Por que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos do que outras?

O segredo pode estar no seu cheiro.

Você já percebeu que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras?

E que os insetos não apenas sobrevoam, como muitas vezes picam apenas uma pessoa de um grupo, sendo que o ambiente é o mesmo?

Se você já passou por essa situação e gostaria de saber o que acontece, em primeiro lugar é preciso saber o que atrai esses insetos.

Em entrevista ao canal NBC, o professor de entomologia médica e especialista em mosquitos, Jonathan Day, da Universidade da Flórida, disse que há duas razões importantes para um mosquito ser atraído por você: visão e cheiro.

Ele diz que alguns estudos de laboratório sugerem que 20% das pessoas são tipos muito atrativos para os insetos.

Crédito:  vectoropenstock.com.

Visão

Nesse quesito, o professor explica que os mosquitos são altamente visuais, especialmente no final da tarde e é este o seu primeiro modo de busca por seres humanos.

“Os mosquitos têm problemas mesmo voando em um vento ligeiro, então eles se mantêm perto do chão”, explica o professor Day à Revista Time. Lá em baixo, eles comparam sua silhueta no horizonte. As cores escuras se destacam, enquanto tons claros misturam-se, diz ele.

Crédito: Freepik.

Ao mesmo tempo, muita movimentação distingue você dos arredores. Então, se você estiver se movendo ou gesticulando, se torna um alvo interessante.

Cheiro

Uma vez que os mosquitos encontraram um alvo visual promissor, ela (somente as fêmeas picam), em seguida vem a questão do cheiro.

O principal atrativo é a sua taxa de produção de dióxido de carbono com cada expiração que você dá.

Crédito: Pablo.

Aqueles com maiores taxas metabólicas produzem mais dióxido de carbono e embora seja este um atrativo principal, Day explica que outros cheiros secundários provenientes de sua pele ou respiração marcam você como um bom ponto de pouso.

Como o ácido lático (presente na composição do suor), acetona (substância química liberada na respiração) e estradiol (uma substância da decomposição do estrogênio) podem ser liberados em várias concentrações e atrair mosquitos, afirma o professor.

Além disso, temperatura corporal ou o calor também podem fazer diferença.

Além da superfície

E ainda, o entomologista médico e assessor técnico Joseph Conlon da Associação Americana de Controle de Mosquitos, disse à NBC que com mais de 350 compostos de odores isolados produzidos pela pele humana, os pesquisadores mal arranham a superfície atrás da preferência do mosquito para certas pessoas.

O estudo dos gêmeos

Cientistas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos agruparam 19 gêmeos não idênticos e 18 gêmeos idênticos para descobrir por que mosquitos se atraem mais por algumas pessoas do que por outras.

Crédito: Philip Mason.

Os cientistas descobriram que gêmeos idênticos que compartilham maior quantidade de genes, atraíram o mesmo número de picadas, o que sugere influência de fator genético. Enquanto que testes em gêmeos não idênticos foram mais variados.

O resultado aponta que a resposta pode estar nos genes ligados ao odor corporal. Agora os cientistas querem descobrir quais genes são esses e que outros fatores ainda podem interferir na atração dos mosquitos, já que eles não se atraem apenas pelo cheiro.

E tem mais!

Os especialistas entrevistados pela NBC ainda disseram que comer bananas não atraem mosquitos e tomar vitamina B12 não irá repeli-los, são mitos.

Crédito: Luigi Console

E o tipo sanguíneo?

Um estudo de uma equipe de pesquisadores japoneses publicado no Jornal de Entomologia Médica fez um experimento com 64 voluntários. E eles observaram que pessoas com o tipo sanguíneo O foram as mais picadas.

Fatores genéticos, odores e substâncias liberadas pelo corpo… De uma maneira ou de outra, podemos usar repelentes, roupas compridas e não deixar água acumulada para não permitir a proliferação dos mosquitos.

Você é um imã de mosquitos? Compartilhe com os seus amigos!

Fontes: sun-gazing.com, nbcnews.com, bbc.com, megacurioso.com.br, time.com.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar