in , ,

Os 10 fatos mais interessantes que alguém pode saber sobre os solstícios

Você acha que entende bem o significado de solstício? Coloque seu conhecimento à prova:

O calendário ainda não contava os anos a partir do nascimento de Cristo quando Roma destruiu Cartago, dando fim à Terceira Guerra Púnica.

Era o século II a.C., e, enquanto o Budismo era introduzido no Sri Lanka, o dia 25 de dezembro era festejado pelos povos romanos.

Mas se Jesus ainda não tinha nascido, qual era o motivo de tanta comemoração?

Se você pensou “rá, só pode ser o solstício”, acertou em cheio!

Muito antes de a Astronomia existir para poder estudar o fenômeno, ou de religiões cristianas serem impostas, o movimento da Terra e sua relação com o Sol já eram percebidos pelos seres humanos.

E é nessa atmosfera de celebrações pagãs, mistérios medievais e descobertas científicas que vamos entender um pouquinho mais sobre os solstícios.

1. Solstícios têm dia e hora marcados

Diferentemente do que eu mesma pensava, solstício não é um período (como as estações do ano, por exemplo), e sim um momento específico do dia, previsto com exatidão pelos astrônomos, e que marca o início do Verão ou do Inverno.

Aqui no Hemisfério Sul (abaixo da linha do Equador, e acima do Trópico de Capricórnio), o solstício de Verão acontece entre os dias 21 e 23 de dezembro, enquanto esse mesmo período, no Hemisfério Norte (acima do Equador, e abaixo do Trópico de Câncer), marca o início do Inverno.

Curiosidades sobre os solstícios (4)

Da mesma maneira, é entre os dias 21 e 23 de junho que acontece o solstício de Inverno aqui no Brasil, enquanto a mesma data marca o início do Verão, nos países acima da linha do Equador.

Letícia Flores

Written by Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gatinho passa a morar em sala de aula e aumenta motivação de alunos

10 coisas que só quem realmente ama um bom chá consegue compreender