Projeto consegue produzir alimentos em horta orgânica para milhares de famílias carentes

Olha que projeto incrível!

Solidariedade e ecologia andam de mãos dadas na horta orgânica, da EcoTaubaté, empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. No início o projeto produzia cerca de 200 unidades de hortaliças e temperos. Hoje, quatro anos depois, esse número saltou para 4000 unidades, entre diversas variedades de verduras e legumes 100% naturais.

A horta foi projetada de tal forma para que, todo mês, sejam colhidos tipos variados de raízes e hortaliças, garantindo variedade e nutrientes para quem for consumir os alimentos. “Para nós, o grande reconhecimento é o impacto na vida das pessoas. É saber que, projetos como esse, podem contribuir para uma sociedade mais sustentável e ambientalmente correta”, disse o diretor administrativo da EcoTaubaté, Caio Marco de Stefano.

Na lista de alimentos produzidos encontra-se beterraba, cenoura, couve-flor, brócolis, espinafre, salsa e cebolinha. O mais legal é que todos os produtos da horta servem de alimento para famílias carentes da cidade. No começo de junho, as hortaliças colhidas foram entregues ao programa “Mesa Taubaté”, que distribui 20 mil pratos de sopa por mês para pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial aquelas que se encontram em situação de rua.

Te interessa?

O espaço foi expandido em outubro de 2021, em uma antiga área onde ficava um aterro sanitário, desativado há doze anos. Para que o plantio fosse autorizado, a EcoTaubaté fez uma série de análises e testes de segurança sanitária, de forma que qualquer risco de contaminação fosse evitado. Com tudo regularizado e analisada, ficou comprovado a qualidade do solo para a produção dos alimentos.

Agora a horta ocupa uma área de 1.600m², com 40 canteiros, de 15 metros de extensão cada. O planejamento do espaço foi feito com o objetivo de a produção ser orgânica e sustentável. A irrigação, por exemplo, funciona através do sistema de gotejamento, que evita o desperdício de água.

SUSTENTABILIDADE E PRODUTOS ORGÂNICOS 

E não para por aí! O adubo que é usado para cultivar os alimentos da horta é produzido na Usina de Compostagem da EcoTaubaté, que coleta resíduos de legumes, frutas e verduras nas feiras livres e no mercado municipal de Taubaté. Todo o material é levado para a usina de compostagem e, posteriormente, transformado em um produto enriquecedor de solos incrível e livre de agrotóxicos.

O composto orgânico também é usado pela prefeitura para o plantio em praças, parques e jardins públicos da cidade. “Na prática, o resíduo que seria enterrado é reaproveitado e passa a gerar insumos para a cadeia produtiva da cidade. O produto da horta tem uma destinação social, em um modelo que pode ser replicado por meio de parcerias com prefeituras”, explicou Germano Arraes, superintendente da EcoTaubaté.

Uma baita iniciativa! Que mais hortinhas assim possam ser cultivadas e germinar a esperança de dias melhores para o meio ambiente e toda a sociedade.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fontes: Razões para Acreditar e Ciclo Vivo

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar