Psicologia das cores: sabia que elas conseguem afetar todas as suas escolhas?

Como as cores afetam suas escolhas?

Psicologia das cores: sabia que elas conseguem afetar todas as suas escolhas?
publicidade

Alguma vez você já se sentiu um ansioso entrando em um quarto amarelo? Você já sentiu sensações de tranquilidade, relaxamento e calma ao entrar em um ambiente azul?

A verdade é que esses estímulos são explicados cientificamente e tem nome: psicologia das cores. O que muitas pessoas não sabem é que nós somos influenciados todos os dias por estímulos.

Desde artistas a designers de interiores a organizar o interior de uma casa, essa arte de afetar as escolhas influencia sensações nas pessoas através das cores é muito utilizado.

publicidade

Te interessa?

São como as cores e os traços que muitas empresas mudam as emoções e as escolhas das pessoas através dessas ferramentas.

Psicologia das cores
Psicologia das cores: sabia que elas conseguem afetar todas as suas escolhas? (Imagens: Pexels)

Por isso é fundamental que você entenda os estímulos das cores para que você controle seus impulsos e faça escolhas melhores na vida.

Confira a seguir como a psicologia das cores pode afetar suas escolhas na vida e gerar sensações para influenciar decisões.

publicidade

Como as cores podem influenciar nas suas escolhas diárias?

Além de afetar as suas escolhas diárias, as cores também podem influenciar o seu desempenho no dia a dia de forma extraordinária.

É muito importante você entender melhor a influência das cores em sua vida para que você não seja manipulado emocionalmente por certos estímulos.

Estudos já comprovaram que as cores podem impactar de forma decisiva alguns desempenhos e produtividade no seu trabalho.

publicidade

Além disso, já foi descoberto pela ciência que a cor vermelha pode fazer com que você se prejudique em certos desempenhos de testes.

Já a cor azul e branca pode gerar a sensação de tranquilidade e bem-estar em certos ambientes que você frequenta.

Muitas cores podem ser ameaçadores, excitantes e até mesmo desafiadoras em certas circunstâncias da vida. Por isso, é muito importante que você desempenhe o papel de entender as influências das cores em sua vida.

Como as cores afetam suas escolhas como consumidor?

A psicologia é bem clara em afirmar que certas cores surgem de vários tons e que podem gerar efeitos emocionais e físicos nas pessoas.

publicidade

Desde melhorar a qualidade do sono, aumentar o humor e tratar a ansiedade, as cores também afetam em nossas escolhas diárias.

Psicologia das cores

Na verdade, a cor de um produto acaba afetando as escolhas ao comprar determinado produto, trabalhando assim na personalidade do consumidor.

A cor de um veículo ou traços de personalidade de uma determinada cor em um bem material pode influenciar bastante nas suas decisões.

Confira a seguir algumas cores que podem gerar sensações e decisões no seu dia a dia.

publicidade

1 – Amarelo

De acordo com muitos pesquisadores e cientistas, objetos e veículos de cor amarela deixam as pessoas mais felizes e geram sensações de satisfação.

Essas sensações de satisfação e alegria afeta muito nas escolhas das pessoas ao comprar ou consumir determinado serviço o produto no mercado.

2 – Cinza

Diferente do prata que afeta as escolhas das pessoas influenciarem as novas tecnologias, ou cinza é mais sutil em suas sensações.

Apesar de ser uma cor elegante e que tranquiliza a mente, a cor cinza tem sua sutileza de clareza e calma.

publicidade

3 – Branco

Por ser uma das cores que apresentam limpeza e frescura no ambiente, a cor branca influencia muitas pessoas a coisas novas e sensações de tranquilidade.

Psicologia das cores

A cor branca afeta muitas escolhas ao evocar sensações de modernidade e juventude em certos casos. Além de gerar tranquilidade e estabilidade mental em certos ambientes e objetos de cores brancas.

4 – Prata

Uma das cores mais populares utilizadas em veículos e outros objetos de inovação e modernidade, a cor prata influencia e afeta as escolhas de muita gente.

Você já percebeu que a maioria dos equipamentos tecnológicos são de cores prateadas? Não é à toa que esse tipo de cor é utilizado para dar vida às tecnologias.

publicidade

Isso porque a cor prata tem uma forte ligação em afetar as escolhas das pessoas em observarem modernidade, tecnologia de ponta e inovação.

5 – Azul

São vários os locais em ambientes relaxantes que nós frequentamos que apresentam tons de azuis e cores que nos afetam emocionalmente.

É muito comum o uso da cor azul para gerar segurança e estabilidade física e mental nas pessoas. Além disso, objetos de cores azuis afetam as escolhas das pessoas e deixam elas mais confiantes.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

6 – Vermelho

Você já sonhou com o veículo ou outro objeto de cor vermelha e se sentiu atraído? A verdade é que essa cor é uma das mais ousadas e que afetam mais as escolhas das pessoas.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Além de ser assemelhada ao desejo de consumir alimentos e gerar a sensação de fome, o vermelho também projeta imagens de confiança, ação e poder.

Psicologia das cores

7 – Preto

Muitas pessoas acreditam e descrevem a cor preta como poderosa e marcante. É muito comum encontrar esse tipo de cor em veículos de luxo e outros bens materiais.

Além de ser uma cor ameaçadora, misteriosa, poderosa e até mesmo sexy, muitas pessoas acabam sendo afetadas em suas escolhas por causa do preto.

Outros fatores que podem influenciar suas escolhas

As suas preferências e decisões por causa das cores podem ser presentes ao comprar algum objeto ou escolher certo caminho na vida.

Na verdade, alguns itens com cores específicas podem ser um tipo de imagem bastante tentadora para diversos projetos em sua vida que demandam escolhas.

A preferência das cores por certas pessoas define roupa, comida, veículo e até mesmo o tipo de casa em que quer morar.

Psicologia das cores

Determinadas cores podem até mesmo mudar uma declaração sobre algum sentimento ou emoção que demanda esclarecimento dos fatos.

A sua vida é toda influenciada na base da psicologia das cores, por isso é muito importante que você saiba como essas influências afetam sua vida.

Com isso, você pode começar a tomar boas decisões na vida se aprender a controlar os estímulos e de fato entender o que está por trás dessa grande arte das cores.

Você gostou de saber mais sobre a psicologia das cores e como suas escolhas na vida podem ser afetadas por ela? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes escolhas sobre dicas de comportamento.

Veja mais ›
Fechar