Já reparou como o que está escrito em Provérbios 30:8 fere nossa realidade? É INTENSO!

Cultive a verdade em sua vida!

Já reparou como o que está escrito em Provérbios 30:8 fere nossa realidade? É INTENSO!
publicidade

Você já parou para pensar o quanto é sábio e prudente diante das adversidades da vida? Na vida nós vamos encontrar muitas pessoas falsas e mentirosas, o que realmente devemos fazer?

Você tem algum tipo de temor de riqueza tanto quanto a pobreza? Muitas pessoas têm medo da pobreza e buscam a riqueza, já outras acham que a riqueza irá corromper, e vive na pobreza.

Podemos diariamente se alimentar da palavra de Deus e aprender como lidar com as adversidades da vida.

publicidade

Te interessa?

Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. (Provérbios 30:8)

São várias as pessoas que se apresentaram para nós com sorriso e boas ações, mas que, na verdade, são enganadoras.

Provérbios 30:8
Já reparou como o que está escrito em Provérbios 30:8 fere nossa realidade? É INTENSO! (Imagens: Unsplash)

É verdade que Deus odeia a mentira, enganação e falsidade?

Você precisa pedir discernimento a Deus para mostrar a mentira aplicada em sua vida e observar bem quem são as pessoas enganadoras que acabam colocando sua vida em risco.

publicidade

Através de suas orações você deve implorar misericórdia de Deus e mostrar a verdadeira natureza enganadora de certas pessoas em sua vida.

E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:20-23)

O discernimento dado por Deus ajudará você a identificar pessoas arrogantes e traidoras que podem levar você à pobreza espiritual.

publicidade

É claro identificar na palavra de Deus que nosso Senhor Todo-Poderoso odeia o engano. É bem claro na Bíblia que Deus não gosta de pessoas enganadoras.

Três vezes no livro de Provérbios nosso Senhor e Criador afirma que odeio a enganação, são elas:

1 – Mentira

(…) olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, (Provérbios 6:17)

2 – Enganação

(…) a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. (Provérbios 6:19)

publicidade

3 – Falsidade

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (Provérbios 12:22)

Provérbios 30:8

Podemos aprender muito com a Palavra de Deus em relação a como lidar com situações em que somos enganados e como devemos tratar as pessoas falsas em nossas vidas.

Assim como nosso Senhor é o Deus do perdão, também devemos praticar esse tipo de comportamento em nossas vidas.

Não adianta pedir a Deus perdão se não damos para os nossos irmãos, mesmo que eles só queiram tirar proveito.

publicidade

Devemos falar a verdade sempre

No livro de Zacarias podemos aprender também que nosso Senhor Todo-Poderoso odeia o tipo de engano que toma forma em falsos juramentos, dizendo: 

Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas”, declara o Senhor. (Zacarias 8:16,17)

Assim que vamos lendo a Palavra de Deus, podemos perceber o quanto é desagradável um crente em Jesus Cristo cultivar uma vida de mentiras e enganação.

Se você se encontra nessa situação e não sabe como se livrar desse mau hábito que destrói sua comunhão com o Espírito Santo, peça a Deus misericórdia e busque melhorar.

publicidade

É claro com a leitura da Bíblia que Deus odeia qualquer tipo de ocultação da verdade, falsidade e até a enganação.

Qualquer tipo de enganação ou ocultação da verdade é mal visto por Deus. Por isso, comece hoje mesmo a cultivar um coração verdadeiro.

Provérbios 30:8

Existe esperança para a pessoa falsa e mentirosa?

Cultive no seu coração também o perdão, pois Deus perdoa você todos os dias. Ainda há esperança para os enganadores e as pessoas que mentem. Em Efésios 4:22 o apóstolo Paulo nos diz que devemos “despojar-nos” do nosso velho eu. 

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4:22-24)

publicidade

Você deve deixar de ser quem e o que já foi quando estava sob o domínio de Satanás. Sua vida agora é de Cristo Jesus e mal algum vai atingir sua integridade e força.

O apostolo Paulo continua:

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. (Efésios 4:25)

As pessoas que uma vez enganaram e passaram uma vida mentindo, agora podem falar com justiça. Já parou para pensar em como pode ocorrer tal transformação? A resposta é: pelo evangelho de Jesus Cristo. 

Deus perdoa as pessoas mentirosas e falsas?

Precisamos guardar em nossos corações de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, oferece perdão para cada pessoa pecadora, até mesmo o pecado do engano, como:

  • Mentira;
  • Traição;
  • Falsidade.

Provérbios 30:8

As pessoas perdoadas agora desejam fazer o que é certo, assim, fazendo o que traz glória ao nome do nosso Senhor Todo-Poderoso.

Você pode encontrar na Palavra de Deus o apóstolo Pedro falando para os cristãos se livrem de pessoas hipócritas, invejosas e enganadoras:

Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. (1 Pedro 2:1)

Todos os dias nós precisamos aprender a imitar Jesus Cristo que não cometeu pecado, nem se achou engano em sua boca:

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. (1 Pedro 2:21-23)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Provérbios 30:8

É através do evangelho e pelo evangelho podemos ser pessoas livres da maldade desse mundo e podermos viver uma vida digna na vontade de Deus.

A Palavra de Deus é suficiente para perdoar e transformar até mesmo a pessoa mais enganador. Sabe aquela pessoa que você conhece que sempre está mentindo e enganando? Deus pode perdoar ela.

Você gostou de saber mais sobre Provérbios 30:8 e como nós devemos pedir a Deus que nos livre de pessoas falsas e mentirosas? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar