in , ,

Os 10 fatos mais interessantes que alguém pode saber sobre os solstícios

9. O ‘Horário de Verão’ não tem relação direta com os solstícios

Como vivo em uma região bastante quente durante todo o ano, não tinha o hábito de observar que o Horário de Verão começa na Primavera, e não no Verão.

Isso porque a rotação da Terra não modifica o ambiente apenas durante os solstícios, mas essas mudanças acontecem o tempo todo.

Quando um hemisfério entra na Primavera, a luz solar começa a ser mais intensa e os dias vão se “alongando” aos poucos.

O solstício de Verão acontece, sim, durante esse horário especial, mas não é a partir dele que definimos nossa mudança de horário.

Ah! Mas isso só vale para as cidades próximas aos trópicos. Naquelas próximas à linha do Equador não se justifica aderir ao Horário de Verão, já que, como você já sabe, não há mudanças na duração dos dias nessa região.

10. O solstício de inverno, na Europa, deu origem à celebração do Natal

O menor dia do ano acontece exatamente no solstício de inverno. Para os povos ancestrais, esse dia significava a vitória da luz sobre a escuridão, já que, a partir de então, a luz voltaria a reinar.

Curiosidades sobre os solstícios (1)

Imagem: blog.culturainglesa.

Diante dessa crença, festas baseadas nas mitologias persa e hindu reverenciavam o Sol como uma divindade, um deus. Eram dias de festa, dança, música e fartura de comida e alegria!

Até o Império Romano incorporou as homenagens ao Sol Invictus à sua cultura.

Posteriormente, com o enfraquecimento das religiões pagãs e a imposição cada vez mais intensa do cristianismo, os romanos passaram a comemorar o Natal nessa mesma data.


Recomendamos para você:

Letícia Flores

Written by Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gatinho passa a morar em sala de aula e aumenta motivação de alunos

10 coisas que só quem realmente ama um bom chá consegue compreender