Pesquisa afirma que mulheres como líderes sabem lidar melhor com momentos de CRISES

A Harvard Business Review explica o porquê de mulheres se desempenharem melhor como líderes

Pesquisa afirma que mulheres como líderes sabem lidar melhor com momentos de CRISES
Pesquisa afirma que mulheres como líderes sabem lidar melhor com momentos de CRISES

Estamos há mais de um ano passando por complicações dentro das pequenas e grandes empresas por causa de toda essa “nova” movimentação que a pandemia chegou a trazer para o mundo.

Sim, as coisas mudaram bastante e muitas delas infelizmente acabaram sendo para pior. Por causa das muitas mudanças, a área empresarial precisou – e sem opção de escolha – se reinventar.

Tudo isso para que as novas necessidades que surgissem não fosse uma pedra de tropeço, mas sim um ponta pé inicial para uma e longa caminhada pela frente.

E não seria nenhum exagero falarmos que muitas pessoas em seus cargos de lideranças chegaram a queimar muitos neurônios para encontrar soluções e modificações para os novos problemas.

Falando no modo remoto então… Para que foi preciso adaptar muita coisa para manter funcionários seguros em casa, as atividades funcionando e claro, a empresa gerando lucros e de pé!

Pesquisa afirma que mulheres como líderes sabem lidar melhor com momentos de CRISES

Levando em conta tudo isso, uma pesquisa feita e publicada pela Harvard Business Review na intenção de trazer reflexão sobre os grandes cargos de liderança mostrou que mulheres podem se dar melhor nesse posto atualmente.

Ou seja, se houver uma grande crise que precisa ser gerenciada em meio ao caos “do momento”, mulheres serão mais aptas e mais rápidas com eficácias e soluções.

Suprindo as necessidades em meio as crises

Halina Valdívia de Matos, professora da disciplina Liderança e Equipes no curso de Administração do Ibmec em São Paulo, comentou o seguinte:

“Ao falarmos de liderança feminina, é importante termos cuidado ao reproduzirmos a imagem estereotipada de que elas são ‘mais sensíveis e intuitivas’. Estamos falando de algo muito mais profundo do que isso.”

E garante que os estudos vão mais além: Desde a infância, seja na vida escolar ou familiar, as mulheres são tipicamente estimuladas a desenvolverem características relacionadas à comunicação e flexibilidade.”

Pesquisa afirma que mulheres como líderes sabem lidar melhor com momentos de CRISES

O estudo “Mulheres São Melhores Líderes Durante a Crise” se baseou no livro 360º do Líder Extraordinário para a criação dos métodos necessários e avaliou 454 homens e 366 mulheres durante mais ou menos um ano.

Jack Zenger e Joseph Folkman conseguiram ter avaliações diretas entre funcionários e seus líderes, onde as mulheres mostraram ter melhores desempenhos.

Levando em contas as habilidades interpessoais que fazem toda a diferença, como o trabalho em equipe, a ação direta com cargos importantes a motivação dos funcionários, elas se desempenharam melhor.

Halina acrescentou mais, dizendo: “Tradicionalmente, eles davam ordens, exercendo autoridade máxima, que era sustentada simplesmente pela hierarquia. Felizmente, vemos uma evolução neste modelo.”

Ao invés de tratar problemas como coisas grandes, a forma como um líder feminino para essas situações acabou sendo mais ameno e isso acrescentou ainda mais valor para momentos delicados dentro de uma empresa.

E embora fosse algo que já sabemos, esse estudo ajuda ainda mais com a quebra de definições pré estabelecidas e preconceitos. Vamos avante, mulheres!

Fonte: Forbes