Por causa de doença, família viaja para filhos verem a beleza do mundo antes que fiquem cegos

“Há tanto do mundo para se ver”

O mundo não está em seus livros e mapas. Ele está lá fora!”, é uma das frases mais famosas do mago mais querido de todos os tempos, o Gandalf. O personagem da série clássica de fantasias, o Senhor dos Anéis sempre guiou seu amigo Bilbo em várias aventuras pela Terra Média, levando o pequeno Hobbit a conhecer lures que ele nunca teria visto se tivesse ficado em sua casa.

Seguindo uma lógica muito parecida, Edith Lemay e Sebastien Pelletier, um casal do Canadá, decidiu levar seus quatro filhos para ver a vastidão desse mundo com os próprios olhos antes que três deles não possam mais enxergar um palmo a sua frente. Isso porque Mia de 9 anos, Colin de 5 e Laurent de 3, possuem retinite pigmentosa, uma doença genética rara, sem cura e tratamento que faz com que as pessoas diagnosticadas percam a visão por completo.

Não há nada que você possa realmente fazer. Não sabemos o quão rápido isso vai acontecer, mas esperamos que eles fiquem completamente cegos na meia-idade“, explicou Edith em entrevista ao CTV News.

Mia começou a apresentar os primeiros sintomas da doença quando tinha apenas 3 anos de idade e em 2019 Colin e Laurent também foram diagnosticados. Ao procurar uma especialista, os pais foram orientados a “ampliar a memória visual das crianças”. E foi aí que a ideia de viajar o mundo surgiu.

Pensei: ‘Não vou mostrar a ela um elefante em um livro, vou levá-la para ver um elefante de verdade e vou encher a memória visual dela com as melhores e mais belas imagens que puder‘”, disse a mãe.

De acordo com a família, a aventura era para ter começado em 2020, mas por conta da pandemia, os planos tiveram que ser adiados. Para não perder tempo, eles aproveitaram o período para fazer trilhas e passeios pelo Canadá.

AINDA HÁ MUITO PARA VER

Com um itinerário lotado, os pais e os filhos criaram um Instagram para compartilhar os momentos e lugares incríveis pelos quais percorrem. O nome da conta “Le monde plein leurs yeux” (o mundo enche seus olhos, em tradução para o português) é mais do que justa, pois as fotografias compartilhadas são de encher os olhos de qualquer pessoa – e imagina ao vivo!

A jornada começou em março e tem previsão de duração de um ano. Por enquanto, eles já passaram pela Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Turquia e Mongólia. Os mais de 100 mil seguidores no Instagram acompanham cada novo destino e sempre deixam comentários de incentivo e super fofos!

Que família linda! Enviando muito amor e orações”, escreveu uma internauta no post sobre a viagem às piscinas naturais da Turquia. “Adoro te seguir e ler seus posts. Eu aprendo muito. Obrigado e cuidem-se!”, comentou outro.

Ainda há muito para a família ver nessa viagem e o que não vai faltar são memorias visuais para as crianças. “Nossos filhos não podem ver as estrelas, mas podemos ver as estrelas em seus olhos“, finalizou Edith.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: G1

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar