determinadas situações de comunicação consigo e com outras pessoas.

como-ser-uma-pessoa-comunicativa

2 – Expressões faciais

É através das expressões faciais que transmitimos e ocultamos os nossos sentimentos e emoções. Se você quer ser uma pessoa comunicativa, saber usar as expressões faciais é um potencial em comunicação, pois ocupa um lugar expressivo na comunicação dos nossos estados emocionais.

3 – Não interromper a pessoa que está falando

Deixar a outra pessoa terminar o que ela está dizendo antes de explicar seu ponto de vista ou fazer uma pergunta é muito importante para você que ser uma pessoa comunicativa.

4 – Seja uma pessoa otimista

Isso mesmo, pensar positivo é um dos elementos-chave de uma pessoa dinâmica e comunicativa.

5 – Seja uma pessoa proativa e resiliente

Para ser uma pessoa comunicativa, onde todas as outras pessoas gostam de falar, conversar e resolver as coisas com você, é preciso que tenha a habilidade de lidar com problemas, dificuldades toda hora.

6 – Copiar linguagem corporal

Em alguma reunião de trabalho, copiar gestos como uma afirmação com a cabeça ou cruzar das pernas, é um bom método de comunicação verbal.

como-ser-uma-pessoa-comunicativa

7 – Sabia sorrir com os olhos

Sorrir com os olhos é uma forma genuína de se comunicar com as outras pessoas. Por isso, tente sorrir de verdade ao ponto de criar os famosos “pés de galinha” na área dos olhos.

8 – Tenha respeito e confiança na hora de falar

Aprenda a controlar suas emoções na hora de palestra, ministrar uma aula ou conversar com uma pessoa muito importante. Comece a ter autorespeito e autoconfiança, seja firme no que comunica para a outra pessoa, caso contrário, a outra pessoa irá perceber que você está nervoso.

9 – Tenha relações interpessoais

É muito importante que você veja a outra pessoa como mais do que uma pessoa de trabalho e lembre-se de que há um ser humano ali.

Saber trabalhar com questões de relações interpessoais é um grande segredo da comunicação eficiente e eficaz.

10 – Saiba se adaptar

É possível que o período inicial de uma novo ambiente de trabalho seja difícil, afinal, você e as outras pessoas estão se conhecendo.

como-ser-uma-pessoa-comunicativa

É nesse momento que você deve mostrar o seu potencial em se comunicar e resolver problemas

11 – Elimine suas crenças limitantes

É importante que você entenda que o poder do pensamento é imensurável no que diz respeito à maneira como as pessoas se comportam, pois isso representa um sistema de crenças.

Se você acredita que é uma pessoa apta e ser um excelente comunicador, assim será.

12 – Seja solícito

A pessoa que se torna mais aberta com quem se mostra mais solícito, isso significa que, se você demonstrar proatividade e interesse em ajudar os outros, eles ficarão mais pré-dispostos a começar conversas e a ajudar também.

13 – Perca a vergonha de falar com as pessoas

Dê oportunidades para que as pessoas se aproximem de você para conversar e não tenha vergonha de expor o que pensa e as suas opiniões, independente do assunto.

Caso você tenha muita dificuldade para driblar a timidez e o nervosismo, procure participar de atividades que estimulem o trabalho em conjunto com outras pessoas para que você desenvolva a sua autoestima.

como-ser-uma-pessoa-comunicativa

14 – Seja uma pessoa com conteúdo

Ao você desenvolver sua coragem para começar uma conversa com outras pessoas, ou mesmo com uma pessoa importante, é também necessário que você tenha algo interessante para falar, você não acha?

15 – Seja uma pessoa paciente

Antes de tudo, seja paciente consigo mesmo e com o processo. Você não vai mudar da noite para o dia. O processo de se tornar mais comunicativo é um caminho de aprendizado que perdurará por algum tempo.

16 – Invista mais em você

Uma das grandes características de uma pessoa que apresenta dificuldade para se comunicar com outras pessoas é a autoestima baixa.

Por isso, muitas vezes, a timidez é uma armadura contra o mundo lá fora, um mecanismo árduo de defesa. Contudo, é preciso que você invista mais na pessoa que você é.

17 – Faça aulas de teatro

Para as pessoas que têm uma personalidade mais tímida e reservada na comunicação, fazer um curso de teatro é um grande passo para se tornar uma pessoa menos introspectiva e ser uma pessoa mais comunicativa.

18 – Tenha o hábito da leitura

Ler ajuda e muito na comunicação. A linguagem escrita, uma das grandes conquistas intelectuais dos seres humanos, proporciona algo fantástico.

19 – Saiba lidar com as diferenças

Pessoas introspectivas e com problemas de se comunicar costumam ter uma zona de conforto muito limitada e difícil de entrar e entender as diferenças e diversidades do mundo.

como-ser-uma-pessoa-comunicativa

20 – Seja uma pessoa prestativa

Ser uma pessoa proativa em qualquer lugar é uma excelente forma de iniciar uma relação e estabelecer uma comunicação saudável com outras pessoas.

Você gostou das dicas de como ser menos uma pessoa introspectiva e ser mais uma pessoa comunicativa? Em algum momento da sua vida a timidez e a vergonha de falar atrapalhou?

Isso é mais comum do que você pensa. Por isso, não deixe de compartilhar com os seus amigos, familiares ou alguma pessoa que passa pelo mesmo problema.

publicidade