Você já parou para refletir sobre Provérbios 1? Para compreender completamente os provérbios escritos na Bíblia, é importante definir quatro palavras usadas em todo o livro.
Essas palavras são frequentemente utilizadas de forma intercambiável em vários idiomas, mas no livro de Provérbios elas tendem a ter significados individuais, são elas:
- Aprendizagem;
- Conhecimento;
- Sabedoria;
- Compreensão.
Aprender, como utilizado no livro de Provérbios, é a simples aquisição de informação, isso porque pode ser definido como memória de curto prazo.
Te interessa?
O fato é que para qualquer coisa absorvida para um uso específico, como um contato de telefone que é importante, que pode ser acessado, é esse tipo de aprendizado.
Com isso, é necessário para um propósito específico, quando esse propósito termina, a informação é esquecida.
Que tipo de sabedoria você encontrará em Provérbios?
- Você costuma memorizar números de telefone?
Se esse número pertencesse a um melhor amigo ou par amoroso e fosse chamado regularmente, ele passaria da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.
Isso é o que o livro de Provérbios na Bíblia chama de conhecimento, ou qualquer informação retida para uso futuro.
Além disso, sabedoria é a capacidade de ação produzida por causa do conhecimento.
O escritor dos provérbios pediu sabedoria para poder governar o povo do nosso Senhor Todo-Poderoso.
Nosso Deus reconhece que essa sabedoria é dada a Salomão, o escritor dos Provérbios, para ele poder governar adequadamente o povo de Deus.
Conforme utilizado no livro de Provérbios, a sabedoria é a capacidade de fazer ações apropriadas e compassivas, baseadas no conhecimento.
É fácil notar que esta é uma habilidade, não uma garantia. A verdade é que o escrito dos Provérbios possuía uma sabedoria extraordinária.
Ter sabedoria é importante para vida de um cristão verdadeiro
Entendendo melhor é o conhecimento completo de um assunto com a responsabilidade de transmitir esse conhecimento é importante para a vida de um verdadeiro cristão.
Somente depois que algo é aprendido, retido e utilizado com sabedoria, pode ser ensinado aos outros.
O livro de Provérbios, por exemplo, é a plenitude do entendimento e compreensão do que Deus quer para as nossas vidas.
Salomão, o escrito de Provérbios que recebeu naturalmente um dom de grande sabedoria, que ele transmitiu, por Provérbios, a seus filhos, filhos de seus filhos e a todas as gerações.
Uma das grandes ironias da experiência humana é que você pode adquirir sabedoria, deixar de usá-la, e a dor dessa experiência pode gerar uma “compreensão” melhor, sobre a qual você é compelido a contar aos outros.
Como orar a Deus corretamente? Você pode estar orando errado e não sabe!
A receita para a sabedoria está em Provérbios 1
Do versículo 1 ao 7 do capítulo 1 de Provérbios, é descrito as quatro declarações distintos para, ou declarações de propósito do livro Provérbios.
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. (Provérbios 1:1-7)
Essa passagem da Bíblia atinge o ponto mais alto com a identificação da única fonte de verdadeira sabedoria, o próprio Deus.
O propósito do livro de Provérbios é reconhecer a instrução sábia e aplicar o conhecimento com sabedoria.
Mais importante ainda, tudo isso começa com um respeito reverente:
- O temor do Senhor;
- A rejeição de caminhos tolos.
Uma advertência sobre os nossos pecados
Do versículo 8 ao 19 do capítulo 1 de Provérbios é uma advertência contra a tolice e a sedução do comportamento pecaminoso de todos nós.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade, é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. No entanto, estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem. (Provérbios 1:8-19)
Deus é bom o TEMPO TODO: consegue ver isso na sua vida?
Provérbios 1 ensina sobre honra
Salomão começa o ensinamento apelando a seus filhos para que honrem os ensinamentos de seus pais.
Como a maioria dos pais sabe, é útil desenhar os traços gerais e o comportamento negativo antes de declarar o que acontece quando alguém se envolve nele.
Já no versículo 20 ao 33, sta passagem lista as consequências terríveis dos comportamentos definidos nas passagens anteriores.
Esta passagem da Bíblia é uma metáfora famosa e importante: a primeira personificação da sabedoria, como uma mulher.
Ao longo de Provérbios, Salomão descreve a sabedoria como uma bela mulher gritando para os outros ouvirem.
O ponto desta imagem é que a sabedoria não está se escondendo. Está aberto para todos ouvirem, embora passe muitas vezes despercebido.
A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. (Provérbios 1:20-26)
Busque em Deus a verdadeira sabedoria
São várias as teorias e ensinamentos desse mundo que vão se passar de verdadeira sabedoria para enganar o seu coração e distanciar você de Deus.
É em Cristo Jesus que devemos buscar fonte de inspiração para viver uma vida digna diante de Deus.
Busque a verdadeira felicidade em Deus, busque o verdadeiro sentido de tudo que passamos na vida lendo a Palavra de Deus.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém, não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. (Provérbios 1:27-33)
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Muitas pessoas odiarão a sabedoria de Deus, por isso, fique atento para não cair nessas armadilhas do inimigo.
Uma excelente fonte de sabedoria é a própria Bíblia. Nunca deixe de beber da fonte, pois a Bíblia é a Palavra de Deus.
…
Você gostou de saber mais sobre Provérbios 1 e como devemos buscar sabedoria em Deus? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.