Professora cria caderninho para melhorar autoestima dos alunos com elogios; é um sucesso!

Projeto emocionante!

Professora cria caderninho para melhorar autoestima dos alunos com elogios; é um sucesso!
Professora cria caderninho para melhorar autoestima dos alunos com elogios; é um sucesso!
publicidade

A infância é uma fase muito importante na vida de qualquer pessoa. Aquilo o que escutamos nessa etapa do processo de amadurecimento nos marca profundamente. E foi pensando nisso, que a professora da educação básica Sandra Cristina da Silva Cassiano iniciou um projeto emocionante.

Inspirada no Diário de Elogios, produzido pela Seicho-no-ie, a profissional criou o “Caderno de Elogios”, um meio pra lá de criativo e que tinha como objetivo mudar a visão que os estudantes tinham sobre si mesmos.

Uma forma de trabalhar com a autoestima, a iniciativa também melhorou o desempenho escolar dos alunos. No caderninho, a professora escrevia palavras positivas e com afirmações lindas!

publicidade

Te interessa?

A ideia deu tão certo, que Sandra começou a perceber que os frutos do caderninho iam muito além da sala de aula: o afeto do aluno para com ele mesmo, com a família e entre os próprios colegas e funcionários da escola teve melhora.

Feito de forma simples, o caderno ganhou o coração dos alunos pelo conteúdo, pois eles passaram a se ver de uma maneira especial!

O objetivo era fazer com que eles mesmos se vissem de forma positiva e não apenas repetir palavras bonitas. No início, alguns diziam ‘não professora, eu sou burro, não consigo’. Ficou mais perceptível que precisávamos elevar a autoestima autoconfiança deles”, contou a professora.

Foto: Rayanna Guesc – Professora colhe os frutos do projeto até hoje
publicidade

Também de acordo com Sandra, muitas vezes, os seus alunos se limitavam por conta da realidade complicada em que viviam. A autoestima deles era minada por experimentarem uma vida de exclusão, na periferia e sem muitas perspectivas futuras.  “Quando você trabalha a autoestima deles desde a infância, eles podem se tornar adultos mais confiantes e seguros de si”, pontuou.

SUPERAÇÃO DE BULLYING NA INFÂNCIA 

A iniciativa de Sandra tem raízes nas suas próprias experiencias de vida. Vítima de bullying na infância, a professora precisou aprender a lidar com questões de autoestima e autoconhecimento ainda bem novinha.

O cabelo e corpo eram temas que incomodavam a pequena Sandra, mas que foram trabalhadas ao longo da sua vida adulta.

publicidade

O Diário de Elogios, da Seicho-no-ie, foi de extrema importância nesse processo, como relembra a profissional. A autoaceitação veio de práticas diárias de gratidão, elogios para si mesma e palavras positivas em momentos complicados.

O que eu percebo na Sandra que passou a praticar o elogio foi a autoconfiança em primeiro lugar. A elevação da autoestima para mim também essencial porque eu não me aceitava. Hoje eu consigo me sentir muito mais completa”, relembrou.

PROJETO AINDA EMOCIONA PROFESSORA E ALUNOS

Com mais de vinte anos de experiência na área de educação, atualmente Sandra não dá mais aula no, Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), escola em que começou o projeto. Mas o caderninho ainda é usado como ferramenta pedagógica da instituição.

Uma das partes mais gratificantes para a professora é colher ainda hoje os frutos dessa ação tão bonita. Hoje já adultos, os ex-alunos de Sandra encontram a antiga professora e se emocionam ao relembrar como ela mudou as suas vidas. “É muito gratificante ouvir deles coisas como ‘professora, a senhora foi importante não só na minha disciplina em sala de aula, mas da minha vida inteira. Eu aprendi a me reconhecer’, eles falam. Isso é para sempre. Eu também tenho mães que ainda têm o caderninho de elogio da época dos meninos pequenos. Então isso é muito emocionante”, explicou.

publicidade

Todo mundo merece receber palavras de carinho e afirmação positiva! Afinal, são esses pequenos gestos de bondade que constroem pessoas melhores e mais felizes. E você? Se lembra qual foi a última vez que fez um elogio sincero para alguém? Que tal colocar essa ação simples, mas poderosa, ainda hoje?

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Só notícia boa 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar