Essas são as 15 pontes mais longas do mundo (a 7 te deixará apavorado)

Essas são as 15 pontes mais longas do mundo (a 7 te deixará apavorado)

Conheça as pontes mais longas e lindas já construídas pelo homem!

publicidade

Desde o começo da civilização humano, as pontes provaram-se como uma das construções mais úteis e surpreendentes da humanidade. 

Tanto por suas fortes estruturas imponentes quanto por conseguirem resistir a enormes quantidades de carga mesmo quando parecem extremamente frágeis. 

Para as pessoas que não entendem sobre pontes, é difícil entender como esses gigantes da engenharia conseguem deixá-las em pé, suportando diariamente caminhões, carros e até em alguns casos, trens. 

publicidade

Pensando nisso, separamos para você uma lista com as 15 pontes mais longas e bonitas do mundo. Acompanhe aqui essa lista as magníficas pontes já projetadas pelo homem. Você vai se impressionar.

Quais são as pontes mais longa do mundo?

Você já parou para analisar como uma ponte é construída? Elas são magníficas construções criadas e projetadas pelo homem. Veja a seguir as 15 pontes mais longas do mundo. 

1 – Ponte Rio-Niterói (Brasil)

A ponte Rio-Niterói tem uma extensão de treze quilômetros e foi inaugurada em 1974. Essa ponte é a representante brasileira nesta lista, sendo a maior ponte da América Latina, cruzando a Baía de Guanabara e ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

A linda ponte Rio-Niterói levou cerca de seis anos para ser construída. 

publicidade

ponte-mais-longa-mundo

2 – Ponte Penang (Malásia)

Com uma grande extensão de treze quilômetros, a ponte Penang na Malásia foi inaugurada em 1985. Ela é a maior ponte da Malásia e cartão-postal do país, além disso, a ponte conecta George Town, na ilha de Penang, à parte continental do território malaio. 

O projeto de construção da ponte estaiada data do início dos anos 70, embora a construção só tenha se iniciado nos anos 80.

3 – Ponte Vasco da Gama (Portugal)

A ponte Vasco da Gama em Portugal tem uma extensão de dezessete quilômetros e foi inaugurada em 1998. 

Ela é a segunda maior ponte da europa, só atrás da Ponte Crimeia. A ponte Vasco da Gama tem cento e cinquenta vigas, além disso, ela liga os distritos de Setúbal e Lisboa, passando sobre o rio Tejo. 

publicidade

A construção dela se deu entre 1995 e 1998 e envolveu mais de três mil operários. 

ponte-mais-longa-mundo

4 – Ponte da Crimeia (Rússia)

Com uma extensão de dezesseis quilômetros de ponte rodoviária e dezoito de ponte ferroviária, a ponte Crimeia, na Rússia, foi inaugurada em 2018.

Ela é a maior de toda a Europa, é na realidade um conjunto de duas pontes paralelas que ligam a Crimeia à península de Taman, passando por cima do estreito de Kerch, unindo o mar Negro e o mar de Azov.

Essa ponte na Rússia demorou três anos para ser construída. 

5 – Ponte do Rei Fahd (Arábia Saudita e Bahrein)

Na década de 80, os governos da Arábia Saudita e do Bahrein assinaram um contrato que colocaria de pé uma das pontes mais lindas da engenharia mundial.

São quatro pistas sustentadas por cento e quarenta e sete mil toneladas de aço que passam sobre o golfo Pérsico. As obras começaram em 1982. 

Ela tem uma extensão de vinte e cinco quilômetros e foi inaugurada em 1986.

ponte-mais-longa-mundo

6 – Ponte Atchafalaya Basin (Estados Unidos da América)

As pontes paralelas passam por cima do grande pântano na bacia do rio Atchafalaya, ligando as cidades de Lafayette e Baton Rouge, no estado da Louisiana.

Em alguns pontos dessa longa ponte, os motoristas dirigem na altura das copas das árvores. Deve ser uma vista bem interessante, não é mesmo?

Ela tem uma extensão de vinte e nove quilômetros e foi inaugurada em 1973.

7 – Ponte de Donghai (China)

Com uma extensão de trinta e dois quilômetros, a ponte de Donghai foi inaugurada em 2005. 

A grande Ponte do Mar Oriental liga Xangai, a maior cidade da chinesa, ao porto de águas profundas de Yangshan, que fica na província costeira de Zhejiang. 

A sua construção começou em 2002 e é uma das maiores pontes sobre o mar de todo o mundo. 

ponte-mais-longa-mundo

8 – Ponte de Runyang (China)

Ela fica localizada em Nanjing, capital da província de Jiangsu, cruzando o rio Yangtzé. Com uma extensão de trinta e cinco quilômetros, ela foi inaugurada em 2005.

A ponte estaiada, suspensa por cabos, foi construída para servir de autoestrada. Sua construção levou quase cinco anos para ser finalizada.

9 – Ponte da Baía de Hangzhou (China)

Sua extensão chega a trinta e seis quilômetros e foi inaugurada em 2008. Mais uma gigantesca ponte suspensa por cabos, mais uma gigantesca construção chinesa. 

A Ponte da Baía de Hangzhou tem esse nome porque cruza a Baía de Hangzhou, no Mar da China Oriental, conectando Xangai e a cidade portuária de Ningbo.

ponte-mais-longa-mundo

10 – Ponte do Pântano Manchac (Estados Unidos da América)

Essa ponte é a segunda maior dos Estados Unidos, ela cruza o lago Maurepas, localizado no sudeste do estado da Louisiana.

Devido ao terreno instável, os pilares de sustentação da ponte é enorme e se encontra a setenta e seis metros abaixo da terra. 

Ela foi inaugurada em 1979 e tem uma extensão de trinta e seis quilômetros. 

11 – Ponte do lago Pontchartrain (Estados Unidos da América)

Uma das coisas mais maravilhosas dessa ponte, localizada na região sul do estado da Louisiana, além de seu tamanho espetacular, é a velocidade com que foi construída: apenas um ano. 

Sua extensão é de trinta e oito quilômetros e foi inaugurada em 1956, o lado sul e em 1969, o lado norte. 

ponte-mais-longa-mundo

12 – Ponte Qingdao Haiwan (China)

Quando essa ponte começou a ser construída, em 2007, já se sabia que a Ponte Qingdao Haiwan viria a ser a maior do mundo em extensão.

Com uma extensão de quarenta e dois quilômetros, ela foi inaugurada em 2011.

13 – Ponte de Hong Kong-Macau-Zhuhai (China)

Essa construção na China é a maior ponte marítima do mundo. Como o próprio nome já diz, essa construção liga as cidades de Hong Kong e Macau, atravessando o Mar do Sul da China

14 – Ponte de Tianjin (China)

Com extensão de cento e treze quilômetros, a grande Ponte de Tianjin foi inaugurada em 2011. Ela é a segunda maior ponte de todo o mundo e é um grande viaduto que integra a linha férrea de alta velocidade PequimXangai

15 – Ponte de Danyang-Kunshan (China)

Essa ponte também faz parte da ferrovia de alta velocidade Jinghu, a famosa Pequim-Xangai, que conta com mil trezentos e dezoito quilômetros de extensão e duzentos e vinte e quatro pontes no total.

Gostou de saber mais sobre as pontes mais longas do mundo? Então deixe nos comentários o que achou delas, ficaremos felizes em saber a sua opinião.