Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?

Entenda o real motivo da sua saudade pelo passado e tudo que já viveu!

Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?
Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?

Muitas pessoas tendem a ser bastante diferentes nas coisas sobre as quais pensam sobre o presente, passando e futuro.

A verdade é que elas estão sempre pensando no futuro e nas coisas boas e ruins que podem acontecer, assim como gostam de pensar no que viverem no passado. 

Já outras têm suas mentes principalmente no presente, sem pensar muito no passado ou no futuro. Assim como também as nostálgicas que têm uma orientação mais voltada para o passado.

Com isso, você já parou para pensar em porque as pessoas insistem tanto em sentir saudades do passado? Veja a seguir a resposta e confira se você se encaixa nesse grupo de pessoas.

Você sente saudade do seu passado?

O apelo das máquinas do tempo que nos permitiria viajar no tempo nos fascinou na história e no cinema por mais de cem anos. Se uma pessoa pudesse viajar no tempo em apenas uma direção, cela escolheria se mover para frente ou para trás. Para onde você iria?

A curiosidade e a fé do ser humano no progresso encorajariam os pensamentos para o futuro e para desfrutar de aventuras em um futuro utópico.

Seguir em frente e não pensar no passado para algumas pessoas pode ser inspirado .pelo desejo de descobrir como sua vida se desenrola e termina. 

saudades-passado

Por outro lado, ficar pensando no passado permite a essas pessoas traçar as suas raízes, reviver os seus dias de glória ou visitar entes queridos que perdeu. 

Talvez, algumas dessas pessoas até se sintam tentados a tentar reescrever o passado para corrigir erros, evitar desastres ou restaurar entes queridos perdidos.

As coisas que você JÁ FEZ precisam ficar no passado. Esse texto te dará uma LIÇÃO!

Por que muitas pessoas querem viver no passado?

Pensar demais no passado seria impulsionado pelo desejo de estar com certas pessoas? Será o viver no passado a vontade de estar em lugares antigos .ou apenas o desejo de recuperar as coisas favoritas que perdeu? 

O que mais as pessoas sentem falta em no passado reflete nos aspectos da vida que tiveram um valor duradouro.

Na vida muitas coisas parecem tão importantes enquanto as experimentamos, porém, o significado dessas coisas .se desvanece à medida que são substituídas por atividades ou objetos mais relevantes para um estágio posterior da vida. 

A verdade é que os outros aspectos de nossas vidas mantêm o valor ou aumentam de importância com o passar do tempo. Por isso, muitas pessoas são obcecadas em querer reviver uma coisa que já passou. 

saudades-passado

Na infância, nós tínhamos como certo que mãe ou pai estariam conosco quando estivéssemos doentes ou precisando de alguma coisa que dependesse deles. 

Quando o irmão mais velho nos protegeu de um agressor na escola ou em um parque de diversão, .podemos ter nos sentidos gratos ou um pouco envergonhados por não podermos lidar com isso sozinhos

Essa é a diferença entre a DEPRESSÃO e a PREGUIÇA

Queremos fazer tudo de novo?

Quando olhando para trás, os momentos do passado tornaram-se inestimáveis. A verdade é que muitas pessoas valorizam não apenas as situações em que foram os beneficiários

Por causa disso, muitas delas chegam a reconhecer o significado mais profundo de como ouviram um amigo revelar sua confusão durante o divórcio de seus pais, 

Assim como permaneceram leais durante uma amizade tumultuada, ou como confortaram o cachorro de família quando deram a última respiração. 

Quando crianças, nós podemos nos ressentir de sermos solicitados a ajudar nas tarefas domésticas .de um parente muito velho ou de termos que ouvir histórias da vida muito repetidas há muito tempo. 

Mas que agora nós podemos desejar ter uma máquina do tempo para podermos fazer tudo de novo.

Nós sentimos falta dos momentos bons

Alguns pesquisas realizadas sobre a saudade do passado mostraram que, como adultos, as pessoas tendem a não sentir mais falta de heróis ou heroínas .de infância, atividades religiosas, escola, programas de televisão ou filmes, você sente saudade de quê em específico? 

Em média, as pessoas sentem mais falta de não ter que se preocupar com familiares, .feriados, coisas que fizemos para a família, o jeito que as pessoas eram, e não saber de coisas tristes ou más. 

saudades-passado

Alguns aspectos da vida são tão centrais e importantes que estão entre os mais perdidos em todas as fases da vida. 

A verdade é que na maioria das vezes, o presente mais caro que antes nos deixava em êxtase não é o que queremos agora, isso já aconteceu com você? 

Por isso, nós gostaríamos de poder fazer aquela caminhada pela floresta com mamãe, papai ou nossos irmãos e irmãs novamente. 

Contudo, sentimos falta de sentar à mesa da família e compartilhar histórias, .piadas ou memórias muito mais do que brinquedos ou presentes caros.

Essa palavra pode DESTRUIR a ansiedade do seu coração

O que você traria do passado para o hoje?

Se uma máquina do tempo fosse possível em nossa realidade, muitas pessoas gostariam .de visitar o tempo em que eram jovens, porém, visitar não significa voltar para sempre, não é mesmo? 

Na verdade, não queremos viver novamente como crianças indefesas, viver o estilo de vida de uma criança ou viver no mundo como era quando éramos crianças. 

Não queremos deixar para trás nossos smartphones ou televisões digitais de tela grande. Não queremos ter que ir à escola, fazer lição de casa ou receber uma mesada. Sabe o que queremos de verdade em relação ao futuro?

saudades-passado

Quando relembramos nostalgicamente do passado ou temos saudade dele, queremos trazer o melhor do nosso passado para o nosso presente. 

O fato é que se as pessoas pudessem viajar no tempo, elas gostariam de visitar pessoas que amam e perderam, mas como poderiam suportar deixá-los para trás e perdê-los novamente? 

As pessoas adorariam restaurar nas vidas agora o melhor do passado, como aqueles que amamos, nossa família, poder fazer as atividades que faziam antes, como as pessoas eram, a inocência em não saber coisas tristes ou más, e não ter que se preocupar. 

A infância reflete o desejo duradouro pela ideia da saudade do passado, uma vida sem crueldade, sofrimento, traição ou perda. Quem não gostaria de viver assim, não é mesmo?

Você gostou de saber mais sobre o real motivo das pessoas sentirem saudades do passado e das coisas que viveu? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!